debora-oliveira-literazil

Como fazer seu livro chegar às mãos de um influenciador?

O que faz um influenciador escolher um livro para resenhar? 

Já falamos, nas últimas semanas, com agências, com influenciadores e com escritores de diferentes perfis. Lançamos, também nas últimas semanas, um Guia com os 100 maiores influenciadores do Brasil – disponível, aliás, para download gratuito no site do Clube. 

E por que isso tudo? Porque uma das grandes mudanças pelas quais o mercado editorial mundial passou – e perceba que não foram poucas – foi justamente contar com influenciadores como promotores protagonistas da leitura. 

Mudança no hábito de leitura entre os jovens

Dois fatores proporcionaram isso. Primeiro, o crescimento vertiginoso do hábito de leitura entre os mais jovens, tanto no Brasil quanto no mundo. Se você tem mais de 40 anos, pare e pense: o quão comum, durante sua adolescência, era ver pessoas de 10, 12 ou 15 anos lendo livros de centenas de páginas em bancos de praça ou em transportes públicos? Agora olhe ao seu redor e constate o óbvio: esse cenário mudou. 

E por que é importante falar dos leitores mais jovens? Porque são os mesmos que, hoje, usam as redes sociais como fonte primária de informação para essencialmente tudo

A soma desses dois fatores: o crescimento do hábito de leitura e a protagonização de redes sociais como meio de informação mais nobre, leva ao óbvio: o surgimento de perfis que conseguem, por meio de seus próprios estilos midiáticos, canalizar o interesse e a atenção de milhares e milhares de seguidores. 

Ao escolher um livro para resenhar, esses influenciadores funcionam como a TV dos anos 80: colocam a história na rua e geram interesse por parte de um público que, muitas vezes, sequer tinha ouvido falar dela. E se, por um lado, não são todos os seguidores que sairão desesperados atrás do livro, por outro, é até óbvio que muitos cogitarão adquiri-lo unicamente por conta da resenha ouvida. 

O que é ser um influenciador literário?

Influenciador é aquela pessoa que escolhe um determinado nicho e compartilha conteúdos relevantes sobre diversos temas relacionados a ele, sendo uma referência para diversas pessoas, alguém que vale a pena ser seguido.

No universo literário, os influenciadores podem ser escritores, leitores aficionados, professores da língua portuguesa ou aqueles que possuem uma boa capacidade de entretenimento, que mesmo sem ter um assunto específico, têm paixão pelos livros.


Conheça os principais influenciadores literários do Brasil, baixe o “Guia dos 100 influenciadores literários para acompanhar em 2023” 

BAIXAR


Afinal, como chegar até um influenciador literário?

Para o escritor independente, isso muda tudo. Como, afinal, ele consegue ganhar a atenção desses influenciadores? O que faz com que seu livro chegue às mãos deles? Qual o limite entre sugerir uma leitura e se transformar em um stalker insuportável que, a depender do nível de chatice, pode conseguir um boletim de ocorrência ao invés de um bom review público? 

Conseguir e manter o relacionamento com influenciadores deve seguir o mesmo método de conseguir e manter o relacionamento com a imprensa? 

Bom… não faz muito sentido para ficarmos elucubrando hipóteses por aqui – principalmente quando podemos ouvir a verdade diretamente da fonte. 

E a fonte, no papo de hoje, é Débora Oliveira. 

Nossa convidada: Débora Oliveira

Débora é a mente por trás do Literazil, um Bookstagram dedicado exclusivamente a livros nacionais contemporâneos desde 2019. Formada em secretariado, sem foi muito comunicativa e, desde a juventude, apaixonada por livros, em especial de fantasia. Tem 29 anos, é casada, mãe coruja e formadora de algumas milhares de opiniões.

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: Spotify, Apple, Stitcher, Amazon e GooglePodcasts.  

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhã. Para saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “Como fazer seu livro chegar às mãos de um influenciador?

    1. Olá, Leni. O Clube de Autores não divulga os livros, não realiza o marketing diretamente para os autores. Nós criamos materiais, como textos explicativos no blog e outros conteúdos para orientar sobre como o autor deve fazer para divulgar sua obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *