livros-booktok-para-ler

5 livros famosos do Booktok que você precisa ler

A tecnologia nos permite interagir com os livros e a leitura de novas maneiras, sendo um enorme desafio para os escritores e profissionais do livro. No entanto, essa evolução, aproxima dos livros gerações que já nasceram conectadas e que, por vezes, optam por outras formas de entretenimento, como as redes sociais e, consequentemente, o Booktok.

E por falar em plataformas de mídia social, tradicionalmente vistas como espaços para entretenimento e conexão social, estamos vendo uma interessante tendência, que as transformam em poderosos veículos de promoção cultural e literária. Entre essas, o TikTok, conhecido por seus vídeos curtos e conteúdo viral, deu origem a uma subcomunidade surpreendentemente influente conhecida como BookTok. 

Inclusive, por aqui, já escrevemos um texto específico detalhando este fenômeno cultural. Leia: Booktok: o que é e como fazer parte dessa trend?

Por lá, estão reunidos apaixonados por livros de todos os cantos do mundo, compartilhando diversos conteúdos criativos sobre livros, trechos resenhas e até mesmo interpretações de alguma cena de um determinado livro, transformando completamente como os livros são descobertos, compartilhados e celebrados.

O texto de hoje é um endosso ao texto citado acima, complementado com exemplos recentes de livros que viralizaram e, consequentemente, passaram a figurar a lista dos mais vendidos. Boa leitura!

Introdução ao BookTok

BookTok é o nicho literário dentro do TikTok onde leitores, escritores e entusiastas da literatura compartilham suas experiências de leitura por meio de vídeos curtos. Esta comunidade não apenas discute resenhas e recomendações de livros, mas também explora memes literários, dramatizações de cenas favoritas e desafios de leitura, criando um espaço inclusivo e acessível para a discussão literária. 

A natureza visual e imediata do TikTok permite que essas recomendações se espalhem rapidamente, atingindo audiências globais e incentivando os usuários a se engajar com a leitura. O TikTok, erroneamente visto apenas como uma rede sociais de “dancinhas”, se tornou um ponto de encontro para os amantes dos livros, ressignificando o nosso contato e consumo de livros.

Impacto do BookTok no mercado editorial

O impacto do BookTok no mercado editorial tem sido profundo e surpreendente. Livros que recebem atenção nesta plataforma frequentemente veem um aumento significativo nas vendas, muitas vezes alcançando os rankings de best-sellers. 

Este efeito demonstra a poderosa influência das mídias sociais na indústria literária. Editoras e autores começaram a reconhecer o valor do BookTok como uma ferramenta de marketing, com algumas editoras criando estratégias específicas para engajar com essa comunidade e promover seus títulos. 

É bastante comum vermos os próprios autores divulgando suas obras no TikTok, na esperança de viralizar algum vídeo e, como consequência, aumentar sua visibilidade e o número de vendas de exemplares. 

Há também um curioso movimento dos títulos que haviam sido negligenciados ou esquecidos (geralmente os clássicos da literatura que já não tem mais o gigante clamor popular), demonstrando que o gosto literário do público pode ser vastamente diversificado e mutável. Livros como os de Machado de Assis e Clarice Lispector ganharam novas interpretações dos leitores mais jovens.

À medida que esta comunidade continua a crescer, o impacto do Booktok no mercado editorial provavelmente se expandirá ainda mais, marcando um novo capítulo na interseção entre mídia social e literatura.


Melhore a experiência de leitura do seu livro para seu público-alvo: 

Capa de um livro: entenda a importância para uma boa primeira impressão do leitor


Livros Famosos Recomendados no BookTok

O BookTok tem sido palco para o ressurgimento e descoberta de uma ampla gama de livros, com alguns títulos alcançando um status quase lendário na comunidade. Estes livros variam em gênero, tema e época de publicação, mas todos compartilham o privilégio de terem sido catapultados para o sucesso por esta vibrante comunidade online.

“O Acordo” (The Deal) por Elle Kennedy

o-acordo-booktok

Este romance faz parte da série “Off-Campus” e é um favorito no BookTok por sua mistura de humor, romance e drama universitário. A história segue Hannah, uma estudante de música, e Garrett, um jogador de hóquei, em um arranjo que começa como uma troca de favores e evolui para algo mais profundo.

“A Corte de Espinhos e Rosas” por Sarah J. Maas 

a-corte-de-espinhos-e-rosas-booktok

Este é um dos títulos de fantasia mais recomendados, conhecido por sua rica narrativa e mundo fantástico. A série combina elementos de contos de fadas com uma narrativa adulta jovem, seguindo Feyre Archeron em sua jornada de sobrevivência em um reino mágico e perigoso.

“Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” por Taylor Jenkins Reid 

os-sete-maridos-de-evelyn-booktok

Este livro oferece um olhar introspectivo sobre a vida de uma enigmática estrela de cinema do século XX, explorando temas de identidade, amor e a busca pela verdadeira felicidade. Sua popularidade no BookTok deve-se à narrativa cativante e às personagens complexas.

“Daisy Jones & The Six” por Taylor Jenkins Reid 

daisy-jones-booktok

Este romance é uma crônica fictícia da ascensão e queda de uma banda de rock dos anos 70, contada através do estilo de um documentário com entrevistas. A narrativa única e os personagens memoráveis capturaram a imaginação dos usuários do BookTok, tornando-o um dos livros mais recomendados e discutidos na plataforma.

“Eles Dois Morrem no Final” por Adam Silvera 

os-dois-morrem-no-final-booktok

Este livro toca o coração dos leitores com sua premissa emocionante e provocativa. Ambientado em um mundo onde as pessoas recebem uma ligação informando que vão morrer naquele dia, segue dois garotos que se encontram e vivem uma vida inteira em apenas 24 horas. 

A exploração de temas como amizade, amor e o significado de viver ao máximo tornou este livro extremamente popular no BookTok, gerando discussões profundas e recomendações apaixonadas.

Vitor Martins, o tradutor da obra para o português, curiosamente, é influenciador literário e apareceu por aqui no nosso Guia dos 100 influenciadores literários para você acompanhar em 2023

Características comuns dos livros de sucesso no BookTok

Um livro deve ser bem editado e preparado antes de ser publicado. Já explicamos por aqui que esta preocupação deve ser prioridade do autor, para o livro sair sem erros, proporcionando uma melhor experiência para o leitor. 

Dessa maneira, o livro terá mais possibilidades de atrair a atenção dos leitores que, por sua vez, podem se sentir motivados a compartilhar as percepções de leitura nas redes sociais. Outro fator importante é a colaboração entre autores e influenciadores que, trabalhando juntos, podem alavancar a popularidade de um livro. 

Os livros que capturam a atenção da comunidade BookTok geralmente compartilham algumas características notáveis:

  • Personagens bem desenvolvidos: histórias que apresentam personagens complexos, com os quais os leitores podem se identificar ou se inspirar, tendem a ganhar destaque.
  • Tramas envolventes: livros com enredos que mantêm os leitores na ponta da cadeira, seja por meio de reviravoltas surpreendentes, romances arrebatadores ou aventuras emocionantes, são frequentemente recomendados.
  • Elementos de fuga da realidade: Muitos livros populares no BookTok oferecem uma escapada da realidade, seja por meio de mundos de fantasia ricos, histórias de amor idílicas ou aventuras emocionantes.

Conclusão e sobre o futuro do BookTok

À medida que o BookTok continua a crescer em popularidade e influência, percebido desde meados de 2019, seu papel no mercado editorial e na cultura literária global é inegável. A plataforma democratizou o acesso às recomendações de livros, permitindo que uma gama diversa de pessoas, entre autores e leitores, contribua para a conversa literária e influencie quais livros se tornam populares.

Olhando para o futuro, o BookTok tem o potencial de continuar a moldar tendências literárias e promover uma cultura de leitura mais inclusiva e diversificada. A comunidade pode esperar ver uma maior colaboração entre autores, editoras e criadores de conteúdo, à medida que reconhecem o valor dessa plataforma como uma ferramenta de marketing e engajamento de leitores.

Além disso, à medida que a tecnologia evolui e novas plataformas emergem, o BookTok pode se adaptar e expandir suas formas de interação com a literatura, potencialmente incorporando realidades aumentadas ou virtuais para experiências de leitura imersivas.

Publique no Clube de Autores

O Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação para autores de língua portuguesa em todo o mundo. Junte-se à nossa comunidade, que já conta com mais de 65 mil autores e mais de 100 mil livros publicados. Isso representa mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2023.

Publique o seu livro conosco gratuitamente clicando AQUI e dê o passo mais importante da sua carreira literária. 

Comente aqui o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *