Já falamos, aqui no podcast, como toda a dinâmica de lançamento e venda de livros mudou radicalmente depois da pandemia. Quem primeiro comentou isso aqui, aliás, foi Rafa Andrade, fundador da editora Vira Folha, que passou a trabalhar pré-vendas como o novo “lançamento”.
O raciocínio é simples: durante a pandemia, promover eventos de lançamento de livros se tornou tão impossível que o mercado precisou buscar novas maneiras de atiçar a vontade do leitor em comprar aquela primeira leva de exemplares. A solução foi agregar um senso de exclusividade e comercializar em pré-venda, permitindo que leitores comprassem os livros antes deles serem lançados e, assim, também financiassem toda a operação. Funcionou.
Funcionou inclusive melhor que os antigos lançamentos, diga-se de passagem, pois em pré-vendas já se consegue arrecadar dinheiro antes de se rodar uma determinada tiragem. Funcionou tanto que nós, aqui no Clube, lançamos a nossa própria plataforma de pré-vendas permitindo que os autores ganhassem mais ao se acumular pedidos.
Essa história toda é para reforçar que, mesmo nas piores crises – como foi a pandemia – inovações podem surgir mudando o mercado de maneira decisiva. Foi o caso com as pré-vendas – o que não significa que as mudanças pararam por aí.
E se, além da pre-venda, o autor pudesse também apresentar o seu livro ao vivo, promovendo leituras públicas, e permitindo que os consumidores os adquirissem em tempo real – talvez até com algum bônus?
Para muito além das tradicionais lives via Instagram ou qualquer que seja a rede social, o conceito de live shopping se consolidou mundo afora como uma oportunidade incrível para escritores de todo o mundo. Serei bem franco: não temos ainda nenhum caso poderoso de sucesso envolvendo autores – pelo menos não que me venha à cabeça. Mas o modelo e a tecnologia são tão elegantes que os resultados certamente são uma questão de tempo.
E, como nosso papel aqui no podcast é discutir o futuro do mercado, nada mais natural que explorar novas ferramentas e tecnologias que podem mudar a vida do escritor.
Quem falará sobre isso conosco hoje será Seijiro Taguti. Profissional com mais de 18 anos de experiência no mercado de varejo, home shopping e live commerce, já desenvolveu projetos de conteúdo, branding e vendas para redes sociais, plataforma de e-commerce e TV. Com passagens pela B2W e Head do Canal de Vendas Shoptime, Seijiro é atualmente o Head de Projetos da Plataforma de Live commerce Streamshop.
Como ouvir este episódio e assinar o podcast?
Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: Spotify, Apple, Stitcher, Amazon e GooglePodcasts.
Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhã. Para saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!