Como transformar seu livro em um curso

Eldes Saullo é já um velho conhecido aqui do Clube, com uma série de livros publicados focados no autor independente. Já o tivemos, inclusive, aqui no podcast falando sobre como planejar narrativas. 

Mas o assunto de hoje aborda um assunto que, a não ser que minha memória me falhe, nunca falamos antes: a conversão de livros em cursos. E por que isso importa? 

Porque autores querem viver de livro

Quando escritores falam de viver de livro, normalmente referem-se a viver focados na construção e partilhamento de suas histórias por meios exclusivamente – e talvez romanticamente – literários. Não que isso não ocorra – temos uma série de casos aqui de autores que efetivamente vivem dos universos que criam justamente por conta de seus poderes de captação e fidelização de leitores. 

Mas viver de livros não significa apenas viver de histórias escritas – e é um erro pensar assim. Porque livros vão, além disso: livros são, afinal, conhecimento comprimido em páginas para serem mais portáteis e partilháveis. O que isso significa? 

Que, sob a ótica de um autor, o livro não é, necessariamente, um fim em si mesmo: ele pode ser uma espécie de início de uma jornada com um potencial financeiro muito, muito grande. 

Tomemos o próprio Eldes, nosso convidado de hoje, como exemplo. 

Eldes Saullo é já um autor consagrado em seu meio, com uma audiência cativa e reconhecido por leitores de todo o país. 

Muitos dos seus novos livros são verdadeiros guias feitos para ajudar outros autores em suas jornadas. É o caso de Planejando Livros de Sucesso; de O Fabuloso Planejador de Livros para Autores de Ficção; de O Hábito da Escrita em 21 Dias; e tantos outros.

“O Fabuloso Planejador de Livros” de Eldes Saullo

E sim, a sua extensa lista de livros vende – vende bem. Mas muitas dessas vendas decorrem também da maneira que ele os trabalha – transformando os livros em palestras e cursos. 

De certa forma, é como se a literatura de Eldes Saullo começasse por seus livros e terminasse em suas falas – ou vice-versa. 

Voltando à questão original que norteará esse episódio: isso é viver de livros? Para Eldes, sem dúvidas. É, afinal, são seus livros que embasam seu estilo de vida, que moldam a sua atividade profissional e que permitem que ele seja um -autor-empreendedor no mais alto nível do termo. 

Viver de livros, nesse sentido, não significa necessariamente transformar páginas em dinheiro; significa transformar histórias e conhecimentos pessoais em diversos formatos – de livros a falas – que se retroalimentam e permitem que o autor concentre a totalidade do seu tempo a esse conjunto de atividades de partilhamento narrativo. 

Há centenas – centenas – de autores com esse perfil aqui no Clube. Mas essa quantidade não significa que haja uma facilidade nessa alquimia literária. 

Novo livro do Eldes Saullo: “Do Livro ao Curso Online”

Transformar livros em ganha-pão é tão complexo e complicado quanto montar uma empresa: requer paciência, conhecimento, estruturação de processos de criação e gestão, método. Não vamos falar sobre uma jornada empreendedora aqui, no episódio de hoje – mas vamos sim abordar o tema do novo livro do Eldes, Autor Professor: Do Livro Ao Curso Online.

A pergunta que responderemos hoje: como transformar seu livro em um curso e, assim, multiplicar as possibilidades de retorno financeiro?

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts, dentre outros.  

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Tags
curso
Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *