imagens-livros-clube-de-autores

Como devem ser as imagens para livros impressos no Clube de Autores?

Nunca julgue um livro pela capa, pois seu conteúdo pode ser surpreendente.

A frase mencionada acima, atribuída a Artur C Martins, é frequentemente repetida em vários contextos, mas geralmente para ressaltar que um livro vai muito além da primeira impressão que temos ao olhar para a capa.

Essa afirmação é verdadeira, uma vez que apenas a capa seria insuficiente para representar a riqueza contida nas centenas de milhares de palavras de um romance. No entanto, para garantir uma experiência de leitura perfeitamente completa, é crucial que o autor dedique atenção e cuidado suficientes para garantir que as possíveis imagens e ilustrações presentes no interior do livro tenham uma boa resolução.

O texto de hoje visa auxiliar autores e profissionais na criação de um livro a ser publicado aqui no Clube de Autores. Será abordada a resolução ideal de imagens, bem como outras características técnicas importantes.

Acompanhe-nos ao longo deste texto e aproveite a leitura!

Afinal, o que caracteriza uma imagem de boa qualidade?

Em um livro, seja ele impresso ou digital, é fundamental garantir que as imagens presentes sejam visualizadas claramente pelo leitor. Imagens pixelizadas (baixa resolução), muito pequenas ou com informações ilegíveis podem comprometer a experiência de leitura. Portanto, ao revisar o documento antes de publicá-lo no Clube de Autores, certifique-se de que todas as imagens sejam nítidas e facilmente discerníveis no arquivo final do miolo do livro.

Como criar imagens com boa qualidade?

Para criar imagens de alta qualidade, é importante considerar diversos fatores, como o formato da imagem, o espaço de cores utilizado, a resolução e o software utilizado para criá-las. No entanto, não se preocupe, pois forneceremos todas as informações necessárias a seguir.

PNG ou JPEG: escolha o formato de imagem ideal

Os formatos de imagem mais comuns são o “PNG” e o “JPEG”, cada um com usos específicos e vantagens e desvantagens distintas.

O formato JPEG (Joint Photographic Experts Group) é recomendado para compartilhamento online por equilibrar dois fatores importantes: tamanho do arquivo e qualidade da imagem. No entanto, apesar da boa qualidade,não é conhecido por oferecer alta resolução.

Já o formato PNG (Portable Network Graphics) também é projetado para uso na web, mas não sofre perda de qualidade. No entanto, o tamanho do arquivo final é geralmente maior.

Uma vantagem do formato PNG é a presença da “camada alfa”, que permite áreas transparentes em uma imagem. Isso o torna ideal para composição de imagens, colagens e ilustrações bem elaboradas.

No entanto, vale ressaltar que o PNG suporta apenas o padrão de cores RGB, como será detalhado mais adiante.

Para o miolo do seu livro, você pode usar qualquer um dos formatos. No entanto, é importante observar que o arquivo final, em PDF, não deve exceder 25MB, limite estabelecido pelo Clube de Autores. Se você optar pelo formato PNG para as imagens do seu livro, fique atento ao tamanho do arquivo final do miolo.


Prepare a publicação do seu livro, acesse o nosso blog: 

Como preparar um livro para ser publicado no Clube de Autores? | Blog Clube de Autores


Padrão de cores: RGB ou CYMK

A escolha do padrão de cores para as imagens do seu livro é fundamental para garantir uma boa experiência de leitura. É importante ter cuidado para evitar que o miolo e até mesmo a capa apresentem cores diferentes daquelas visualizadas na tela do computador.

É frustrante quando percebemos diferenças de cores entre a capa de um livro visualizada no computador ou celular e a mesma capa quando impressa. Essa discrepância ocorre devido aos diferentes padrões de cores utilizados: RGB e CMYK.

RGB 

As três letras “RGB” representam as cores vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue), sendo as cores primárias utilizadas em telas de TV e monitores de computador. O modelo de cores RGB é baseado na Teoria Tricromática, onde a luz é o elemento fundamental para a formação de mais de 16 milhões de tonalidades diferentes. Essas tonalidades são divididas em 255 níveis, permitindo uma ampla gama de variações de cores.

  • Vermelho: R=255, G=0, B=0;
  • Verde: R=0, G=255, B=0;
  • Azul: R=0, G=0, B=255;
  • Branco: R= 255, G=255, B=255.

CYMK 

Essa abreviação também se refere às cores Cyan, Magenta, Yellow e Black, ou em português, Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. Esse padrão de cores é utilizado na produção de materiais impressos, como livros e marcadores de página. O objetivo é reproduzir, o mais fielmente possível, o espectro visível aos nossos olhos, tornando esse esquema ideal no universo gráfico. A seguir, apresentamos as escalas de cores CMYK:

  • Ciano: R=0, G=255, B=255.
  • Magenta: R=255, G=0, B=255;
  • Amarelo: R=255, G=255, B=0;
  • Preto: R=0, G=0, B=0.

Defina a resolução desejada

Para criar uma imagem de qualidade para o seu livro, é importante determinar a resolução adequada. A resolução de uma imagem é determinada pelo número de pixels que ela contém em um determinado espaço, geralmente medido em pixels por polegada (dpi – dots per inch). Quanto maior a concentração de pixels em uma polegada, maior será a resolução da imagem.

É importante ressaltar que a resolução em dpi deve ser considerada não apenas para imagens, mas também para materiais textuais impressos. Portanto, o miolo do seu livro, ao ser convertido em PDF, terá uma determinada resolução em pixels por polegada.

Não se preocupe, uma imagem para o seu livro não necessariamente será aquela com o maior número de pixels. A resolução dependerá do uso pretendido. Veja as seguintes informações:

Abaixo de 150 dpi: Não é recomendado para nenhum trabalho impresso ou digital. Imagens com baixa resolução apresentam serrilhados e podem não permitir a identificação dos detalhes.

150 dpi: Resolução usada em textos impressos com pouca preocupação com a qualidade, como folhetos e jornais. Não é recomendado para fotos e imagens.

300 dpi: Resolução adequada para textos impressos, sendo utilizada em livros e revistas. No entanto, em peças publicitárias, ainda é considerada uma resolução relativamente baixa.

600 dpi: Resolução alta e recomendada para materiais que priorizam imagens, gráficos e elementos visuais. Em livros que não apresentam muitas imagens ou ilustrações, essa resolução não é necessária. Impressoras tradicionais e gráficas geralmente trabalham com a resolução padrão de 300 dpi.

1200 dpi: Resolução com maior definição de cores, ideal para grandes impressões e catálogos fotográficos.

Mais de 1200 dpi: Indicado para trabalhos fotográficos profissionais que exigem fidelidade máxima de cores e detalhes. 

Software para criação de imagens

Após aprender sobre os detalhes técnicos para criar imagens de boa qualidade, é importante saber onde criar essas imagens com alta resolução. Embora haja dezenas de softwares e ferramentas online disponíveis, recomenda-se o uso do Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Corel Draw ou até mesmo plataformas online como o Canva. Essas são as principais opções utilizadas pelo mercado.

Dica: No Clube de Autores, você pode criar sua capa personalizada diretamente em nosso Editor de Capas, sem a necessidade de utilizar softwares externos. Isso facilita o processo e garante que sua capa esteja adequada para a publicação.

Características ideais de uma imagem para livros impressos no Clube de Autores

Nossa plataforma de autopublicação é altamente intuitiva e orienta os autores, passo a passo, nos detalhes técnicos do livro. Isso significa que mesmo os autores iniciantes podem publicar um livro conosco com facilidade.

Apesar da facilidade oferecida pela plataforma, é importante destacar os detalhes técnicos essenciais para imagens em um livro. Recomendamos o uso de imagens no formato JPEG, devido ao menor tamanho final do arquivo e à capacidade de suportar o padrão de cores CMYK. Quanto à resolução, opte por 600 dpi, sendo 300 dpi o limite mínimo para imagens. É importante lembrar que, caso o miolo do seu livro contenha apenas texto, 300 dpi são suficientes.

O que você achou deste texto explicando os detalhes e características técnicas de uma imagem? Comente abaixo.

Publique no Clube de Autores

O Clube de Autores é a primeira e maior plataforma de autopublicação em língua portuguesa do mundo, contando com mais de 80 mil livros publicados, representando mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2022

Publique gratuitamente e faça parte da maior comunidade de autores independentes em língua portuguesa, com mais de  58 mil autores espalhados pelo mundo. Por aqui, você tem a vantagem de ter o livro distribuído em 14 livrarias e marketplaces no mundo.

5 comentários em “Como devem ser as imagens para livros impressos no Clube de Autores?

  1. Eu sinto muita alegria de fazer parte deste escritores do Clube de Altores! É uma chance de tirarmos da gaveta os nossos sonhos. E, eu tirei os meus. Deus abençoe a todos! Obrigada!

  2. solicito orçamento para publicar livro de 520p, formato 16×23, miolo colorido, em pólen soft, capa brilho, com orelhas, 50 exemplares; obrigada / Thelma / DF / 61-981850-0488 / arquivo pronto para impressão // obrigada

  3. ola boa tarde gostei da vossa esplanada sobre cores na proxima obra que publicarei vou tenter enviar para vocês porque a anterior não consegui,enviar ,não consegui direcionaento adequado para o envio,bem complexo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *