escritores-brasileiros-consagrados-autopublicados

Escritores brasileiros consagrados que foram autopublicados

A literatura brasileira independente tem avançado significativamente e vem conquistando cada vez mais espaço no mercado nacional de livros. Como a maior plataforma de autopublicação em língua portuguesa do mundo, percebemos um crescente interesse das pessoas em criar e compartilhar novas histórias. Recentemente, celebramos um marco importante: mais de 100 mil livros publicados pelo Clube de Autores. Com mais de 65 mil escritores, escritores brasileiros e de outras nacionalidades, cadastrados em nossa plataforma, estamos vendo uma diversidade incrível de vozes e narrativas.

Apesar disso, ainda existe a percepção de que a autopublicação é um recurso exclusivo para autores iniciantes ou pouco conhecidos. Embora seja verdade que livros bem-sucedidos chamam a atenção de grandes editoras, muitos autores consagrados também optam pela autopublicação, atraídos por suas inúmeras vantagens. A autonomia, o controle sobre as vendas e os royalties, e a liberdade criativa são apenas alguns dos fatores que atraem os escritores a este formato.

Olhando para o passado, quando publicar um livro era um processo mais dispendioso e menos acessível devido às limitações tecnológicas, a autopublicação foi um caminho escolhido por vários autores renomados da nossa literatura. Figuras como Carlos Drummond de Andrade e Monteiro Lobato são exemplos de escritores que se aventuraram na autopublicação há décadas.

Neste texto, mergulharemos nesse aspecto fascinante da nossa literatura: escritores brasileiros consagrados que optaram pela autopublicação. Além de despertar a curiosidade, esperamos que este artigo sirva de inspiração e encorajamento para você dar vida à sua própria obra. Preparado para essa jornada? Boa leitura!

O que é uma autopublicação?

Autopublicação é o modelo de publicação de livros onde o próprio autor é o responsável por todas as etapas editoriais, desde a escrita, passando pela edição e publicação do livro. 

Cabe ao autor decidir como será a capa do livro, qual formato, como ou quem fará a revisão textual, diagramação e demais etapas. A autopublicação exige do autor um conhecimento prévio (ou um aprendizado de curto prazo) sobre quais são e/ou como fazer todas essas etapas, para que a versão final do livro fique ideal e pronta para ser comercializada.

O que atrai novos autores é justamente a autonomia e controle de todos os processos, sendo um modelo de publicação democrático e acessível para a maioria das pessoas. 

Qualquer pessoa pode ser autopublicada?

Sim, não há restrição e qualquer pessoa que tem uma história para contar pode se autopublicar. No entanto, a autopublicação exige grande responsabilidade e compromisso do autor, para que as etapas de publicação ocorram conforme o previsto.

Por que ser autopublicado?

A autopublicação tornou-se muito mais acessível e viável com o advento da internet e das plataformas digitais de publicação. Aqui estão alguns pontos importantes sobre a autopublicação:

  • Plataformas Online: Existem várias plataformas online, como a Amazon Kindle Direct Publishing (KDP), Scribd ou Google Play Books, que permitem aos autores publicar e distribuir seus livros eletronicamente ou em formato impresso sob demanda. Essas plataformas são de fácil uso e geralmente oferecem uma ampla distribuição. Mas, caso queira ser um autor autopublicado com distribuição global do seu livro, a melhor opção é o Clube de Autores, que além das três plataformas citadas acima, distribui o seu livro em centenas de outras plataformas e livrarias.
  • Controle criativo: conforme falamos acima, autopublicação dá ao autor controle total sobre todos os aspectos do livro, incluindo o conteúdo, a capa, o preço e a estratégia de marketing. Isso pode ser tanto um benefício quanto um desafio, pois toda a responsabilidade recai sobre o autor.
  • Custos: enquanto a autopublicação pode eliminar a necessidade de um editor tradicional, pode haver custos associados, como a contratação de profissionais para edição, design de capa e marketing. Além disso, a autopublicação no formato POD (Print on Demand), exime o autor dos elevados custos de impressão de centenas ou milhares de exemplares.
  • Marketing e distribuição: autores autopublicados são responsáveis ​​pelo marketing e distribuição de seus livros. Isso pode ser desafiador, mas também oferece a oportunidade de aprender e aplicar estratégias de marketing digital e de redes sociais.

Prepare a publicação do seu livro, acesse o nosso blog: Como preparar um livro para ser publicado no Clube de Autores? | Blog Clube de Autores


Escritores brasileiros consagrados que foram autopublicados

escritores-brasileiros-consagrados-autopublicados

Chegamos na tão aguardada parte do nosso texto! Vamos conferir, afinal, quais foram esses grandes autores que optaram, em algum momento de suas carreiras, pela autopublicação?

Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade, um dos mais influentes poetas brasileiros do século XX, começou sua carreira literária com a autopublicação. Seu primeiro livro de poesias, “Alguma Poesia”, foi autopublicado em 1930, quando Drummond tinha 28 anos. 

Este ato de autopublicação foi uma realização importante em sua carreira, iniciando uma trajetória literária notável que influenciou profundamente a literatura brasileira. Drummond é frequentemente lembrado por sua habilidade única de capturar a complexidade das emoções humanas e a simplicidade do cotidiano em suas obras.

Monteiro Lobato

Monteiro Lobato é outro exemplo notável de um autor brasileiro que se aventurou na autopublicação. “O Saci-Pererê”, uma das suas obras mais conhecidas, originalmente publicada em 1918, é um exemplo disso. Naquela época, Monteiro Lobato decidiu criar sua própria editora, a Monteiro Lobato & Cia, mais tarde rebatizada de Companhia Editora Nacional, para publicar e distribuir suas obras.

Lobato foi um pioneiro não apenas na literatura infantil brasileira, mas também no campo da edição e publicação. Ele tomou a iniciativa de publicar seus próprios livros em um momento em que a indústria editorial no Brasil ainda estava em desenvolvimento. Essa decisão foi impulsionada tanto pela dificuldade em encontrar editoras para suas obras quanto pelo seu desejo de ter mais controle sobre o processo de publicação.

André Vianco

André Vianco começou sua carreira literária autopublicando seu primeiro livro, “Os Sete”, em 1999. Ele inicialmente imprimiu mil cópias do livro às suas próprias custas e começou a vendê-las de forma independente. O sucesso de “Os Sete” atraiu a atenção de editoras tradicionais, e Vianco logo assinou um contrato com uma grande editora, dando início a uma carreira de sucesso.

Vianco é conhecido por seus romances que exploram temas de horror, sobrenatural e fantasia, muitas vezes com um toque brasileiro único. Ele se tornou um dos principais nomes da literatura de gênero no Brasil, com uma base de fãs significativa e um impacto notável no mercado editorial brasileiro.

Rubem Alves

Conhecido principalmente por seus livros de ensaios, crônicas e contos, Rubem Alves é um dos escritores brasileiros mais lidos. Ele também passou pela experiência da autopublicação, especialmente no início de sua carreira, quando publicou alguns de seus primeiros trabalhos de forma independente. 

Além de escritor, Rubem Alves foi educador e teólogo, e suas obras frequentemente exploram temas como a educação, a religião e a filosofia.

Exemplo de persistência e crença no próprio trabalho

Para alcançar o sucesso literário, como uma vendagem expressiva de livros e o reconhecimento nacional, é preciso acreditar bastante na sua escrita. Um bom exemplo da literatura nacional que temos é Paulo Coelho, com seu livro “O Alquimista”, seu maior sucesso, que já vendeu mais de 80 milhões de cópias no mundo todo. 

Apesar de não ter sido autopublicado, Coelho passou por pequenas editoras e a descrença de editores, que disse que o livro nunca alcançaria o sucesso. Publicado em 1988, apesar de um começo modesto em termos de vendas, “O Alquimista” ganhou popularidade gradualmente e acabou se tornando um best-seller internacional, traduzido em dezenas de idiomas e vendendo milhões de cópias em todo o mundo.

Escritores brasileiros consagrados: considerações finais

A autopublicação, transformou-se em uma alternativa para autores de todos os níveis, desde novatos até escritores já estabelecidos. O exemplo de autores renomados que inicialmente optaram pela autopublicação, como Carlos Drummond de Andrade e Rubem Alves, ilustra como este caminho pode ser poderosa alternativa para o sucesso literário. 

Com o avanço tecnológico de hoje, a autopublicação está ao alcance de todos, oferecendo controle criativo total e a possibilidade de alcançar diretamente um público global. 

Embora desafiadora, a autopublicação não é apenas uma rota alternativa, mas uma que pode levar a reconhecimento crítico e sucesso comercial, quebrando barreiras tradicionais e abrindo novos horizontes para autores em todo o mundo.

Publique sua obra no Clube de Autores

O Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação para autores de língua portuguesa em todo o mundo. Junte-se à nossa comunidade, que já conta com mais de 65 mil autores e mais de 100 mil livros publicados. Isso representa mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2023.

Publique o seu livro conosco gratuitamente clicando AQUI e dê o passo mais importante da sua carreira literária. 

Comente aqui o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura.

Um comentário em “Escritores brasileiros consagrados que foram autopublicados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *