bom bem mau mal

Dicas de escrita: como usar “bom”, “bem”, “mau” e “mal”

A língua portuguesa é imensamente rica, de tradição secular, intrincada e cativante. Por sermos falantes nativos e estarmos imersos nela desde os primeiros momentos de vida, muitas vezes não reconhecemos as nuances e a grandiosidade da quinta língua mais falada globalmente.

Um dos bons exemplos que podemos dar sobre o português é pelas diversas palavras que parecem similares, mas têm significados e usos diferentes. Entre essas palavras estão “bom” e “bem”, bem como “mau” e “mal”, tema desse blogpost. Embora sejam frequentemente confundidas, seu uso correto é fundamental para a clareza da comunicação. Neste artigo, esclareceremos as diferenças entre esses termos.

Quer aprender mais sobre como usar essas quatro palavras? Siga o texto e boa leitura!

“Bom” e “Bem”: qual a diferença e como usar

Ambas as palavras podem ser usadas para indicar algo positivo, mas são utilizadas em contextos diferentes.

Bom/Boa

Classe gramatical: adjetivo. Portanto, acompanha substantivos.

Significado: refere-se a uma qualidade intrínseca, indicando que algo ou alguém possui características positivas.

Exemplos:

• Ele é um aluno muito bom em literatura;
  • Este livro que você publicou é muito bom;
  • Tenha uma boa tarde.

Bem

Classe gramatical: advérbio. Logo, modifica verbos, adjetivos ou outros advérbios.

Significado: indica a maneira como uma ação é realizada ou expressa o estado de algo, ou alguém.

• Ela canta bem.
  • Estou me sentindo bem hoje.

Prepare a publicação do seu livro, acesse o nosso blog: Como preparar um livro para ser publicado no Clube de Autores?

“Mau” e “Mal”

Da mesma forma que “bom” e “bem”, “mau” e “mal” são palavras com pronúncias semelhantes, mas significados e usos distintos.

Mau

Classe gramatical: adjetivo. Assim como “bom”, acompanha substantivos.

Significado: refere-se a uma qualidade negativa ou prejudicial de algo, ou alguém.

• Ele é um aluno mau;
  • Ele é um homem mau;
  • Este é um sinal mau.

Mal

Classe gramatical: advérbio (na maioria das vezes, mas também pode ser um substantivo em certos contextos). Então, modifica verbos, adjetivos ou outros advérbios.

Significado: indica uma ação feita de forma inadequada ou expressa um estado de desconforto, ou doença.

• Ele escreve mal;
  • Comecei a me sentir mal após a refeição.

Dicas para não confundir

Uma maneira prática de não confundir o uso destas palavras é substituí-las por seus antônimos nas frases e ver qual faz sentido.

Por exemplo, o antônimo de “bem” é “mal” e o de “bom” é “mau”. Se numa frase “bem” pode ser substituído por “mal”, então seu uso está correto. Da mesma forma, se “bom” pode ser trocado por “mau”, então você está no caminho certo.

Para entender mais sobre gêneros literários, acesse este artigo do nosso blog: Gêneros Literários: aprenda os conceitos, estilos e características

Conteúdo bônus: o que são os adjetivos e os advérbios

Você percebeu que “bom” e “mau” são adjetivos e “bem” e “mal” são advérbios. Mas, o que são exatamente adjetivos e advérbios? Fique tranquilo que explicarei agora:

Adjetivo

O adjetivo é uma classe gramatical e sua principal função é: qualificar ou caracterizar os substantivos, atribuindo-lhes propriedades, estados ou características. Eles dão cor e profundidade à linguagem, permitindo que os falantes descrevam o mundo ao seu redor com maior detalhe e precisão.

Ao dizer que uma flor é “bela”, que um dia está “chuvoso” ou que um livro é “interessante”, estamos usando adjetivos. Eles não apenas se referem a qualidades físicas, como cor ou tamanho, mas também a qualidades abstratas, como sentimentos ou valorações.

Além disso, os adjetivos concordam em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural) com os substantivos que qualificam. Assim, temos uma “casa grande” e “casas grandes”.

Advérbio

O advérbio é uma classe gramatical de suma importância para a construção de enunciados mais expressivos e detalhados. Sua função primordial é a de modificar verbos, adjetivos e até mesmo outros advérbios, fornecendo informações adicionais sobre como, quando, onde e em que intensidade uma ação ocorre.

Por exemplo, ao dizer que alguém corre “rapidamente”, o advérbio “rapidamente” especifica a maneira como a corrida é realizada. Advérbios também podem indicar circunstâncias de lugar, como “aqui” e “longe”; de tempo, como “hoje” e “sempre”; e de intensidade, como “muito” e “pouco”.

Diferentemente dos adjetivos, os advérbios não variam em gênero ou número. Eles têm uma forma invariável que mantém sua estrutura, independentemente do contexto.

Considerações

Dominar o uso correto de “bom” e “bem”, bem como “mau” e “mal”, é essencial para uma comunicação clara e eficaz em português, além de auxiliar na boa escrita de um livro, mesmo que seja essencial ter um revisor textual.

Ao compreender as diferenças gramaticais e semânticas entre esses termos, você estará mais preparado para escrever e falar com precisão e confiança. Espero que a explicação do texto de hoje tenha sido de grande valia para você.

Publique no Clube de Autores

Somos a maior plataforma de autopublicação para autores de língua portuguesa em todo o mundo. Junte-se à nossa comunidade, que já conta com mais de 60 mil autores e mais de 90 mil livros publicados. Isso representa mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2022.

Publique o seu livro conosco gratuitamente clicando AQUI e dê o passo mais importante da sua carreira literária.

Comente aqui o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura.