Pensática Podcast, Ep 16: As origens da literatura independente

Dizem que a melhor maneira de prever o futuro é estudando o passado. Futuros, afinal, não pipocam do nada, não explodem a partir do ar e, se nos surpreendem, é porque em geral não fizemos o nosso dever de casa. 

E o futuro do mercado editorial está aqui, aberto a qualquer um que queira arriscar palpites com base nas infinidades de novos elementos à mesa. Temos a desintermediação de relações entre autores e leitores, as novas tecnologias como blockchain e NFTs garantindo segurança e transparência, o surgimento de novos meios de leitura já sem aqueles fatalismos que pregavam substituição do impresso pelo digital, por exemplo, e a globalização real das histórias. 

Já tratamos de alguns desses temas aqui e trataremos ainda muito mais de outros. Mas, hoje, faremos um mergulho na história do nosso mercado com uma figura que participa dele desde o século passado: Lívia Rosa, do Scribd. O Scribd, aliás, é hoje um dos principais canais de venda de ebook aqui no Clube e que cresce dia a dia. 

Quem é a Lívia Rosa? Natural da Cidade Maravilhosa, ela é formada em Jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ. Iniciou sua carreira em 1999 quando implantou o departamento editorial da Minerva Press, editora de origem inglesa especializada na publicação de autores independentes. Veja, portanto: ela trabalha com independentes desde 1999! Em 2001, Lívia foi contratada pelo Grupo Editorial Record para exercer a função de Editora de Texto do catálogo de best sellers. Em 2004, ela é convidada para mais uma vez implantar um departamento editorial, desta vez da canadense Harlequin Enterprises, uma das principais referências de romances para o público feminino. Durante seu período como Gerente Editorial da Harlequin Brasil, Livia acompanhou de perto o desenvolvimento da internet como instrumento de publicação e divulgação de autores independentes. Em 2015, quando a Harlequin é comprada pela HarperCollins, Livia inicia o programa de aquisição de autores independentes para o portfólio brasileiro. Esse know-how ela posteriormente leva para a WordAudio, editora sueca de audiolivros, e mais recentemente para a Scribd, plataforma americana de conteúdo digital para a qual Livia trabalha com curadoria e produção. 

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts.  

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

3 comentários em “Pensática Podcast, Ep 16: As origens da literatura independente

  1. Sobre o meu livro que estou prestes a publicar:
    Sou um autor principiante, autodidata em física teórica, biologia, cosmologia e todo segmento que envolve o assunto. Quando me dispus a escrever o livro, eu me perguntava, diversas vezes, como iniciar uma empreitada tão complexa. . Tenho um bom acervo sobre o tema e meus mentores intelectuais nem sempre foram os mais bem sucedidos financeiramente ou do ponto de vista do capitalismo. Alan Guth, um dos maiores físicos teóricos, autor de “Universo Inflacionário”, uma das maiores obras visionárias que eu tenho conhecimento, andava de bicicleta para lecionar em uma das mais conceituadas universidades dos EUA. Eu pretendo transmitir noções básicas da física teórica, sem tentar me aprofundar muito no assunto, pois conheço meus limites. Desejo citar os protagonistas principais e suas obras e trazer informação de qualidade aos leitores. A ideia é despertar curiosidade sobre temas diversos que envolvem questões sobre religiosidade e fé, inclusive. Minha ousadia está nas palavras e trago a promessa de entregar, sobretudo, conteúdo. Nesse sentido, apostarei todas as minhas fichas e críticas construtivas serão muito bem vindas, pois escrever para um público exigente requer um aprendizado constante. Meu aprendizado vem de longa data, com toda modéstia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *