autores-lusofonos-conhecer-e-ler

10 autores lusófonos que você precisa conhecer e ler

A língua portuguesa, rica e diversificada, é o elo que une diversos países espalhados pelo mundo. Esta ligação é fortalecida, na maioria, através da literatura. Há inúmeros autores lusófonos que deixaram e ainda deixam marcas indeléveis na história da literatura

Uma das línguas mais difundidas globalmente, a língua portuguesa é o canal expressivo de inúmeros autores notáveis, tanto da época clássica quanto da contemporânea. Esses escritores, com suas narrativas envolventes, poesias profundas e críticas perspicazes, nos brindam com obras que não apenas marcaram a literatura mundial, mas também encontraram espaço cativo em muitas estantes ao redor do mundo. 

Seja por romances históricos, contos que nos transportam para outros universos ou ensaios que provocam reflexões, o legado literário em língua portuguesa é vasto e diversificado, ressaltando a riqueza e profundidade de nossa cultura.

No texto e hoje, falaremos sobre 10 autores lusófonos contemporâneos mais proeminentes e suas obras. Preparado para conhecer um poucos da nossa rica literatura? Ah, um spoiler: tem autor publicado no Clube de Autores nessa lista. Boa leitura!

Afinal, o que é lusofonia?

A lusofonia é o termo utilizado quando nos referimos ao conjunto de países e comunidades, com o português como língua oficial ou materna. Trata-se de uma comunidade linguística que envolve mais de 250 milhões de falantes em todo o mundo.

Significado do termo

O termo “lusofonia” deriva da junção de “Luso-“, um prefixo que se refere a Portugal (como em “Lusitânia”, um antigo nome para a região que é hoje Portugal), e “-fonia”, que tem origem no grego e significa “voz” ou “som”. Assim, literalmente, lusofonia significa “voz portuguesa”.

Quais países fazem parte da comunidade lusófona?

Os países lusófonos são principalmente aqueles que foram colônias de Portugal e que, após suas independências, mantiveram o português como língua oficial. Eles formam a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Abaixo, veja quais são esses países e quais são as línguas faladas para além do português.

  • Brasil: 
    • O português é a única língua oficial falada no país. No entanto, também é lar de uma grande variedade de línguas indígenas, muitas das quais são faladas por pequenas comunidades e estão em risco de extinção.
  • Angola
    • Apesar do português ser a língua oficial, também existem várias línguas nacionais reconhecidas, como o umbundo, kimbundo, kikongo, chokwe, entre outras.
  • Moçambique
    • Bem como Angola e outros países africanos, o português é a língua oficial, mas país possui uma diversidade de línguas nacionais, como o emakhuwa, xisena, elomwe, entre outras.
  • Cabo Verde
    • O português é a língua oficial. Contudo, o crioulo cabo-verdiano, com suas diversas variantes dependendo da ilha, é amplamente falado no dia a dia.
  • Guiné-Bissau
    • O português é a língua oficial, mas o kriol, uma língua crioula baseado no português, é amplamente falado. Há também diversas línguas africanas faladas no país.
  • São Tomé e Príncipe
    • Outro país que não abandonou suas raízes. Além do português como língua oficial, é amplamente falado o crioulo forro é em São Tomé, enquanto no Príncipe o crioulo principense (ou “moncó”) é mais comum.
  • Timor-Leste: 
    • O português e o tétum são línguas oficiais. Existem também muitas línguas locais faladas nas diversas regiões do país. Entretanto, é comum vermos crianças que não dominam a língua portuguesa. 
  • Macau:
    • O português é uma das línguas oficiais de Macau, juntamente com o cantonês, todavia, a maioria da população de Macau tem o cantonês como sua primeira língua).
  • Guiné Equatorial:
    • Entrou mais recentemente na CPLP e, apesar de não ter o português como língua materna da maioria da população, adotou-o como uma das línguas oficiais. Além disso, o fang e o bubba são línguas nacionais amplamente faladas.
  • Portugal:
    • O português é a única língua oficial, adotado em 1290, mas existem idiomas minoritários, como o mirandês, reconhecido oficialmente em algumas partes da região de Miranda do Douro.

A lusofonia vai além do compartilhamento da língua, representando também uma enorme diversidade cultural, histórica e literária que, apesar das diferenças e peculiaridades de cada país, encontra pontos de conexão na língua portuguesa.

Neste texto sobre escritores lusófonos, conseguiremos explorar a rica tapeçaria literária produzida pelos autores de diferentes origens geográficas e culturais, mas que compartilham o português como instrumento de expressão. Seja na poesia, na prosa ou em outros gêneros literários, os escritores lusófonos contribuem para um corpus literário diversificado e valioso, enriquecendo a cultura global.


Prepare a publicação do seu livro, acesse o nosso blog: Como preparar um livro para ser publicado no Clube de Autores? | Blog Clube de Autores


10 autores lusófonos para você acompanhar

A partir da contextualização sobre o que é lusofonia, entramos na parte principal do nosso texto, explorando 10 autores lusófonos contemporâneos que atualmente se destacam no mercado editorial mundo afora. 

Mia Couto (Moçambique, 1955)

mia-couto

Mia Couto é um dos mais prestigiados escritores moçambicanos. Além de escritor, é biólogo e jornalista. Sua escrita entrelaça o realismo mágico com as tradições orais africanas.

O legado literário de Mia Couto é caracterizado pela sua habilidade única de tecer a língua portuguesa com expressões e nuances moçambicanas, dando vida a uma linguagem poética, rica e inovadora. Através das suas palavras, ele pinta retratos vívidos de Moçambique, capturando a complexidade de sua história, a riqueza de suas culturas e a profundeza de suas tradições.

Algumas das principais Obras: “Terra Sonâmbula”, “A Varanda do Frangipani” e “O Outro Pé da Sereia”.

Conceição Evaristo (Brasil, 1946)

conceicao-evaristo

Conceição Evaristo é uma das vozes literárias mais influentes e respeitadas do Brasil, cuja obra tem como foco as experiências, memórias e vidas da população afro-brasileira, especialmente das mulheres. 

Um de seus livros mais célebres, “Ponciá Vicêncio”, aborda temas como a diáspora africana, a escravidão, o racismo e as relações de gênero no Brasil. “Olhos D’Água”, outra obra notávelv da autora, é uma coletânea de contos que expõem as mazelas sociais, as desigualdades e os pequenos momentos de alegria e tristeza vividos por seus personagens. 

Algumas das principais obras: “Ponciá Vicêncio”, “Olhos D’Água”, “Cantiga de Ninar Menino Grande”,

Valter Hugo Mãe (Angola, 1971)

hugo-mae

Embora nascido em Angola, Valter Hugo Mãe cresceu e desenvolveu sua carreira em Portugal. Ele é conhecido pelo seu estilo literário único e poético.

Com dezenas de obras publicadas, incluindo romances, poesias e livros infantis, ele alcançou reconhecimento do público ao vencer o Prêmio Literário José Saramago em 2007 com o romance “O Remorso de Baltazar Serapião“.

Algumas das principais Obras: “O Remorso de Baltazar Serapião”, “A máquina de fazer espanhóis” e “Homens imprudentemente poéticos”.

Ondjaki (Angola, 1977)

ondjaki

Ondjaki é um dos autores angolanos mais destacados da sua geração. Ele é conhecido por suas narrativas que misturam humor, nostalgia e comentários sociais. É licenciado em Sociologia pelo ISCTE (Portugal) e doutorado em Estudos Africanos (L’Orientale, Napoli/Itália).

Além de prosador e poeta, também escreve para cinema. É um autor premiado, tendo conquistado o Prêmio Jabuti juvenil (Brasil, 2010), o Prêmio José Saramago (Portugal, 2013), entre outros. Ocasionalmente, atua como professor de escrita criativa.

Principais Obras: “Bom Dia Camaradas”, “Os Transparentes” e “A Sociedade dos Sonhadores Involuntários”.

José Eduardo Agualusa (Angola, 1960)

Agualusa

Agualusa é reconhecido pelo seu trabalho que aborda temas de identidade, política e a natureza da realidade africana. É um escritor angolano de ascendência brasileira e portuguesa. Autor de diversos livros, incluindo seu primeiro romance, “A Conjura”, que recebeu o Prêmio de Revelação Sonangol. 

Certa vez, Agualusa foi perguntado se se diverte escrevendo, e respondeu: “Escrever me diverte, e também escrevo porque quero descobrir como termina o poema, conto ou romance. Além disso, a escrita transforma o mundo. Poucos acreditam nisso, mas é verdade.”

Algumas das principais Obras: “Teoria Geral do Esquecimento”, “O Vendedor de Passados” e “A Rainha Ginga”.

Itamar Vieira Júnior (Brasil, 1979)

itamar

Itamar Vieira Junior é um escritor e geógrafo brasileiro nascido em Salvador, na Bahia/Brasil, que ganhou notoriedade na literatura brasileira contemporânea, especialmente após a publicação de seu romance “Torto Arado”, que lhe rendeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio LeYa em 2018.

Todos esses prêmios refletiram nas prateleiras, o que fez de Torto Arado o livro mais vendido em 2021 no Brasil. Além de autor publicado e premiado, Itamar é colunista da Folha de São Paulo. Em suas redes, compartilha conteúdos referentes aos seus livros e colunas publicadas, além de comunicar sobre eventos dos quais participa. 

Algumas das principais obras: “Torto Arado” e “Salvar Fogo”.

Dulce Maria Cardoso (Portugal, 1964)

dulce-maria

Dulce Maria Cardoso é uma notável escritora portuguesa, nascida em Trás-os-Montes, mas que passou grande parte da infância em Angola, durante o período colonial. 

A sua experiência em África e o subsequente retorno a Portugal após a independência angolana em 1975 são temáticas frequentemente exploradas em sua obra, que aborda as consequências do colonialismo e o desenraizamento do retorno dos “retornados” a Portugal.

Algumas das principais obras: “O Retorno”, “Campo de Sangue” e “Eliete”.

Ailton Krenak (Brasil, 1953)

krenak

Ailton Krenak é um dos mais renomados líderes indígenas do Brasil. Além de escritor, ambientalista e pensador. Nascido em 1953 na região do Rio Doce, em Minas Gerais, ele pertence ao povo Krenak. Desde cedo, Ailton dedicou-se à luta pelos direitos dos povos indígenas, participando ativamente de movimentos e ações em defesa dos territórios e culturas indígenas.

Ailton também é autor de obras que refletem sobre a relação entre humanidade, natureza e cultura. Seu livro “Ideias para adiar o fim do mundo” é um exemplo de como ele aborda a urgência de repensarmos nossa conexão com o planeta e de valorizarmos as sabedorias ancestrais.

Recentemente, Krenak foi eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de número 5.

Algumas das principais obras: “Ideias para adiar o fim do mundo”, “A vida não é útil” e “Futuro ancestral”.

João Morgado (Portugal, 1965)

morgado

Morgado é um escritor e jornalista português nascido na Covilhã em 1965. Na literatura, destaca-se pelas suas obras que mergulham na História de Portugal, trazendo à luz personagens e episódios históricos com uma abordagem narrativa envolvente.

Ao longo da sua carreira, João Morgado tem sido elogiado pela sua capacidade de combinar rigor histórico com uma narrativa cativante, tornando o passado acessível e atraente para os leitores contemporâneos. Além de sua contribuição para a literatura, o seu trabalho no jornalismo também lhe confere uma perspetiva única sobre os acontecimentos e as personalidades que moldaram a história portuguesa.

Morgado publicou no Clube de Autores dois dos seus livros: “O Céu do Mar: aonde vão os corpos dos pescadores” e “Contos de Macau”.

Grada Kilomba (Portugal, 1968)

grada

Grada Kilomba é uma escritora, psicóloga, teórica e artista nascida em Lisboa. Seu trabalho artístico aborda temas como memória, trauma, gênero, racismo e pós-colonialismo, traduzido para várias línguas, conquistando reconhecimento internacional. 

Seu livro mais conhecido, “Plantation Memories: Episodes of Everyday Racism”, é uma coletânea de ensaios psicanalíticos sobre o racismo cotidiano, abordando o legado psicológico da escravidão e do colonialismo e a maneira como isso continua a afetar as pessoas negras hoje. Mediante uma combinação de narrativa pessoal e análise teórica, Kilomba examina como traumas históricos moldam identidades e relações contemporâneas.

Algumas das principais obras: “Memórias da Plantação: Episódios de Racismo Cotidiano” e “Decolonizing Knowledge”.

Estes autores, mesmo com toda a sua grandeza e importância literária mundial, representam apenas uma fração do talento literário presente no universo lusófono. Suas obras oferecem uma profunda introspecção sobre a cultura, história e sociedade dos seus respectivos países e do mundo lusófono na totalidade.

Esses e outros grandes autores no “Guia dos 100 influenciadores lusófonos” 

Este ano, criamos um Guia dos 100 influenciadores literários lusófonos para acompanhar em 2023. O guia, que pode ser baixado clicando AQUI, te ajuda no entendimento sobre como funciona o mercado de influência, apresentando os principais perfis de autores e criadores de conteúdo literários. 

Publique no Clube de Autores

O Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação para autores de língua portuguesa em todo o mundo. Junte-se à nossa comunidade, que já conta com mais de 60 mil autores e mais de 90 mil livros publicados. Isso representa mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2022.

Publique o seu livro conosco gratuitamente clicando AQUI e dê o passo mais importante da sua carreira literária. 

Comente aqui o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura.

2 comentários em “10 autores lusófonos que você precisa conhecer e ler

  1. Excelente matéria. O texto inclui dois ou três autores dos quais eu não tinha ouvido falar. Isso atiça a curiosidade. Obrigado, Clube de Autores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *