importancia-autor-independente

A importância dos autores independentes para o cenário nacional dos livros

Recentemente, ultrapassamos a expressiva marca de mais de 95 mil livros publicados e mais de 65 mil autores em nossa plataforma. Esses números já são um forte indicativo da importância dos autores independentes no mercado editorial brasileiro

Nos bastidores, temos acesso completo aos dados de vendas e podemos assegurar que muitos autores independentes vendem centenas, até mesmo milhares de exemplares mensalmente. Estes autores, sem dúvida, teriam lugar nas listas de livros mais vendidos no Brasil. A visibilidade, embora variável, não diminui que a literatura independente está conquistando cada vez mais seu espaço nas estantes dos leitores.

No artigo de hoje, mergulharemos na força e no impacto que os autores independentes têm na atualidade. Abordaremos temas como a importância dessa literatura para a diversidade no campo literário, seu papel na dinamização do mercado, a contribuição para a ampliação da concorrência, as oportunidades que cria para novas carreiras literárias, entre outros tópicos relevantes. 

Continue conosco nas próximas linhas e boa leitura!

Afinal, quem pode ser considerado autor independente?

Um autor independente é aquele que escolhe publicar seus livros de forma autônoma, sem a intermediação de editoras tradicionais. Este termo geralmente se refere a escritores que utilizam plataformas de autopublicação, tanto para livros impressos quanto digitais. 

O autor independente detém o controle e gestão de todas as etapas editoriais, acompanhando de ponta a ponta toda a criação do livro. Portanto, um autor independente está muito além de somente escrever um texto. É preciso trabalhar nas etapas de edição, publicação e divulgação do livro.

Abaixo, algumas características comuns de um autor independente:

  • Autopublicação: o autor opta por publicar seu livro utilizando plataformas específicas para este fim, como o Clube de Autores.
  • Marketing e promoção: autores independentes são responsáveis ​​pela promoção e venda de seus livros. Isso inclui atividades como mídias sociais, criação de sites e blogs e participação em eventos literários.
  • Direitos autorais: eles retêm todos os direitos autorais de suas obras, o que lhes permite mais liberdade para explorar diferentes formatos e mercados, como audiolivros ou traduções.
  • Ganhos financeiros: Embora enfrentem custos iniciais com design, edição e marketing, os autores independentes geralmente recebem uma porcentagem maior dos lucros das vendas em comparação com aqueles que publicam por editoras tradicionais.

Ser um autor independente pode ser desafiador, mas também oferece uma grande flexibilidade e potencial para inovação no mundo da escrita e publicação.

Leia mais sobre a autopublicação acessando este texto: Autopublicação: o que é, como fazer e quais as vantagens

Qual a importância dos autores independentes?

Os autores independentes contribuem de várias maneiras. Para deixar o texto mais explicativo e detalhado, separamos os principais tópicos para discutirmos neste texto. No cenário literário nacional, destaca-se:

Diversidade de vozes e temas

Como o processo criativo dos autores independentes é livre, muitas vezes eles trazem perspectivas únicas e histórias que podem não se encaixar nos moldes tradicionais das editoras. Esta característica nos entrega livros incríveis, enriquecendo o cenário literário com uma maior diversidade de vozes, estilos e temas.

Inovação e experimentação

Não há restrições e exigências comerciais para os autores independentes, logo, se tem a liberdade de experimentar com diferentes gêneros, estilos narrativos e formatos de publicação. Por conta desta liberdade, as chances dos autores independentes serem inovadores é bem maior. 

Democratização da literatura

A autopublicação pode ser uma rota literária mais acessível para escritores, já que não há diversas barreiras no sistema de publicação tradicional. A democratização da literatura é um dos objetivos do Clube de Autores, ao oferecer uma plataforma tecnológica que permite a publicação de um livro em pouco minutos gratuitamente.

Empoderamento do autor

Junto à democratização, vem o empoderamento. A autopublicação dá aos autores controle total sobre o processo de criação, edição e de publicação, permitindo-lhes tomar as decisões que bem entenderem sobre conteúdo, design, preço e estratégias de marketing.

Formação de comunidades

Autores independentes, empoderados e detentores das suas próprias estratégias de divulgação, acabam criando comunidades de seguidores e leitores, fazendo com que as chances de serem lidos aumente. 


Contato direto entre autor e leitor

Autores independentes frequentemente constroem uma relação mais direta e pessoal com seus leitores, com o auxílio de suas comunidades, por meio das redes sociais e de plataformas de venda direta, o que pode fortalecer a fidelidade e o engajamento do público. Esta proximidade também permite ao leitor conversar com o autor sobre o livro lido, aumentando a experiência vivida com a leitura da obra.

Fomento do mercado literário

Com a democratização e facilidade de publicação, o volume de livros escritos e publicados aumenta ano a ano, fomentando o mercado literário, entregando aos leitores infinitas possibilidades de leituras.

Impacto na indústria editorial

A crescente popularidade e sucesso dos autores independentes estão influenciando a indústria editorial tradicional, fazendo com que as editoras reconsiderem suas práticas e a se adaptar às novas tendências do mercado. 

Importante dizer que existem diversas editoras com novas propostas para o mercado, que também alavancam e modernizam o cenário dos livros.

Como se tornar um autor independente?

Tornar-se um autor independente é um processo acessível e democrático, não requerendo permissão de editoras ou agentes literários. É preciso ter apenas escrever, preparar a obra e publicar. Por mais que o processo pareça simples (e, de fato, é), a pessoa aspirante a autor, deve-se atentar para alguns detalhes:

  • Entenda sobre o mercado literário;
  • Pesquise sobre o tema escolhido para o livro;
  • Leia bastante;
  • Estude sobre processos criativos;
  • Pesquise sobre autores que escrevem livros com temáticas parecidas com as suas;
  • Escreva regularmente, para ganhar intimidade com a escrita;
  • Faça parcerias com outros autores;
  • Acompanhe os conteúdos criados por influenciadores literários;
  • Pesquise e conheça profissionais do livro;

Essas são apenas algumas dicas para aspirantes a autores independentes. No blog do Clube de Autores, entregamos milhares de conteúdos para ajudar novos autores no início da jornada literária. Acesse: Blog do Clube de Autores.

Mitos e verdades sobre autores independentes

Por ainda ser uma novidade para muitas pessoas, ainda há diversos mitos sobre a literatura independente. Selecionamos alguns “mitos vs verdades” para deixar ainda mais claro a realidade dos autores independentes. Confira:

Mitos

Autores independentes não são tão talentosos quanto os publicados por editoras tradicionais.

  • Verdade: o talento de um autor independente pode ser tão elevado quanto o de um autor publicado tradicionalmente. 

Livros autopublicados são de baixa qualidade.

  • Verdade: embora a autopublicação permita que qualquer pessoa publique um livro, muitos autores independentes investem significativamente em edição, design de capa e revisão, garantindo um livro de alta qualidade.

Mito: Autores independentes não podem ter sucesso comercial.

  • Verdade: muitos autores independentes alcançam sucesso comercial significativo, com alguns até vivendo sobre da escrita. Eles podem ganhar uma boa renda por meio de vendas diretas, royalties maiores e um alcance global.

Verdades

Autores independentes têm total controle criativo.

  • Realidade: uma das principais vantagens da autopublicação é o controle total sobre o conteúdo, design e estratégia de marketing do livro, permitindo ao autor seguir firme na sua visão original.

Autores independentes enfrentam desafios significativos em marketing e distribuição.

  • Realidade: autores independentes precisam dedicar tempo e recursos para promover e distribuir seus livros, o que pode ser desafiador, especialmente para novos autores.

A autopublicação oferece maior flexibilidade e retorno financeiro.

  • Realidade: autores independentes geralmente recebem uma maior porcentagem dos lucros de vendas em comparação com a publicação tradicional. Eles também têm a flexibilidade de ajustar preços, formatos e estratégias de venda conforme necessário.

A autopublicação oferece uma via valiosa para a expressão literária, com seus próprios desafios e recompensas.

Considerações finais

Neste texto, exploramos o mundo da autopublicação e a importância dos autores independentes. Entendemos que ser um autor independente significa ter o controle completo sobre o processo criativo, editorial e de marketing de um livro, optando por publicar sem o envolvimento de editoras tradicionais. Esta rota oferece uma série de vantagens, como maior liberdade criativa, retorno financeiro potencialmente maior, e a capacidade de atingir o público diretamente.

Discutimos também os passos essenciais para se tornar um autor independente, desde a escrita até a publicação e promoção do livro, destacando que qualquer pessoa com determinação e um manuscrito pode embarcar nessa jornada. 

Além disso, abordamos os mitos e verdades associados a autores independentes, desmistificando noções como a suposta inferioridade de qualidade ou falta de sucesso comercial, e reconhecendo os verdadeiros desafios que enfrentam, especialmente em termos de marketing e distribuição.

Em suma, os autores independentes representam uma parte vital e crescente do cenário literário. Eles trazem diversidade, inovação e perspectivas únicas para a literatura, democratizando o acesso à publicação e oferecendo aos leitores uma ampla gama de escolhas. Embora enfrentem desafios específicos, muitos alcançam sucesso e reconhecimento, contribuindo significativamente para o enriquecimento cultural e literário.

Publique seu livro no Clube de Autores

Já que falamos tanto sobre o mercado editorial e a importância dos autores independentes, não poderíamos terminar o texto de outra maneira: convidando você a fazer parte do Clube.

O Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação para autores de língua portuguesa em todo o mundo. Já contamos com mais de 65 mil autores e mais de 95 mil livros publicados, representando mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2023.

Publique o seu livro conosco gratuitamente clicando AQUI e dê o passo mais importante da sua carreira literária. 

Comente aqui o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *