narrador-cda

Tipos de narrador: descubra quais são as três pessoas de uma história

A escolha do narrador é uma das escolhas essenciais que um autor precisa ter ao planejar uma história. Esse elemento central da narrativa define como a história será transmitida ao leitor, influenciando o tom, a profundidade e até mesmo a conexão emocional com os personagens. Mas quais são os tipos de narrador, e como escolher o mais adequado para o seu enredo?

Neste blogpost, explicarei o que é um narrador, os tipos principais e também suas características. Ao final, daremos dicas práticas para ajudar você a escolher o narrador ideal para sua história. Boa leitura!

O que é o narrador?

O narrador é o “voz” da história, o elemento que conta o que acontece, guiando o leitor pelo enredo. Ele pode ter um papel ativo ou passivo na trama, pode estar próximo ou distante dos personagens, e sua visão sobre os acontecimentos pode influenciar profundamente o entendimento do leitor sobre os eventos narrados.

A escolha do tipo de narrador impacta diretamente como o leitor percebe a narrativa, sendo uma ferramenta poderosa para criar emoções, suspense e até mesmo reviravoltas.

Os três tipos principais de narrador

narrador-cda

Existem três tipos de narrador principais, definidos pela pessoa gramatical: primeira, segunda e terceira pessoa. Vamos entender melhor cada um deles e os tipos de história para os quais são mais indicados.

Narrador em primeira pessoa

O narrador em primeira pessoa participa diretamente da história e narra os acontecimentos a partir de seu ponto de vista. Ele usa a voz “eu” ou “nós” e oferece uma perspectiva subjetiva, cheia de impressões pessoais, lembranças e emoções.

Esse tipo de narrador é indicado para histórias onde o autor deseja uma conexão íntima entre o personagem principal e o leitor. Ele traz o leitor para dentro dos pensamentos e sentimentos do personagem, criando uma relação de empatia e envolvimento emocional.

Contudo, essa abordagem limita o que o leitor sabe sobre o mundo e os outros personagens da história.

Para entender mais sobre gêneros literários, acesse este artigo do nosso blog: Gêneros Literários: aprenda os conceitos, estilos e características

Narrador em segunda pessoa

No narrador em segunda pessoa, o protagonista é “você” – o leitor, que se torna parte da história. Esse tipo de narração é raro, mas pode ser poderoso em histórias onde o autor deseja que o leitor sinta que está vivenciando a trama diretamente. Ao utilizar o “você”, o autor cria uma sensação de proximidade e envolvimento imediato, fazendo com que o leitor se sinta o personagem principal da história.

É mais indicado para autores mais experientes em narrativas que buscam surpreender ou envolver o leitor de uma maneira incomum.

Narrador em terceira pessoa

O narrador em terceira pessoa narra a história de forma mais distanciada, usando pronomes como “ele”, “ela” ou “eles”. Esse narrador pode ser onisciente, tendo acesso a todos os pensamentos e sentimentos dos personagens, ou pode ser limitado, conhecendo apenas a mente de um personagem específico.

A terceira pessoa é a mais utilizada na literatura por oferecer flexibilidade. Ela permite que o autor explore múltiplos personagens e eventos sem as limitações do ponto de vista do narrador em primeira pessoa. O narrador onisciente oferece uma visão ampla, enquanto o narrador limitado permite uma exploração mais focada, porém, ainda detalhada, de um único personagem.

Como escolher o tipo de narrador para sua história

Escolher o narrador ideal pode ser um desafio para os escritores, mas aqui estão algumas dicas para ajudar na escolha:

Considere a conexão que deseja criar com o leitor

• Primeira pessoa é ideal para histórias que exigem proximidade e empatia com o personagem principal.
  • Terceira pessoa onisciente ou limitada pode ser melhor para histórias com múltiplos personagens e tramas complexas.

Analise a complexidade da trama

• Se sua história envolve várias subtramas, conflitos e pontos de vista, a terceira pessoa onisciente pode ser a melhor opção.
  • Para histórias mais lineares e focadas em um personagem, a primeira pessoa pode proporcionar profundidade e intimidade.

Avalie o gênero literário

• Histórias de suspense, mistério e thrillers muitas vezes funcionam bem com terceira pessoa limitada para manter o suspense.
  • Narrativas introspectivas e dramas pessoais geralmente se beneficiam de um narrador em primeira pessoa.

Pense no que o leitor deve saber

• Se o leitor precisar de acesso ilimitado a informações sobre o enredo, a terceira pessoa onisciente é uma escolha inteligente.
  • Caso queira limitar as informações e criar uma surpresa, primeira pessoa ou terceira pessoa limitada são indicadas.

Conclusão

O narrador é uma peça-chave no desenvolvimento de qualquer história, influenciando como o enredo será transmitido e como o leitor se conectará com os personagens. A escolha do tipo certo de narrador depende da intenção do autor, do gênero da história e da profundidade da experiência emocional que deseja criar para o leitor.

Lembre-se: não existe uma escolha “certa” ou “errada” – existe a escolha que melhor atende aos seus objetivos com a sua história. Ao considerar esses pontos, você estará mais preparado para escolher o narrador para sua narrativa, criando uma experiência de leitura envolvente e inesquecível.

Publique sua história no Clube de Autores

No Clube de Autores, a maior plataforma de autopublicação para escritores independentes, suas histórias podem alcançar o mundo com nossa distribuição internacional. Faça parte de nossa comunidade de mais de 70 mil autores e 100 mil livros publicados.

Publique seu livro gratuitamente clicando AQUI e inicie sua carreira literária agora. Estamos esperando sua nova história! Compartilhe o que achou do texto de hoje e até a breve.