Já começo o episódio de hoje dizendo que sim, há uma solução prestes a ser lançada que atenderá a todos os autores daqui do Clube.
Mas, claro, precisamos explorar um pouco mais o tema.
Já falamos sobre audiolivros – e sobre o crescimento impressionante desse mercado em todo o mundo – meses atrás. Segundo a Bookwire, maior distribuidora de livros digitais do mundo, o mercado de audiolivros chegará a US$ 35 bilhões em 2030 – o que significa um crescimento de 26,4% a cada ano, por 7 anos.
E, por mais que os países europeus e os Estados Unidos estejam inegavelmente á frente nas taxas de uso, nada mais óbvio que o Brasil alcançá-los em pouco tempo. Por que?
Somos, historicamente, um país de cultura sonora, se é que esse termo existe. Já somos o país que mais consome conteúdo em áudio no mundo: 42,9% dos usuários brasileiros de Internet com idade entre 16 e 64 anos escuta podcasts semanalmente, de acordo com a DataReportal 2023. E, observando o óbvio, nossas metrópoles inchadas e os tempos consequentemente gastos em trânsito formam uma espécie de condição perfeita para que se fuja do estresse escutando música, notícias e, claro, livros.
Em outras palavras: não deve levar muito tempo para que o Brasil alcance o resto do mundo na adoção do hábito de ouvir livros. E por que não o fizemos até agora? Bem… como disse Carlo Carrenho no episódio 21 aqui do Pensática, porque falta catálogo, falta opção para o leitor/ ouvinte.
Pois bem: vamos ver como resolver este problema. Catálogo, afinal, é algo que não falta aqui, no Clube de Autores, que recentemente quebrou a marca de 90 mil livros publicados.
Com quem falamos hoje?

O papo de hoje é com um novo parceiro do Clube – um parceiro que tem a missão de, junto conosco, escancarar o mercado de audiolivros para autores independentes de todo o mundo.
Entra em cena Antônio Hermida, gerente de áudio na Bookwire Brasil. Antes, esteve à frente das produções e do conteúdo da Storytel e coordenou departamentos digitais na Cosac Naify, Zahar e Sesi-SP/Senac-SP. Como consultor, elaborou e adaptou projetos para formatos digitais variados para editoras como Todavia, Carambaia, Companhia das Letras, Globo, Intrínseca, entre outras.
Como ouvir este episódio e assinar o podcast?
Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: Spotify, Apple, Stitcher, Amazon e GooglePodcasts.
Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhã. Para saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!