Basta escrever uma boa história para se transformar em um best-seller?
A resposta curta para a pergunta acima é: não. Ou melhor: não, de forma alguma.
Não é que uma boa história não seja importante: ele continua sendo absolutamente fundamental para o sucesso de qualquer livro. É muito, muito difícil ver um livro de sucesso cuja narrativa não seja bem construída, fluida, que não engaje o leitor de alguma maneira.
A questão é que “só” ter uma boa história, em nossos tempos, não basta mais.
Já fizemos um post entrando a fundo nessa questão e incluindo métodos importantes como leitura crítica, revisão etc. – e recomendamos que veja clicando aqui. Mas queria fazer aqui uma abordagem mais… digamos… prática.
Para um livro ter sucesso, ele precisa essencialmente de três ingredientes:
- Conteúdo de qualidade
- Acabamento profissional
- Divulgação
Conteúdo de qualidade
Entenda a palavra “qualidade”, aqui, com a devida abstração. Um livro de qualidade não é um livro que agrade todo mundo – até porque isso é essencialmente impossível.
Um livro de qualidade é aquele que reuna, em sua narrativa, todos os elementos necessários para agradar o seu próprio público-alvo, a fatia de leitores que gostem do tipo de literatura em que ele se encaixar.
E como se consegue construir isso?
Temos alguns posts que podem te ajudar nesse sentido. O primeiro, com dicas sobre como escrever um bom livro, pode ser visto clicando aqui.
Mas a grande questão é que, às vezes, o autor pode estar confiante na sua obra – mas ela pode, ainda assim, estar ruim, com a narrativa truncada, carecendo estrutura. como resolver isso?
Com uma etapa fundamental chamada leitura crítica.
Ela basta? Não. Porque a leitura crítica abordará a qualidade da narrativa – mas não a do português. Acredite: o uso correto do português é fundamental para o sucesso de qualquer obra. Nesse sentido, recomendamos ler o post sobre revisão gramatical e ortográfica aqui.
Feito o processo de escrita e revisão, a história em si já poderá estar pronta. Mas, como já dissemos, isso não é o suficiente.
Acabamento profissional
Sim, um livro precisa de distribuição. Sim, um livro vende pela capa. Sim, se você deixar cada página com uma fonte minúscula, o leitor terá preguiça de continuar além das primeiras páginas.
Isso tudo significa que caberá a você garantir que seu livro seja um “produto” bem acabado. Como?
A capa deve ser bem feita, linda, capaz de seduzir qualquer leitor.
Internamente, o livro deve ser diagramado de maneira a realmente proporcionar uma experiência de leitura interessante.
O livro deve estar disponível em formato impresso (que hoje corresponde a quase 97% das vendas no Brasil) e eletrônico (e no formato correto, o ePub).
O preço deve ser bem pensado, bem estruturado.
E, sobretudo, o livro deve ter o ISBN. Por que? Porque, sem o ISBN, você simplesmente não conseguirá aproveitar uma das maiores vantagens do Clube de Autores: a distribuição pelas maiores livrarias do país.
Sim, há muito o que fazer – mas ninguém disse que escrever um livro seria algo fácil. Mas há mais.
Divulgação
Mesmo com uma história excelente em um produto perfeito, falta ainda o terceiro ingrediente: a divulgação.
E. aqui, são poucas as receitas de bolo: cada autor deve bolar a sua própria estratégia de divulgação.
Mas temos um material que pode ser útil: esse guia com as melhores práticas para se divulgar o seu livro.
E agora?
Agora vem a parte fácil: publicar e acompanhar os resultados. A publicação no Clube de Autores, além de simples e gratuita, é a única que garante distribuição nas maiores livrarias do Brasil e vendas internacionais.
Quer aproveitar isso? Então publique seu livro no Clube de Autores!

Como escrever um livro de muito sucesso