Já começo o episódio de hoje dizendo que sim, há uma solução prestes a ser lançada que atenderá a todos os autores daqui do Clube.
Mas, claro, precisamos explorar um pouco mais o tema.
Já falamos sobre audiolivros – e sobre o crescimento impressionante desse mercado em todo o mundo – meses atrás. Segundo a Bookwire, maior distribuidora de livros digitais do mundo, o mercado de audiolivros chegará a US$ 35 bilhões em 2030 – o que significa um crescimento de 26,4% a cada ano, por 7 anos.
E, por mais que os países europeus e os Estados Unidos estejam inegavelmente á frente nas taxas de uso, nada mais óbvio que o Brasil alcançá-los em pouco tempo. Por que?
Somos, historicamente, um país de cultura sonora, se é que esse termo existe. Já somos o país que mais consome conteúdo em áudio no mundo: 42,9% dos usuários brasileiros de Internet com idade entre 16 e 64 anos escuta podcasts semanalmente, de acordo com a DataReportal 2023. E, observando o óbvio, nossas metrópoles inchadas e os tempos consequentemente gastos em trânsito formam uma espécie de condição perfeita para que se fuja do estresse escutando música, notícias e, claro, livros.
Em outras palavras: não deve levar muito tempo para que o Brasil alcance o resto do mundo na adoção do hábito de ouvir livros. E por que não o fizemos até agora? Bem… como disse Carlo Carrenho no episódio 21 aqui do Pensática, porque falta catálogo, falta opção para o leitor/ ouvinte.
Pois bem: vamos ver como resolver este problema. Catálogo, afinal, é algo que não falta aqui, no Clube de Autores, que recentemente quebrou a marca de 90 mil livros publicados.
O que é um audiolivro?
Um audiolivro é uma gravação em áudio de um livro ou texto lido em voz alta. Tradicionalmente, um narrador lê o texto, permitindo que os ouvintes “leiam” o livro ao ouvir, em vez de visualizar as palavras impressas ou digitais. Os audiolivros, também chamados de “audiobook”, são uma alternativa conveniente para quem tem dificuldades visuais, para pessoas ocupadas que desejam ler enquanto realizam outras atividades, como dirigir ou se exercitar, ou simplesmente para aqueles que preferem consumir conteúdo auditivo.
Os audiolivros estão disponíveis em diversos formatos, incluindo CDs, arquivos MP3 para download e streaming online por meio de aplicativos específicos, como audible, da Amazon. Eles abrangem uma variedade de gêneros, incluindo ficção, não-ficção, autoajuda e material educacional. Além disso, os audiolivros podem incorporar elementos adicionais, como múltiplos narradores, efeitos sonoros e música, para enriquecer a experiência auditiva.
Com quem falamos hoje?
O papo de hoje é com um novo parceiro do Clube – um parceiro que tem a missão de, junto conosco, escancarar o mercado de audiolivros para autores independentes de todo o mundo.
Entra em cena Antônio Hermida, gerente de áudio na Bookwire Brasil. Antes, esteve à frente das produções e do conteúdo da Storytel e coordenou departamentos digitais na Cosac Naify, Zahar e Sesi-SP/Senac-SP. Como consultor, elaborou e adaptou projetos para formatos digitais variados para editoras como Todavia, Carambaia, Companhia das Letras, Globo, Intrínseca, entre outras.
Como ouvir este episódio e assinar o podcast?
Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: Spotify, Apple, Stitcher, Amazon e GooglePodcasts.
Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhã. Para saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!