Qual a relação do brasileiro com o livro?
Muito se fala sobre o leitor brasileiro. Diz-se que ele é escasso, que lê pouco, que é ignorante etc. e tal. O brasileiro tem dentro de si, quase como um traço cultural inerente à sua cidadania, esse pessimismo em relação a si mesmo, esse senso de inferiorização que por vezes nos cega para uma realidade que costuma ser melhor do que a que cismamos em crer.
Fatos práticos
A última pesquisa Retratos da Leitura, de 2016, revelou alguns dados esclarecedores. Reforço que essa pesquisa foi de 2016 e que, da mesma forma que ela vem mostrando uma evolução grande nos hábitos de leitura dos brasileiros, é bem provável que sua próxima edição, prometida para 2020, confirme isso.
Ainda assim, foquemo-nos nos dados que temos:
- Cerca de metade da população bruta do Brasil é feita de leitores: somos 104,7 milhões de pessoas
- Na média, o leitor brasileiro lê (parcial ou completamente) 2,54 livros a cada trimestre
- 77% afirma querer ler mais
- 94% dos leitores preferem livros impressos a digitais
Distribuição geográfica
A mesma pesquisa distribuiu o leitor brasileiro por gênero e região, como pode ser visto abaixo. Nenhuma surpresa aqui: de certa maneira, a distribuição segue a densidade populacional e educacional do Brasil:
Onde o brasileio compra?
De acordo com a mesma pesquisa Retratos da Leitura de 2016, a compra é absolutamente distribuída. Aqui cabe uma observação importante: de 2016 para 2019, é natural se supor que a participação da Internet tenha crescido de maneira determinante. Dito isso, os dados existentes são:
O que mais influencia a compra?
Outra pesquisa, a SNEL & Nielsen Bookscan de 2018, apontou os seguintes itens como grandes influenciadores de compra:
E o preço do livro?
Perceba que o preço do livro é apenas o quinto fator de maior influência, em grande parte porque a maioria efetivamente oscila em torno da média. E qual é ela? No Brasil, um livro custa, em média, R$ 44,47. Saiba como estipular o preço do seu livro aqui.
O que isso tudo quer dizer para você, autor independente?
Em uma frase: que o espaço está mais que aberto para você e para os seus livros.
Ou, colocando de maneira mais simples:
- Há muito, muito leitor no Brasil. Isso também significa que há mercado para você – desde que você saiba atacá-lo. E atacá-lo inclui construir um livro tecnicamente bem acabado, em todos os aspectos.
- Livro digital é fantástico – mas se prender a esse formato é, colocando de uma maneira simples, pouco inteligente. Publique seu livro de forma impressa e digital – priorizando o impresso, que é a preferência do consumidor.
- Busque uma distribuição ampla. Nesse sentido, publicar aqui no Clube de Autores é uma excelente alternativa: além de gratuito, garante distribuição pelas maiores livrarias do país e evita que você fique preso apenas a uma loja (algo obviamente pouco eficiente).
- Preço é importante, mas não é tudo. Aliás, é o quinto fator mais importante. Trabalhe todos os outros em seu livro – incluindo a estratégia de divulgação – para que tenha uma obra que apele bem ao público.
Há, claro, mais uma série de conclusões que você pode tirar dessas pesquisas – mas apenas essas citadas aqui já abrem espaço para muito trabalho e muitos resultados.
O que você deve fazer agora? Publicar o seu livro, claro!
Acredito que a educação básica não dar muita atenção para estimular a leitura.
Pode até ser, Rafael… mas a educação sempre tem dois lado: a escola e a família. Se a família fizer o seu papel e incentivar a leitura desde cedo, novos leitores serão formados de monte!
A leitura é muito mal distribuida pelo nosso pais.
Na verdade, Luiz, a educação como um todo é que é mal distribuída. A leitura apenas segue o seu padrão…