Por muitos e muitos e muitos anos, as grandes editoras tinham uma espécie de oligopólio informal do mercado literário do planeta. Em tempos de escassez de conteúdo, o modelo era simples: apenas elas tinham acesso ao mercado livreiro, o que as garantia um fluxo permanente de demanda e de oferta.
Quando a tecnologia e a Internet evoluíram, no entanto, tudo mudou. Nós mesmos, aqui no Clube de Autores, somos parte dessa mudança ao permitir que dezenas de milhares de autores possam acessar os seus públicos de maneira direta e gratuita. Depender de grandes editoras simplesmente deixou de fazer sentido.
>> Saiba mais sobre como publicar seu livro gratuitamente
Mas isso não significa que o trabalho de editoras em si não tenham seu espaço. Ao contrário: essa revolução no mercado fez com que pessoas extremamente inteligentes e perspicazes criassem um modelo de negócio muito mais baseado na personalidade editorial como uma chancela qualidade e no domínio de uma cadeia de distribuição muito, muito pouco óbvia (e até por isso mesmo, extremamente eficiente).
É o caso da Vira Folha, editora pernambucana fundada por Thiago Borba e Rafael Andrade – este último o nosso convidado de hoje aqui no podcast.
Rafael Andrade nasceu em uma cidadezinha do interior de Pernambuco mas, apaixonado por livros e as muitas aventuras que poderia viver, decidiu abrir a sua própria editora com maior foco no autor e em projetos como o PDNA (Projeto de Desenvolvimento de Novos Autores). Sua missão é ambiciosa, mas não dá para dizer que ele não a esteja cumprindo: ser uma luz para o mercado editorial brasileiro.
Como ouvir este episódio e assinar o podcast?
Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: Spotify, Apple, Stitcher, Amazon e GooglePodcasts.
Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhã. Para saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!
Gostaria que o meu livro fosse também publicado por aqui
Gostaria que o meu livro fosse divulgado também por aqui
Oi, Marta. Tudo bem?
Procuramos divulgar novos autores sempre! Continue compartilhando seu livro e fique de olho no blog! :)
Ricardo em primeiro lugar, parabéns pelo Clube dos Autores. Sempre desejei publicar livros e tive muitos obstáculos com a forma tradicional e engavetei os meus livros.
Até que descobri o Clube do Autores e foi uma questão de tempo começar a desengavetar os projetos.
Uma sugestão é encontrar uma forma de divulgar melhor os livros dos autores anônimos, aqueles que tem conteúdo e não são bons “vendedores”/”promotores” das suas obras.
Sucesso e um grande abraço!
Marco Tângari
Oi, Marco. Tudo bem?
Que bacana saber o quanto o Clube é importante para você.
Agradecemos o feedback! Queremos evoluir sempre.
Abraço!