TAG Livros: Como funciona um dos maiores clubes de assinatura de livros do mundo?

Se todos os empreendedores do mercado editorial brasileiro dessem ouvidos aos sempre depressivos aforismos disparados como verdades absolutas, dificilmente teríamos qualquer sopro de inovação vindo da literatura.

“O brasileiro não lê”; “livro é caro”; “viver de livro é impossível”; “não há futuro na cultura”…. essas são algumas das frases escarradas a torto e a direita sem que ninguém se ao trabalho de avaliar a taxa de leitura do brasileiro – que, hoje, é quase o dobro da média da América Latina – ou mesmo preços médios de livros – que, mais baratos que uma pizza, ficam também na média dos países vizinhos e muito, muito abaixo do praticado em países como Portugal, Espanha, França ou Alemanha. 

Já fizemos, tanto aqui no Clube de Autores quanto no próprio Pensática Podcast, inúmeros comentários e relatos e depoimentos sobre esse assunto e não é nele que quero me alongar hoje. 

Quero pegar uma tangente, uma saída que me leva a outro assunto correlato que abre uma história fenomenal. 

O crescimento nos números de leitores brasileiros

Começo fazendo um pedido a você, ouvinte. Se estiver na rua, olhe à sua volta. Perceba a quantidade de pessoas lendo algum livro qualquer, seja no celular, em um e-reader ou em forma física. O volume de leitores é, hoje, imensamente maior do que nas décadas passadas – principalmente entre os mais jovens. Esse hábito se reflete em todo um renascimento do mercado editorial: se se lê mais, escreve-se mais – mais de uma década à frente do Clube de Autores já me provaram que é sobretudo o hábito de leitura que forma o escritor. 

Se se lê mais, abre-se mais os horizontes, abraça-se mais a diversidade, cresce-se individual e coletivamente a partir de uma sede de conhecimento que inevitavelmente leva à inquietude por mudanças, por inovações, por revoluções. O livro é a pedra fundamental de toda e qualquer mudança. 

Mas como fazer em tempos com tanta oferta, com tantos livros abrindo aos leitores tantas opções? Como nadar por entre tantas histórias maravilhosas e pescar aquelas que mais falem ao nosso coração? 

Se a quantidade de livros é uma bênção dos nossos tempos, simbolizando a democratização editorial como em nenhuma outra época da nossa história, a curadoria se transformou em uma espécie de guia para leitores ávidos por conhecimento. 

E aqui entra o papel dos clube de leitura e assinatura de livros, pauta do nosso podcast.

Conheça o nosso convidado: Gustavo Lembert, CEO da TAG Livros

gustavo-lembert

Fundada por três jovens, incluindo nosso convidado, Gustavo Lembert, fundador e CEO da TAG Livros, em 2013, a ideia surgiu enquanto eles estavam reunidos em uma biblioteca pública e discutiam o surgimento de vários clubes de assinatura. Foi nesse momento que tiveram a seguinte conclusão: e se criássemos um clube de assinatura de livros?

No ano seguinte, enviaram a primeira remessa de kits. O primeiro título escolhido foi “O Físico“, de Noah Gordon, indicado pelo filósofo Mario Sergio Cortella. Essa primeira remessa foi enviada para cerca de 65 associados.

Atualmente, a TAG possui mais de 35mil assinantes, combinados nas três vertentes: TAG Curadoria, TAG Inéditos e GROW. Além dos planos de assinatura, a TAG oferece, gratuitamente, o aplicativo Cabeceira, servindo como um assistente virtual de leitura.

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts 

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *