O caminho do sucesso para o autor independente

Não se discute mais, em nossos dias, as vantagens da publicação independente. Hoje, de maneira gratuita, todo autor tem à sua disposição a possibilidade de publicar seu livro em formatos impresso e digital e de distribuí-lo nas principais livrarias e marketplaces do mundo. Eu iria até além: a rede de distribuição que o Clube disponibiliza para os autores é maior do que qualquer rede de distribuição tradicional, englobando até – como você pode conferir no episódio 81 do Pensática Podcast – livrarias físicas. 

Mas isso não invalida, obviamente, o trabalho de uma editora.

Editoras tem papéis importantes em nosso segmento, incluindo a atuação como uma espécie de selo de qualidade, na falta de um termo melhor. Explico-me: quando uma editora tem um estilo de curadoria marcante, claro, e com conexão criada junto a um determinado perfil de leitor, este mesmo perfil tende a comprar livros dela por confiar que serão alinhados aos seus gostos pessoais. 

As editoras que mais tem crescido hoje – editoras e livrarias, aliás – são as que conseguem sair do generalismo e marcarem-se perante o público leitor como sinônimo de algum tema, de algum estilo, de alguma forma literária qualquer. 

E reforço a questão da curadoria aqui porque, pouco a pouco, muitos dos serviços editoriais tradicionais estão deixando de ser dominados por editoras de qualquer porte e passando tanto para as mãos de freelancers quanto para as de algoritmos de inteligência artificial. Quer um exemplo? Ouça o episódio 63 do Pensática, sobre a Trya, plataforma que viabiliza imagens de capa incríveis feitas a partir de IA. 

O nosso foco hoje será justamente neste caminho independente. 

Porque não basta ter ferramentas à sua disposição, seja para aprimorar seu produto final ou para publicá-lo e distribuí-lo. 

É preciso saber fazer um livro. 

E saber fazer um livro vai muito além de – embora também, obviamente, inclua – escrevê-lo. É preciso saber como planejá-lo enquanto projeto. Como estruturá-lo enquanto produto. Quanto e em que investir. Como calcular o seu retorno. Como coordenar a relação com os clientes. Quando vestir o chapéu de escritor e o de empreendedor. 

Não são tarefas fáceis: escrever é, hoje, a profissão mais tridimensional que pode existir. Porque o autor cria todo um mundo nas folhas em branco à sua frente – mas, para colocá-lo em órbita, precisa ser também um estrategista de mercado, um financista, um matemático, um especialista em dados, um doutor em relacionamento com o consumidor. 

Nada simples. Mas nada impossível – e temos caso atrás de caso publicado aqui no Clube que comprovam isso. 

Pois bem: hoje falaremos com um consultor editorial com vasta experiência de mercado, que tem atuado junto a autores independentes, mostrando a eles os rumos que devem seguir para terem sucesso em suas empreitadas literárias. 

Nosso convidado de hoje

marcio-coelho

Márcio Coelho é – obviamente – apaixonado por livros e pelo trabalho imerso nas letras.

Foi gestor de produtos de uma empresa do ramo que atingiu R$ 14,5 milhões em faturamento – um crescimento de 73% –  sob sua tutela.

Criou uma empresa que, com pouco mais de 1 ano e meio de vida, foi comprada por um grande grupo do mesmo segmento, devido ao nicho de mercado que ocupou.

Com experiência em gestão e operações, foi gestor na TAG, Saraiva, Ediouro, HSM e Almedina, quando trabalhou em Portugal por breve período.

Foi Editor de Aquisições na Alta Books, professor de MBA e cursos livres da Casa Educação e colunista do Publishnews.

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts 

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *