O que faz uma história ser incrível, atraente e que prenda o leitor? Personagens, diálogos, enredo… Bom, é claro que tudo isso é bem importante para a construção de uma boa história de ficção. Entretanto, na construção de uma narrativa, existem alguns elementos que podem agregar bastante em um livro, tornando-o marcante e, consequentemente, aproximando o leitor do escritor.
No texto de hoje, falaremos sobre um desses elementos, que é o plot twist, ou reviravolta, em tradução literal. Poderíamos simplesmente falar que um plot twist é quando ocorre uma supressa, virada na narrativa, algum acontecimento inesperado, um fato que muda os trilhos da história.
Por mais que a definição possa ser simples de ser explicada, construir bons plot twist requer estudo e entendimento completo da sua história (ressaltando a importância da estruturação de narrativa, antes mesmo da primeira linha escrita).
Se você quer aprender a como criar um bom plot twist, deixando seu livro ainda mais interessante, me acompanhe pelas próximas linhas e boa leitura!
O que é um plot twist?
Podemos dizer que um plot twist é um elemento de narrativa bastante utilizado pelos escritores com o intuito de surpreender o leitor, mudando, de forma inesperada, a condução de um personagem ou da história por completo.
É uma técnica que introduz uma mudança de direção ou perspectiva de uma história, subvertendo expectativas.
Quando colocar o plot twist na história?
Um romance, que possui dezenas de milhares de palavras, distribuídas por centenas de páginas, precisa se manter atraente do começo ao fim. Em uma estrutura básica, um romance é composto por três ato: introdução, desenvolvimento e conclusão. Podemos até ir além, baseando uma história através dos passos da jornada do herói, que podem ter 12 ou 17 passos, dependendo da metodologia. Quando se entende da estrutura de um romance, é mais fácil perceber em que pontos é preciso dar um chacoalhão no leitor, para que ele não abandone a leitura.
Para entender mais sobre gêneros literários, acesse este artigo do nosso blog: Gêneros Literários: aprenda os conceitos, estilos e características
Existem escritores que colocam o plot twist no início da história, até no prólogo. Outros, preferem inserir a reviravolta no clímax da história, quando tudo ta pegando fogo. Não há uma regra, mas a boa prática é que o escritor deve inserir o plot twist no momento correto para tornar a história maior do que ela já é.
Caso queira, o escritor pode utilizar mais de um plot twist na sua história, lembrando sempre que este elemento deve ser utilizado com sabedoria, caso contrário, a história pode ficar confusa e o leitor abandonará o livro.
Possibilidades de um plot twist
Você já sabe que um plot twist pode ocorrer em diversos momentos, podendo mudar o rumo de um personagem ou da da história. Existem alguns tipos, ou possibilidades, de reviravoltas que o autor usar. Abaixo, cito alguns exemplos:
- Conexão entre personagens: muito comum, quando há revelações inesperadas entre dois ou mais personagens. Descoberta de uma paternidade, traição, quebra de confiança etc.
- Revelação: quando se descobre quem é o mandante de um crime, ou até mesmo a descoberta de algum lugar, ou informação.
- Outra realidade: quando tudo não se passava de um sonho. Muito comum, porém, costuma frustrar parte dos leitores.
- Mudanças de direção ou foco: o escritor conduz a sua história por um determinado caminho para, de repente, mudar o foco, mostrando que o real problema a ser enfrentado é outro.
Que tal conhecer o nosso simulador de publicação? Basta clicar AQUI para dar partida no sonho do livro publicado.
Como criar um plot twist?
Existem dois pontos importantes para o escritor escrever um bom plot twist:
- Não se preocupe em colocar a reviravolta a todo custo. Um narrativa bem desenvolvida, naturalmente, terá pontos de virada. Mas é preciso que o escritor saiba identificá-la, para dar a devida importância durante a escrita.
- Antes mesmo de escrever a primeira linha da sua história, considere estruturar os capítulos dos livro. Em um breve resumo, capítulo a capítulo, você entenderá de ponta a ponta quais são os principais detalhes que devem ser abordados na sua história. E nesses detalhes estarão o plot twist.
- Deixe pistas para o autor ao longo do livro para o leitor. Assim, quando ocorrer a reviravolta, ele pensará “agora tudo faz sentido”. Este recursos também é chamado de foreshadowing. As pistas podem ser verdadeiras ou falsas, mas nunca vazias.
- Seja coerente. Não crie situações mirabolantes ou reviravoltas sem sentido. O inesperado é bom, mas deve ter o mínimo de sentido para a história.
- Valide os pontos de virada com um leitor beta. Estes são os principais aliados do escritor no momento de escrita. O leitor beta falará se o plot twist pensado é bom ou não.
Características essenciais de um plot twist
Como dito no início deste artigo, o plot twist é um elemento da narrativa que, quando bem usado, fará com que o leitor não queira largar aquela história. Portanto, o escritor também precisa saber quais são as principais características de uma boa reviravolta.
Segue algumas dicas de características que consideramos essenciais:
- É preciso causar impacto no leitor;
- Deve ser surpreendente;
- Tem que fazer sentido e ser coerente com a história;
- Precisa ser marcante para o leitor.
Publique seu livro no Clube de Autores e realize seu sonho
O Clube de Autores, a maior plataforma de autopublicação para escritores independentes, convida você a fazer parte de nossa comunidade. Expanda o alcance de suas histórias para leitores ao redor do mundo. Junte-se a mais de 70 mil autores e 100 mil livros publicados.
Publique seu livro gratuitamente clicando AQUI e inicie sua carreira literária com o pé direito. Estamos aguardando sua presença!
Compartilhe sua opinião sobre o texto de hoje e até a próxima leitura.