aplicativo para escrever livro na tela do computador

7 melhores programas e apps para escrever livros

Já abro o post deixando uma coisa extremamente clara: o mais importante para se escrever um livro não é o programa, mas sim a história. E não estou falando aqui apenas de uma boa ideia para um enredo, mas sim da história inteira – sua estrutura, sua cadência, sua revisão ortográfica e gramatical, enfim… tudo o que o leitor for efetivamente ler. Neste sentido, caso tenha qualquer dúvida maior, leia o guia completo sobre como escrever um livro.

OK… mas ter uma história bem estruturada na cabeça não significa, necessariamente, conseguir fazê-la magicamente pular para o papel e para todos os formatos que você precisará para que seu livro esteja no caminho para o sucesso. O motivo para isso é relativamente simples: além de uma diagramação bem feita para que seu livro seja mais gostoso de se ler (nada daquelas páginas com fonte minúscula e sem espaçamento que impõe preguiça ao leitor!), há toda uma questão técnica fundamental que precisa ser levada em conta.

Quais são os melhores programas de escrita?

Talvez o título ideal dessa seção não devesse ser exatamente este: “melhor”, afinal, costuma ser uma palavra individual ou pessoal demais. Ainda assim, arrisco algumas sugestões práticas com base no que mais vemos escritores utilizando e recomendando por aqui.

1. Microsoft Word

O Word, da Microsoft, é o editor de texto líder de mercado e, de longe, o mais utilizado. é seguro, permite se trabalhar seu livro nos diversos tamanhos possíveis e já consegue gerar o arquivo em formato PDF. Isso sem falar, claro, com a possibilidade de se fazer revisões mantendo os textos originais, o que também facilita – e muito – o processo de leitura crítica e de revisão ortográfica e gramatical.

O Word, portanto, apesar de ser o “avô” dos editores de texto, é ainda o mais utilizado e o mais fácil, prático.

2. Google Docs

O Docs é a versão do Google para o Word. Sua aparência é semelhante e suas possibilidades técnicas, idem… mas ele tem uma vantagem e uma desvantagem.

A grande vantagem é que tudo o que você fizer ficará automaticamente salvo na nuvem, vinculado à sua conta no Google – o que é uma mão na roda. Há também aplicativos gratuitos para smartphones e tablets, além do bom e velho navegador, o que garantirá a você a possibilidade de escrever sempre que precisar ou desejar. Isso sem contar com outro ponto importante: a possibilidade de compartilhamento do arquivo com seus revisores ou críticos, que poderão acrescentar comentários ou observações extremamente úteis a você.

A grande desvantagem aparece quando você precisa acrescentar imagens no arquivo. Não que seja impossível, claro – mas o processo de fazer upload de uma imagem para a galeria do Docs e depois posicioná-la da maneira desejada é, para dizer o mínimo, chato.

3. yWriter

O yWriter não é exatamente um programa feito para quem já não tenha uma grande intimidade com tecnologia – mas é extremamente eficiente. Com versão para Mac e Windows, ele permite se acompanhar mudanças, registrar os movimentos dos seus personagens, organizar a história em linhas de tempo e cenários e até mesmo reagrupar trechos da história.

 O yWriter não é facílimo mas, se você já for relativamente íntimo de tecnologia, vale experimentar.

4. Scrivener

O Scrivener é um dos mais famosos aplicativos para escritores em todo o mundo. Ele tem muitas das características do yWriter mas, ao menos na minha opinião, é mais intuitivo e prático. É, de certa maneira, uma mescla entre um editor de texto e um gerenciador de projetos, incluindo desde possibilidades de anotações técnicas à elaboração de linhas de tempo. Também já exporta – e com alta qualidade – para os formatos PDF e ePub, o que pode quebrar um bom galho.

O ponto negativo? Ele é pago (entre US$ 40 – U$ 45). De toda forma, vale muito conferir: não é à toa que o Scrivener é tão utilizado no mundo afora.

5. ZenWriter

É uma espécie de meio termo entre o MS Word e o yWriter ou mesmo o Scrivener. Na prática, a grande vantagem do ZenWriter é a experiência de se escrever: quando se inicia um texto, ele “domina” a tela inteira e gera uma sensação de imersão absolutamente inspiradora.

Há também uma biblioteca de inspiração, mas, honestamente, não vi tanta utilidade prática nela (embora seja minha opinião pessoal e não uma realidade escrita em pedra).

O ZenWriter também é pago – US$ 17,50 – e, da mesma forma que o Scrivener, tem apenas a versão em inglês. Ainda assim, vale conferi-lo.

6. StoryBook

Não vou dizer que o StoryBook esteja na minha lista de preferidos (como o Scrivener, por exemplo): ele tem um aspecto esquisito e uma experiência inversamente proporcional, por exemplo, ao ZenWriter.

Ainda assim, ele inegavelmente auxilia na organização e na estruturação do enredo. Por ser gratuito, talvez valha experimentar o StoryBook como uma espécie de introdução a esse universo de programas para escrever livros mais profissionais.

7. Scapple

Eu não chamaria o Scapple de um programa perfeito para se escrever livros – mas a facilidade de se organizar ideias e enredos nele é excepcional. Há como se criar mapas inter-relacionados, estruturas cronológicas, árvores de personagens e toda uma gama possibilidades que garantirão mais coerência a qualquer enredo mais complexo.

Existem outros programas de escrita por aí? 

Existem, sem dúvidas! Mas esses 7 que listamos aqui acabam, de certa forma, sintetizando toda uma série de possibilidades interessantes para escritores. E, embora alguns deles (como o Scapple, por exemplo) funcionem melhor em conjunto com outros (como o Google Docs ou mesmo o Word), todos acabam suprindo necessidades importantes de escritores.

Nossa recomendação principal, aqui, é que você teste, experimente. Mesmo os pagos costumam ter uma versão gratuita para demonstração, que costumam ser um caminho interessante para que você se familiarize e descubra se se sentirá ou não à vontade.

Mas não se esqueça: o mais importante não é o programa, é a sua história e a maneira com que ela foi/ está sendo escrita. Tendo ela escrita, tudo passa a ser uma questão de como trabalhá-la para que ela se transforme no livro dos seus sonhos (e dos sonhos de seus leitores, claro).

Dicas extras (tamanho, PDF e ePub) para escrever seu livro:

Qual é o tamanho ideal de um livro?

Primeiro, seu livro precisa estar no “tamanho” certo. Aqui, no Clube de Autores, trabalhamos com toda uma variedade de tamanhos (A5, A4, pocket e quadrado) – mas se eles não forem respeitados, o próprio sistema não aceitará a sua obra. Confira modelos de livros e templates para facilitar a vida de autores.

Como converter um livro em pdf?

O seu livro precisa ser facilmente convertido para PDF para que esteja pronto para publicação. Essa regra é sagrada, aliás: sem um PDF, você não conseguirá publicá-lo aqui no Clube em formato impresso (que, hoje, corresponde a mais de 85% de todas as nossas vendas e de mais de 95% das vendas do mercado brasileiro).

Normalmente, os próprios programas editores de texto já permitem a conversão para o formato PDF. De qualquer maneira, caso precise, recomendamos o uso de um conversor gratuito como o Free PDF Convert.

Como converter um arquivo em ePub?

Em terceiro lugar, há outro formato importante que você deve considerar: o ePub. Apesar de grande parte das lojas de ebook (como o Google Play, por exemplo) trabalharem com PDF para os livros eletrônicos, outras (como Apple iBooks e Kindle) operam apenas com o formato ePub.

O ePub, na prática, é o modelo mais “perfeito” para ebooks que existe pois, diferentemente do PDF, permite que se navegue com maior liberdade pelo arquivo (incluindo se aumentar ou diminuir fontes mais à vontade, para ficar apenas nesse exemplo). considerando que a imensa maioria dos brasileiros lê e-books em seus celulares, o ePub é muito mais aconselhável que o PDF. E, a propósito, é possível publicar um PDF para o formato impresso e um ePub para o eletrônico no Clube de Autores, que fará a distribuição da sua obra literária para todas as grandes livrarias em todos os formatos.

O problema de ePub é que sua conversão não é exatamente tão simples quanto no caso de PDF, principalmente se seu livro tiver imagens ou tabelas. Nesse caso, recomendamos mesmo que contrate algum profissional especializado (como esses aqui). A conversão não costuma ser um serviço caro, mas é essencial. Ainda assim, se seu livro for essencialmente composto por texto, você conseguirá trabalhar com algumas ferramentas que fazem a conversão automática e gratuita – e, nesse sentido, vale testar.

Tem outras dúvidas sobre publicação de livros? 

Seja sobre programas ou sobre o próprio processo de se publicar um livro gratuitamente, basta nos escrever por aqui pelo blog ou pela área de dúvidas em nosso site. O Clube de Autores, afinal, nasceu justamente como um lar para autores independentes, e reunimos aqui um compilado de experiências que se somam desde a nossa fundação, em 2009 :)

Aliás, se você ainda não nos conhece, recomendo que reserva alguns poucos minutinhos e acesse o nosso site (clique aqui), navegue pela plataforma e descubra como publicar seu livro gratuitamente em todos os formatos e ainda tê-lo distribuído pelas maiores livrarias do país (como Estante Virtual, Cultura, Amazon, Mercado Livre, Kindle, Apple iBooks, Kobo, GoogleBooks e muitas outras!)

Confira conteúdos relacionados:

Como fazer a capa de um livro?
Revisão Ortográfica de Livros: tudo sobre

*Texto publicado em 2018 e atualizado em 2022.

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

60 comentários em “7 melhores programas e apps para escrever livros

  1. não tenho a mínima idéia de como começar a escrever meu livro, por computados vcs podem me ajudar. Gostária imensamente de ter um pseudónimo por motivos particulares e seria Xivania Lovenita
    Obrigado

  2. Bom dia
    tenho mais de 250 poesias escrevo desde de 1980, agora resolvi editar como faço minha experiencia em relação editar é ZERO Pode mim ajudar

    1. O Canva é um excelente editor de imagens, então recomendamos principalmente para as capas.
      Hoje, já temos um editor bem legal aqui no próprio Clube – super indicamos que você teste também :)

  3. Olá Clube de Autores, desculpe meu equivoco ao usar o nome errado quando me dirigir a vocês, como Clube do Livro, realizar três ou mais tarefas ao mesmo tempo, me fez trocar o nome.

    Peço desculpas, mas ser mãe, provedora e cozinheira de três meninas não é fácil.
    Mais uma vez peço que releve meu erro.

    Marina

  4. Olá Clube do Livro, eu escrevo contos e histórias a algum tempo sob um pseudônimo que não vou divulgar agora. Gostaria de saber como posso postar, se a alguma restrição ao conteúdo e se existe algum retorno financeiro ou como poderia ter algum lucro com um possível livro.

    Agradeço desde já

    Marina

  5. Olá, Fiquei feliz ao conhecer o clube de autores. Tenho o meu primeiro livro já pronto na minha cabeça. agora só falta colocá-lo no papel. minha primeira e principal dúvida é : como colocá-lo no papel para que seja fácil para ser editado?
    ou seja; formato, diagramação… de modo que fique adequado para a editora. Seria simplesmente apresentar o texto no Word ? Como fica a capa ? há alguém especializado para essa criação?

    1. Oi, Franco! Tudo bem?
      O Clube de Autores é uma plataforma de autopublicação de livros. Depois que você finalizar o seu texto, basta seguir algumas boas práticas de formatação e enviar o arquivo de acordo com nossas especificações e modelos. Leia este post para mais detalhes: https://blog.clubedeautores.com.br/2011/12/modelos-de-livros-templates-para-facilitar-a-vida-dos-autores.html

      A capa é por sua conta, mas caso você prefira, pode contratar um serviço profissional neste site: https://profissionaisdolivro.com.br/

      Se tiver mais alguma dúvida, conte conosco! Basta enviar um e-mail para atendimento@clubedeautores.com.br

  6. Vocês recomendariam o LaTeX para escrever livros de ficção? Tenho usado um pouco esse programa para produzir textos acadêmicos, mas me pergunto se haveria alguma vantagem em usá-lo para escrever romances e contos, por exemplo. Agradeço muito se puderem me ajudar com alguma sugestão sobre isso! :)

    1. Oi, Arthur. Tudo bem?

      Por aqui, nunca experimentamos este programa ):
      Mas os 7 apps que sugerimos neste post já foram testados e são nossas melhores sugestões!

      Abraço.

    2. LaTeX para escrever/diagramar livros? Com toda certeza que indicaria. Eu, por exemplo, tenho um site com mais de 540 artigos, todos diagramados em LaTeX. Achei até curioso cair aqui nessa página e ver dicas como Word(!?) Google Docs(!?). A capacidade do LaTeX te dará um mundo de possibilidades com um resultado que salta aos olhos. Impossível não pegar dois textos impressos e não estar gritante quem é o LaTeX e quem é o Word da história.

  7. Olá, por gentileza, como fazer a conversão do PDF para e-pub, para um livro com 153 páginas, sem imagem, porém, não por este custo de R$ 7,20 por lauda descrito na chamada de vocês. Que seja gratuito ou que, no mínimo, seja mais em conta.
    Agradecido,

    1. Oi, Paulo!
      Não temos indicações de conversores gratuitos ou serviços com custo menor. Se ajudar, o Profissionais do Livro pode parcelar todos os serviços em seu cartão de crédito :-)

    2. O proprio word tem essa opção. Abra o arquivo doc, vá na opção salvar como e selecione a extensão PDF. Ele salva o documento em PDF no local que vc desejar armazenar. Se vc não tem ou não usa o word, eu indico o site https://cloudconvert.com/epub-to-pdf. Ele converte grátis, mas você pode assinar também, já que ele tem um limite diário de conversão de arquivos. Espero ter ajudado.

    3. Olá
      Tem como converter gratuitamente na internet, apesar de eu não saber se fica com uma boa qualidade. Aqui um exemplo de site que faz isso:
      convertio.co

  8. Excelentes dicas e informações. A gente sempre aprende alguma coisa nova. E o melhor são as dicas dos leitores que participam aqui. Adorei.
    Sempre escrevi os originais em Word. No início perdia muito tempo tentando fazer uma editoração no original. Quando estava pronta, convertia para o PDF. Depois de publicar na Amazon, em e-book pelo Kindle, descobri que tinha que adaptar e reformatar muita coisa depois da conversão do arquivo antes de publicar. Acaba tomando tempo e nem sempre fica como eu desejava. O arquivo e-book é tão maleável (tamanhos de fontes opcionais ao leitor) que afeta a paginação aleatória em virtude disso. Mas nas edições impressas o PDF é a base essencial. Vou testar o LibreOffice gratuito.

  9. Tenho um livro pronto que escrevi há anos e foi elaborado para dar ao meu filho quando tivesse 14 anos; ainda faltam 3 anos. Quando tive a ideia e comecei a escrever, ele estava na barriga ainda. Eu gostaria de encontrar um software, em que eu conseguisse colocar as historias com suas respectivas imagens, isso já mostrando como ficaria no livro, pois cada história começa com uma imagem.
    Tudo isso já até iniciando com a capa. Alguém sabe me indicar algo? Um programa que eu consiga fazer isso, podendo visualizar o livro e como ficaria?
    Desde já agradeço…

    1. Acho que neste caso, você vai precisar de um apoio profissional mais especializado. A editoração com a inclusão de imagens implica trabalhar por etapas. Primeiro você separa todas as imagens (ilustrações transpostas em vetor ou imagem JPG) e indica a página em que cada uma deve figurar (o texto à qual ela se relaciona). Depois faz os arquivos do texto, em editor de texto, pode ser Word e transpõe para PDF. Se quiser pode fazer um arquivo PDF separado para cada página, com nome da obra e numero da página. Coloque esse material numa nuvem que possa compartilhar com o profissional de editoração. Trabalhe sempre com profissionais confiáveis e recomendados. Isso vai lhe dar um acabamento gráfico impecável e ele já exportará o PDF da obra pronta, editorada, paginada, para sua análise, e aprovação. Depois é só enviar para a publicação. No caso de edição impressa. A digital confesso que ainda não testei.

  10. ola boa t arde, eu tenho ideias de escrever um livro porem nao tenho a didatica necessaria. Portanto estou a procura de um escritor que possa ouvir minhas ideias e me ajudar a desenvolver os livros. Alguém pode me ajudar com alguma indicação? Caso tenham como ajudar chama no whats 17 99631 – 1991 obrigado

    1. Você pode contratar um serviço de coaching literário. Um escritor experiente que possa lhe dar uma consultoria e/ou assessoria na estruturação do seu livro. Pense por etapas. Primeiro contrate uma avaliação prévia e uma conversa on-line para verificar se sua ideia tem fundamento e você sabe onde desejar chegar. Ou se precisa de ajuda para saber exatamente isso. Isso não é caro e encurta tempo. Mas ler os tutoriais sobre como fazer um livro, como escrever uma história e como desenvolver roteiros ou romances, ajudará. Na internet tem muitos bons autores dando dicas gratuitas. E aqui no Clube também. Não desanime. Eu levei décadas escrevendo meu primeiro romance. Depois tudo ficou mais fácil.

    1. Olá, você deve inserir no word esse texto, para poder formatar.
      É a primeira coisa.
      Não existe maneira de fazer pelo celular.

    1. Isso é muito importante, e a inspiração sempre vem, tudo depende do primeiro texto, sempre tem que ter um ponto de partida, meu livro vai seguindo aos poucos, todos os dias me vem inspiração relatando o que vejo e o que sinto, primeiro temos que nos habituar a escrever todos os dias e perseverar na escrita até o final da edição.

  11. Olá, queria escrever um livro e já tenho 2 capítulos prontos e queria umas ideias pra ver se tá ficando bom e o que pode melhorar. Será que você me ajudaria?

    1. Olá, pessoal, bom dia. Será que o Erich já encontrou algum leitor? Podem me indicar, por gentileza? Não estou achando-o nas redes sociais para contato. Sou escritor e procuro novos autores para ajudar a iniciarem na vida literária. Grato. J.A. Coimbra

  12. Olá, Clube do Autores, dúvida sobre o formato e-pub.
    Qual o tamanho de medidas(e-book) ,fontes etc.., para publicar com vocês?
    E imagens, pixels?
    Estou finalizando meu livro de poemas, serão quarenta poemas.
    Quero publicar com vocês no formato impresso e digital, mas o digital tenho estas dúvidas.

  13. Ótimo artigo! Mas senti falta de opções livres e comunitárias, que deixam nada a desejar aos programas proprietários: LibreOffice (que converte pra PDF e ePub) e Scribus (para editoração profissional de livros). Ambos são software livres e multiplataforma!

  14. Uma correção, o kindle nunca leu, nem nunca vai ler ePub, a Amazon criou o conceito e possui formatos próprios, um deles é muito similar ao ePub que é o Mobi, arquivos de livros digitais são muito maleáveis, personalizáveis, os melhores, assim cada um escolhe a diagramação que melhor lhe agrada ou seja, o futuro da literatura, por está razão um livro contemporâneo que não possa ser facilmente convertido em livro digital não será levado muito a sério.

    1. Oi Jull! O Mobe é uma espécie de EPub – tanto que o Kindle aceita os que enviamos (embora, de fato, ele tenha um pouco mais de detalhes). Não sei se concordo tanto com essa afirmação de que livros que não estiverem em formato ebook não serão levados muito a sério. No Brasil, o volume de livros vendidos em ebook é ínfimo; mesmo nos EUA, aliás, o volume de vendas em ebook te apresentado sucessivas quedas enquanto o volume de vendas em formato impresso tem crescido substancialmente.

      O que sempre recomendamos é que se disponibilize o livro em TODOS os formatos. TODOS. Mas, e isso é inegável pelos próprios números, o impresso é, de longe, o mais relevante.

  15. tenho muitas duvidas com relação a disposição das paginas ex no inicio é preciso deixar algumas em branco ou não antes da introdução … verifiquei alguns livros na plataforma e eles variam muito ..na diagramação como é a inpressão ?

    1. Oi Odirley. A impressão é EXATAMENTE igual à diagramação. Ou seja: se você deixar 2 páginas em branco, as 2 páginas em branco farão parte do livro. De fato, cada autor tem a sua preferência, mas o que recomendamos é que veja algum livro qualquer que tenha à mão e que goste e que se baseie por ele.

  16. Boa noite!
    Gratidão pelas ótimas dicas, e parabéns pelo site! quero publicar um obra por aqui…
    Já tenho material pronto escrito em word, mas quero editar em outro app ou programa, é possível “importar” o texto para alguns destes programas?

  17. Uma coisa que reparei ao tentar usar o google docs para escrever um livro é a formatação da página, tem para A5 porém não tem um estilo padrão para livros e não dá para mexer muito nas dimensões, só nas margens.

    1. Oi Diana. É verdade, o Google Docs tem mesmo algumas limitações meio esquisitas. Pessoalmente, eu prefiro usar mesmo o bom e velho Word – mas muitos autores tem reportado sucesso com algumas dessas outras opções de ferramentas.

  18. Olá, conforme testado as alternativas por causa do word 2003 que uso e que o Clube de autores nos deixa baixar como exemplo de escrevermos livros, não temos a opção pdf e que tenho que usar na internet esta conversão. O MS-Word hifeniza mas o pdf não reconhece e fica feio esteticamente e ao encontrar alternativas na internet achei o Doc da Google mas, não serve para formato pocket porque não tem esta opção.
    O Libreoffice não tem versão para quem usa Windows XP o similar gratuito do Word.
    O Openoffice não tem opção de hifenização, então é uma luta conseguir escrever e viver disso com recursos gratuitos o negócio é pagar mesmo, a não ser que alguém de boa vontade e fé dê uma luz!

    1. Oi Clovis! Não entendi direito o comentário…

      Falando agora como autor, eu sempre escrevi usando o Word e nunca tive problemas de hifenização… Será que não é alguma questão de configuração do seu editor de texto?

Deixe uma resposta para Labi Mendonça Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *