foto-de-pagina-com-texto-escrito-a-mao-em-letra-cursiva

O que é subtexto e como utilizar este recurso?

É possível escrever bons textos sem conhecer as palavrinhas complicadas da literatura. Mas é ainda mais interessante colocar a escrita em prática sabendo exatamente como brincar com as palavras. Para escrever, afinal, também é necessário estudo, disciplina e vontade de aprender.

Entre essas palavras pouco óbvias que fazem parte do universo dos livros está o subtexto. E é sobre ele que falaremos neste texto! :)

O que é subtexto?

É o conteúdo que fica nas entrelinhas. Enquanto o texto é tudo o que está escrito, o subtexto é composto pelas emoções, sentimentos e pensamentos escondidos na narrativa – e percebidos através de ações dos personagens ou descrições da cena.

Exemplo de subtexto:

“A caravana começou a viajar dia e noite. A toda hora apareciam os mensageiros encapuzados, e o cameleiro – que havia se tornado amigo do rapaz – explicou que a guerra entre os clãs havia começado. Teriam muita sorte se conseguissem chegar ao oásis.

Os animais estavam exaustos e os homens, cada vez mais silenciosos. O silêncio era mais terrívei na parte da noite quando um simples relincho de camelo – que antes não passava de um relincho de camelo – agora assustava a todos e podia ser um sinal de invação.”

O trecho acima é parte da famosa obra de Paulo Coelho, O Alquimista. Nos dois parágrafos o autor não menciona o medo da guerra ou a vigilância constante de quem atravessava o deserto – mas é possível reconhecê-los no susto com o relincho dos animais e na exaustão dos homens.

Como utilizar o subtexto para enriquecer suas histórias?

O leitor não é passivo. Ele interpreta tudo o que está escrito a partir de suas próprias experiências e sentimentos e, por isso, também não é necessário traduzir certas coisas em palavras – as vezes, a genialidade está justamente na conclusão que o leitor terá a partir do texto. E se você der todas as pistas, ele é capaz de chegar lá sozinho, fique tranquilo.

Por exemplo, ao descrever um parque de diversões como agitado, ensolarado, lotado de crianças correndo e brincando, não é necessário dizer que o lugar parece feliz. A simples descrição da cena é suficiente para conduzir o leitor até esta conclusão. Por isso, ao escrever seu livro, lembre-se de pedir ajuda para outras pessoas com uma leitura crítica – assim você saberá como alguém de fora interpretará tudo o que você planejou.

E você? Tem outras dicas para utilizar o subtexto em histórias? Deixe um comentário abaixo :)

Artigos relacionados:

Como criar diálogos realistas para seu livro?
1Q84 e a anulação da Lei de Tchekhov

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *