sibf_2018

Feira Internacional do Livro de Sharjah: Clube de Autores no centro na literatura e cultura Árabe

Após participarmos da Feira 54ª edição da Feira Internacional do Livro do Cairo e da 75ª  Feira do Livro de Frankfurt, estamos embarcando Sharjah (Xarjá), um dos emirados pertencentes do Emirados Árabes Unidos, para participar da Feira Internacional do Livro de Sharjah, o maior evento do mercado editorial do mundo árabe.

A SIBF (sigle em inglês) é uma das mais antigas feiras de livros do mundo árabe e, agora, você conhecerá detalhes da feira, além de entender qual o nosso objetivo ao participar de feiras literárias espalhadas pelo mundo.

Vamos lá? Boa leitura!

Por que participar de feiras literárias?

Para o Clube de Autores, participar de feiras literárias ao redor do mundo, como a de Sharjah, de Frankfurt, Cairo e até mesmo nas Bienais do Rio e de São Pauto, é  fundamental para entendermos o comportamento do mercado livreiro. Assim, conhecemos tendências e avanços tecnológicos para leitores, autores e demais players do mercado.

Esses eventos representam o epicentro das tendências globais de publicação, oferecendo possibilidades infinitas para networking, parcerias, descoberta de novas ferramentas e negociações de direitos autorais. Além disso, são espaços onde editores, agentes literários, autores e profissionais da indústria podem se conectar, trocar ideias e forjar parcerias estratégicas.

Para empresas, como é o nosso caso, ainda mais por estarmos há poucos meses com uma nova base, em Portugal, essas feiras proporcionam uma oportunidade de ganhar visibilidade no cenário internacional. Em essência, marcar presença nesses eventos é investir no futuro e na expansão global do Clube de Autores, garantindo uma posição de destaque no dinâmico universo literário.

Um breve histórico da Feira Internacional do Livro de Sharjah

sibf-sharjah-2018
Visão aérea da SIBF 2018.

Em 1982, o Emirado de Sharjah deu início a um evento que se tornaria um marco no mundo literário árabe: a Feira Internacional do Livro de Sharjah. Mesmo começando humildemente, com pouca representatividade, a SIBF cresceu exponencialmente, não apenas em tamanho, mas também em influência e prestígio. Não é apenas uma feira de livros comum, mas uma porta de entrada para que o mundo ocidental se conecte à literatura e cultura árabe, diversificando e ampliando conhecimento para o cenário mundial.

Através dos anos, a feira tem sido um ponto de encontro para escritores, poetas, acadêmicos, amantes da literatura e, claro, empresas interessadas nessa cultura. A cada edição, os corredores da SIBF ressoam com diálogos interculturais, trocas de ideias e uma celebração compartilhada do poder transformador dos livros. O que começou como uma simples exposição de livros hoje se posiciona ao lado de outras grandes feiras literárias internacionais, tornando Sharjah um epicentro literário no Oriente Médio.

O que esperar da Feira Internacional do Livro de Sharjah?

A edição de 2023 da Feira ocorrerá durante os dia 1º e 12 de novembro, esperado, novamente, um enorme sucesso de público e crítica. Como comparação, a edição de 2018 (a de maior alcance até agora) da SIBF foi um dos eventos mais bem-sucedidos da história da feira. Contou com a participação de 1.874 editoras (77 países diferentes), expondo 1,6 milhão de obras, dentre as quais 80 mil eram lançamentos. O evento atraiu um público impressionante de 2,23 milhões de pessoas, que puderam explorar uma vasta coleção de 20 milhões de livros, todos reunidos em um único local.

Além da diversidade cultural, os visitantes têm a oportunidade de participar de oficinas, palestras, sessões de autógrafos, painéis de discussão e diversas atividades culturais. É uma chance de imergir não só na literatura, mas também nas ricas artes, música e tradições dos Emirados Árabes Unidos e de outras culturas participantes.

O que torna a SIBF verdadeiramente única é sua natureza inclusiva e global. Editores e autores de todos os cantos do mundo se reúnem em Sharjah, tornando este evento uma celebração diversificada da literatura mundial. Para o Clube de Autores, participar e “respirar” toda essa diversidade literária torna-se fundamental para nossos planos de levar a literatura independente para todo o mundo.

Considerações

O Clube de Autores tem o privilégio de marcar presença em eventos de grande relevância, reconhecendo que as decisões e abordagens adotadas têm impulsionado nosso crescimento além das fronteiras do Brasil, nossa terra natal. Valorizamos profundamente a literatura internacional, pois as nuances culturais enriquecem e permitem que apresentemos, com ainda mais excelência, as obras dos nossos talentosos autores.

Nesse contexto, nossa participação na Feira Internacional do Livro de Sharjah é estratégica e reafirma nosso comprometimento com a vibrante comunidade de escritores e leitores que nos apoia. Mantenha-se atualizado conosco para não perder nenhuma novidade!

Publique seu livro no Clube de Autores

Somos a maior plataforma de autopublicação para autores de língua portuguesa em todo o mundo. Venha fazer parte da nossa comunidade, que já conta com mais de 60 mil autores e mais de 90 mil livros publicados. Isso representa mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2022.

Publique o seu livro conosco gratuitamente clicando AQUI e dê o passo mais importante da sua carreira literária.

Comente aqui o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura.

Você também pode gostar de ler: