Um novo primeiro capítulo

Nem todos estamos sempre na mesma página, claro. Depois que fiz o post da última sexta, em que arriscava uma tímida comemoração por estarmos virando uma página turbulenta em nossa história, recebi alguns comentários de escritores dizendo que, para eles, tudo ainda permanecia da mesma forma, na inquietude desanimada de quem está preso no meio de uma história cuja trama cresceu para além do controle da caneta.

Em casos assim eu costumo seguir uma regra própria, muito pessoal: recomeçar. Às vezes, ao menos no meu caso, há realmente situações em que as histórias que estamos desenhando – seja para nossos personagens ou para nós mesmos – simplesmente fogem do controle. Recuperá-las é inútil: histórias, quando revoltam-se em vida própria, desenvolvem uma espécie de anarquia impossível de ser domada.

O que fazer, então? Esquecê-las. Ignorá-las. Deixá-las seguir os seus próprios caminhos rumo à auto-aniquilação.

Se as tramas em que estivermos envolvida se pegarem tensas demais, vale mais à pena virar a página e pensar em uma nova história, do zero.

Vale mais à pena abandonar qualquer expectativa quanto a elas.

Vale orfanizar os nossos próprios personagens.

Vale partir para crer que qualquer fio de expectativa ao qual se estiver preso seja apenas uma miragem, uma alucinação fruto do desespero de um escritor que não suporta a perda da história que estava tão zelosamente desenhando para o seu futuro.

Vale jogar tudo no lixo, criar novos cenários, novos enredos e novos personagens.

E começar um novo primeiro capítulo.

controlled-chaos-for-innovation

 

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Um comentário em “Um novo primeiro capítulo

  1. Bom dia, quando se quer escrever um livro, o mais complicado, pelo menos, para mim, é o começo. Como devo começar as primeiras linhas, que dará vida ao meu texto, até o final da trama. Na vida, o recomeço também é uma fase difícil, já que teremos que deixar tudo o que se viveu até aquele momento da vida para trás, e olhar para frente, sabendo que os desafios serão deveras mais complicados. Mas, ainda bem que temos a chance de recomeçar, a vida nos proporciona esta dádiva. Ruim seria se não tivéssemos a oportunidade de recomeço, estaríamos aniquilado. O Brasil esta passando por mudanças profundas, e todas as mudanças provoca um desconforto, já que sai da rotina e da acomodação. Muitos superam esta fase facilmente, mas todavia, outras demoram uma eternidade para acompanhar as mudanças em sua volta. Creio que o Brasil por mais que tenha contendas entre algumas pessoas, sairá mais forte e unido, para que possamos recomeçar de forma que o passado seja o exemplo, do que não se deve fazer no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *