No ano passado, o prêmio Jabuti foi centro de uma discussão nada bem-vinda que acabou gerando de boicotes e protestos que atingiram não apenas a organização, mas principalmente os vencedores e o público leitor (veja post clicando aqui).
Agindo com velocidade, a organização do Jabuti alterou as suas regras se adaptando aos novos tempos. A partir de agora, não serão mais 3 vencedores por categoria, mas apenas um. Essa mudança, por si só, já elimina pela raiz problemas como os que ocorreram na edição passada.
Mas há mais coisas. O valor do prêmio subiu, indo de R$ 123 mil para R$ 147 mil, e 8 novas categorias foram inseridas (incluindo “ilustração”, “Gastronomia” e “Turismo & Hotelaria”.
Para se inscrever, basta que o autor tenha uma obra publicada no ano de 2010, seguindo o regulamento e preenchendo o formulário no próprio site.
As inscrições vão até o dia 31 de maio – e já temos notícias de alguns títulos do Clube que devem concorrer!
Quem quiser participar e competir pelo maior prêmio da literatura nacional pode saber mais informações clicando aqui ou acessando diretamente o endereço http://cbl.org.br/jabuti/
E boa sorte a todos!
Um dia eu chego lá!
O q/ assusta a todos nós é a boataria verdadeira ou não que circulou ano passado.
A pressão das grandes editoras para premiar seus escolhidos.
Como ter certeza que a premiação será justa?
Oi Miriam.
O Jabuti tem uma história longa – e o episódio do ano passado, verdade seja dita, foi mais uma disputa política sobre resultados que seguiram à risca o regulamento do prêmio.
No final das contas, acabou-se gerando uma discussão sobre o regulamento, sendo que quem perdeu ficou criticando severamente quem ganhou (apesar de todos os inscritos terem concordado com as regras antes de participar).
O Jabuti fez o seu papel e alterou o regulamento para evitar novas polêmicas já a partir dessa edição. Mais rápidos eles não poderiam ter sidos e, ao menos na nossa opinião, o nome do prêmio e a sua credibilidade permanecem preservados.
Ainda um dos premios mais importantes da Literatura Brasileira! Um sonho para todo escritor nacional.