Pensática Podcast, Ep. 31: O que é live commerce e como isso pode ajudar os escritores?

Já falamos, aqui no podcast, como toda a dinâmica de lançamento e venda de livros mudou radicalmente depois da pandemia. Quem primeiro comentou isso aqui, aliás, foi Rafa Andrade, fundador da editora Vira Folha, que passou a trabalhar pré-vendas como o novo “lançamento”. 

O raciocínio é simples: durante a pandemia, promover eventos de lançamento de livros se tornou tão impossível que o mercado precisou buscar novas maneiras de atiçar a vontade do leitor em comprar aquela primeira leva de exemplares. A solução foi agregar um senso de exclusividade e comercializar em pré-venda, permitindo que leitores comprassem os livros antes deles serem lançados e, assim, também financiassem toda a operação. Funcionou. 

Funcionou inclusive melhor que os antigos lançamentos, diga-se de passagem, pois em pré-vendas já se consegue arrecadar dinheiro antes de se rodar uma determinada tiragem. Funcionou tanto que nós, aqui no Clube, lançamos a nossa própria plataforma de pré-vendas permitindo que os autores ganhassem mais ao se acumular pedidos. 

Essa história toda é para reforçar que, mesmo nas piores crises – como foi a pandemia – inovações podem surgir mudando o mercado de maneira decisiva. Foi o caso com as pré-vendas – o que não significa que as mudanças pararam por aí. 

E se, além da pre-venda, o autor pudesse também apresentar o seu livro ao vivo, promovendo leituras públicas, e permitindo que os consumidores os adquirissem em tempo real – talvez até com algum bônus? 

Para muito além das tradicionais lives via Instagram ou qualquer que seja a rede social, o conceito de live shopping se consolidou mundo afora como uma oportunidade incrível para escritores de todo o mundo. Serei bem franco: não temos ainda nenhum caso poderoso de sucesso envolvendo autores – pelo menos não que me venha à cabeça. Mas o modelo e a tecnologia são tão elegantes que os resultados certamente são uma questão de tempo. 

E, como nosso papel aqui no podcast é discutir o futuro do mercado, nada mais natural que explorar novas ferramentas e tecnologias que podem mudar a vida do escritor. 

Quem falará sobre isso conosco hoje será Seijiro Taguti. Profissional com mais de 18 anos de experiência no mercado de varejo, home shopping e live commerce, já desenvolveu projetos de conteúdo, branding e vendas para redes sociais, plataforma de e-commerce e TV. Com passagens pela B2W e Head do Canal de Vendas Shoptime, Seijiro é atualmente o Head de Projetos da Plataforma de Live commerce Streamshop. 

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts.  

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *