enredo-o-que-e-tipos-como-criar

Enredo: aprenda o que é, tipos e como criar

Enredo: Muitas vezes confundido com história, narrativa, premissa e diversos outros termos, erroneamente considerados sinônimos. Essa confusão é comum e afeta até mesmo escritores experientes no campo da literatura.

Essa confusão geralmente ocorre devido à propagação de conceitos equivocados em textos e conversas informais. No entanto, felizmente, muitos autores compreendem o conceito e os tipos de enredo, embora não o identifiquem corretamente pelo nome. Neste texto, explicaremos de uma vez por todas o que é um enredo e também abordaremos seus tipos e outros detalhes relevantes.

Como escritor, aproveite esta leitura para enriquecer ainda mais suas histórias. Boa leitura!

Afinal, o que é um enredo?

O enredo é ocasionalmente chamado de trama, intriga ou enredo. Quando uma série de ações e eventos é conectada em uma história, um enredo é formado. São fatos sequenciais que determinam o curso de uma situação, levando a história do ponto A ao ponto B. Em última análise, o enredo responde ao motivo pelo qual as coisas acontecem.

O enredo desempenha um papel fundamental na narrativa, sendo importante para as situações vivenciadas pelos personagens ao longo da história. O enredo também é considerado um dos elementos essenciais do gênero narrativo, sendo o romance, novela ou conto os textos mais comuns.

Todo enredo deve conter:

1. Situação inicial: semelhante à introdução. O leitor é apresentado aos personagens, ao tempo e ao espaço na narrativa. Embora esses elementos não sejam obrigatórios, é comum encontrá-los no início da história;
  2. Conflito: após a apresentação inicial, é o momento de entender “o que aconteceu” para dar origem à história. É a centelha de eventos que dá início às ações e às relações entre os personagens;
  3. Desenvolvimento: é a parte principal do livro, onde ocorrem todos os fatos que tentam solucionar o conflito;
  4. Clímax: o momento de maior tensão, ação e perigo na história;
  5. Desfecho: apresentação da solução do problema e a resposta a essa solução.

Os tópicos acima fazem parte da estrutura de um enredo linear, onde os eventos são conectados nessas partes principais.

Existem também histórias com enredos não lineares. Nesses casos, não é necessário apresentar esses elementos na mesma ordem mencionada acima. Textos não lineares são mais desafiadores para os escritores, mas ajudam a tornar a história ainda mais única e imprevisível.

Prepare a publicação do seu livro, acesse o nosso blog:  Como preparar um livro para ser publicado no Clube de Autores? | Blog Clube de Autores

Como um enredo ocorre?

Agora que compreendemos o que é o enredo e sua linearidade, é importante conhecer mais detalhes para a construção de uma obra narrativa sólida. Para desenvolvermos um bom enredo, é necessário considerar os seguintes aspectos:

• Local: o ambiente onde a narrativa se desenrola, onde cada acontecimento ocorre. Geralmente é apresentado na situação inicial.
  • Consequências: são os eventos seguintes ao conflito inicial, tanto para o personagem principal quanto para os outros personagens, mantendo sempre a coerência narrativa.
  • Velocidade: refere-se ao ritmo de desenvolvimento da narrativa. Alguns autores preferem detalhar fatos, descrever personagens e explorar outros elementos em profundidade. No entanto, em um conto, por exemplo, é necessário acelerar essa parte, considerando que é um texto narrativo mais curto.
  • Importância: para justificar a inclusão de determinados eventos na narrativa, é necessário mostrar ao leitor a relevância desses elementos e o motivo por trás das ações dos personagens.

Ao considerar esses detalhes na construção do enredo, estaremos caminhando em direção a uma narrativa mais envolvente e coerente.

Dicas para construção de um bom enredo

Até agora, pode haver alguma confusão para alguns escritores sobre como construir um enredo. No entanto, além dos conceitos e das boas práticas, é importante entender que, no final das contas, o autor precisa contar ao leitor uma história completa, com começo, meio e fim, capaz de envolver o leitor em todas as páginas.

Aqui estão algumas dicas:

• Defina o tema central da sua história em poucas palavras.
  • A partir desse tema, pense no resumo do enredo. Em poucas linhas, descreva o que você planeja contar na sua história.
  • Estruture a história: escreva, capítulo por capítulo, os principais eventos que ocorrerão.
  • Descreva seus personagens: conheça profundamente os protagonistas da sua história. Para criar bons personagens, leia: Como criar personagens para uma história de ficção? | Blog Clube de Autores
  • Faça parceria com leitores beta: assim que terminar de escrever a história, entregue o texto a um leitor beta, que fará a leitura do livro e apontará melhorias.

Agora, você está pronto para criar uma história envolvente com um enredo sólido. O que achou do texto de hoje? Comente abaixo.

Publique gratuitamente no Clube de Autores

O Clube de Autores é a primeira e maior plataforma de autopublicação em língua portuguesa do mundo, com mais de 80 mil livros publicados. Essa quantidade representa mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2022.

Publique gratuitamente e faça parte da maior comunidade de autores independentes em língua portuguesa, que conta com mais de 58 mil autores em todo o mundo. Aqui, você tem a vantagem de ter o seu livro distribuído em 14 livrarias e marketplaces ao redor do mundo.

Um comentário em “Enredo: aprenda o que é, tipos e como criar

1. Eu fiquei maravilhada, acho que fiz um enredo na minha própria história. Um livro com 50 (cinquenta) contos reais da minha vida. “A OVELHA PERDIDA FOI ENCONTRADA” de: Madalena Cordeiro. Edições Hórus e Clube de Autores. Parabéns a todos vocês do Clube de Autores e parabéns aos escritores também!