bandeira-do-brasil

Proclamação da República: 5 livros para ler em novembro

Há muitos e muitos anos os cafeicultores do Oeste Paulista uniram-se aos militares e apoiaram o golpe que deu origem à República Brasileira. Marechal Deodoro foi, então, eleito indiretamente como o primeiro presidente do Brasil.

De 1989 pra cá, muita coisa aconteceu: renúncias, golpe militar, ditadura, ex-presidente preso, impeachment, corrupção e um desgoverno que se parece muito mais com um seriado do Netflix do que com a realidade.

Vivemos tempos distópicos e estamos cada vez mais desinformados (mesmo com informações circulando cada vez mais rápido). Mais um motivo para conhecer a história do nosso país e investigar o passado da democracia, buscando aprendizados e evitando que o passado se repita.

Por isso, em comemoração ao Dia da Proclamação da República (15 de novembro), preparamos uma lista de livros sobre o tema, publicados aqui no Clube de Autores. Confira!

5 livros sobre a república brasileira:

1. Estrutura Política na República

Autora: Gisele Finatti Baraglio
Sinopse: Para efetivamente analisar as práticas políticas preconizadas durante a República Velha (1889-1930) suas estruturas político, legislativa, não apenas sob a ótica econômica, embora não se possa furtar ao tema, e assim tentar reconhecer seus vestígios com o atual contexto político do Brasil, enfocando também a redemocratização do sistema político (1986 – 2012).

2. A República Velha

Autor: Frâncio Gosling Silva Mendonça
Sinopse: Denomina-se República Velha o período que vai da Proclamação da República (1889) à Revolução de (1930), À primeira parte desse período (1889-1894) dá-se o nome de República da Espada, em virtude de o governo presidencial encontrar-se nas mãos de militares (Deodoro e Floriano) marechais. E a partir de 1984, com a eleição de Prudente de Morais, temos o inicio da República das oligarquias, que durou até 1930, onde a maioria dos presidentes e demais políticos estavam ligados à monocultura do café.

3. Brasil: República Federativa

Autor: Israel Foguel
Sinopse: (…) A história da República Brasileira iniciou-se em 1889 com a Proclamação da República e acompanhou todo o período posterior, até o século XXI. A difusão dos ideais republicanos remonta ao período colonial, como durante a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, no final do século XVIII.
República é uma palavra que descreve uma forma de governo em que o Chefe de Estado é eleito pelos representantes dos cidadãos ou pelos próprios cidadãos, e exerce a sua função durante um tempo limitado. Esta palavra deriva do latim “res publica”, expressão que pode ser traduzida como “assunto público”.
Neste livro vamos apresentar o início da república bem como a história de todos os 38 presidentes que o Brasil já teve dentro desta forma de governo.

4. O indígena na República Velha: as instituições de “proteção” no Rio Grande do Sul

Autor: Darni Pillar Bagolin
Sinopse: (…) Esta obra partiu de um trabalho feito com muita dedicação e empenho durante o curso de mestrado em História pelo PPGH – Programa de Pós-Graduação de História da UPF, Universidade de Passo Fundo, sob a orientação concluída em 2009 pelo Prof. Dr. Tau Golin e posteriormente determinadas passagens dessa dissertação deram origem como coautor, á um capítulo no livro Fazendo História Regional, com autores de diversas temáticas, através da Editora Méritos possibilitado por Charles Pimentel e equipe docente do curso na época.

5. Brasil: Colônia, Império e República

Com uma história que já perdura por mais de cinco séculos, o Brasil esbanja uma variedade geográfica e cultural riquíssima, hoje em dia, muito por conta de todos os capítulos que já foram contados e registrados. (…)

Através deste livro você faz um retorno a todos estes momentos históricos, com a biografia daqueles que estiveram no poder do Brasil, tanto no império quanto na república.

De 1500 até o impeachment de Dilma Rousself no dia 31 de agosto de 2016 (por 61 votos a favor e 20 votos contra).

E aí, o que achou das sugestões? Conta pra gente nos comentários! :)

Confira os artigos relacionados:

A importância da representatividade na literatura infantil
5 livros para entender o racismo no Brasil
5 livros LGBTI incríveis

banner-saiba-como-publicar-um-livro
Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *