personagem-narrador

Personagem e narrador: entenda sobre esses elementos da narrativa

Um dos maiores desafios enfrentados pelos escritores é estabelecer e manter uma conexão envolvente entre sua narrativa e o leitor. Além de uma boa escrita, uma premissa interessante, fluência na narrativa e até mesmo uma capa cativante são apenas alguns dos fatores que levam o leitor a percorrer até o final da obra.

Conversamos anteriormente sobre os elementos da narrativa, que podem ser comparados aos ingredientes necessários para fazer um bolo. Se o confeiteiro cometer um erro com o açúcar, o bolo não terá um sabor agradável. Se ele esquecer de adicionar o fermento, o bolo não crescerá e, consequentemente, não despertará o interesse do cliente. Da mesma forma, isso se aplica à criação de livros. Se o escritor não acertar no desenvolvimento de sua narrativa, é provável que resulte em leitores insatisfeitos.

Leia: Narrativa: entenda quais são os elementos e quando usá-los

Hoje, vamos aprofundar-nos em dois elementos fundamentais da narrativa: personagens e narrador.

De um lado, temos os personagens, aqueles que guiam as histórias, estabelecem laços, se envolvem em conflitos com a capacidade de enriquecer a imaginação do leitor. Por outro lado, temos o narrador, o elo, a conexão que liga as palavras no papel ao leitor. Tanto os personagens quanto o narrador devem ser considerados em conjunto, e é exatamente isso que este artigo abordará.

Prepare-se para aprender sobre o que são esses elementos e como desenvolver tanto os personagens quanto o narrador de sua história de maneira eficaz. Desejamos a você uma ótima leitura!

Elementos da narrativa: quais são?

Antes de detalharmos personagem e narrador, recapitulemos quais são os elementos da narrativa.

  • Enredo: é a composição dos fatos, acontecimentos e quais as ligações entre eles e que ainda conta as ações de todos os personagens. No enredo, estão envolvidos outros elementos da narrativa, como o tempo e espaço.
  • Ação: É tudo feito pelos personagens na história. Não só atos e movimentos, mas também falas e pensamentos.
  • Tempo: é o desenrolar da história. Nem sempre o tempo é linear e fácil de ser compreendido. Portanto, existem dois “tempos” possíveis: cronológico e psicológico.
  • Espaço: é o ambiente onde se passa a história. O espaço é um elemento importante ao ter caráter formador dos personagens.  Esse ambiente pode ser o lugar socioeconômico, religioso, moral, psicológico e social onde as coisas acontecem na história
  • Narrador: é o principal elemento da narrativa. Afinal, ele é o responsável por transmitir tudo o que foi pensado pelo escritor para o leitor.
  • Personagem: podem ser reais ou fictícios e não precisam ser sempre seres humanos.

Que tal conhecer o nosso simulador de publicação? Basta clicar AQUI para dar partida no sonho do livro publicado.


Personagem: o que é e como criá-los

Os personagens são as “almas” da história, proporcionando aos leitores uma janela para o mundo fictício que você está construindo. Aqui está uma visão geral sobre o que é um personagem e como criar um que ressoe com os leitores:

Um personagem é uma entidade ficcional com características distintas, personalidade e motivações próprias. Eles podem ser heróis, vilões, coadjuvantes ou qualquer combinação entre esses arquétipos. Cada personagem contribui para o enredo, adicionando profundidade e emoção à narrativa.

Como criar um personagem memorável

Desenvolva uma identidade única 

Dê ao seu personagem características físicas e emocionais distintas. Essas peculiaridades tornam o personagem facilmente identificável e evocam uma conexão emocional nos leitores.

Crie uma história de fundo 

Explore o passado do personagem. Suas experiências, traumas e triunfos moldam sua personalidade e motivações presentes. Isso também ajuda a entender suas ações na trama.

Defina objetivos e conflitos 

Um personagem cativante tem objetivos claros e enfrenta desafios significativos. Conflitos internos (emocionais) e externos (com outros personagens ou circunstâncias) criam tensão e desenvolvimento ao longo da história.

Voz e diálogo distintos 

A maneira como um personagem fala revela muito sobre sua personalidade. Desenvolva um estilo de diálogo único, refletindo seus traços distintos e origem.

Relacionamentos e interações 

Como um personagem se relaciona com outros na história influencia a dinâmica e a evolução da trama. Relações complexas podem adicionar camadas emocionais à narrativa.

Mudança e crescimento 

Ao longo da história, permita que o personagem evolua. O crescimento pessoal, mesmo em pequenas quantidades, torna a jornada mais envolvente e realista.

Pontos fortes e fraquezas 

Nenhum personagem é perfeito. Dê ao seu protagonista fraquezas e ao seu antagonista pontos fortes. Isso torna o conflito mais crível e cativante.

Contexto cultural e social 

Considere o ambiente cultural e social do seu personagem. Isso influencia suas crenças, valores e comportamentos.

Desafie as expectativas 

Subverta estereótipos e crie personagens que surpreendam os leitores. Personagens complexos são mais interessantes e realistas.

Mostre, não conte 

Em vez de simplesmente descrever seus personagens, revele seus traços por meio de ações, pensamentos e interações.

Crie uma ficha de personagem

Por fim, organize toda a criação do seu personagem em uma “ficha”, que pode ser um documento no computador ou, literalmente, uma ficha de papel. Assim, sempre se lembrará de quem é o seu personagem.

Leia para aprender a criar uma ficha de personagem: Como criar personagens para uma história de ficção?

Ao criar um personagem que seja autêntico e emocionalmente envolvente, você cativará os leitores e os fará investir profundamente na jornada que você está prestes a contar. Lembre-se de que a profundidade dos personagens é muitas vezes o que diferencia uma narrativa memorável de uma comum.


Prepare a publicação do seu livro, acesse o nosso blog: Como preparar um livro para ser publicado no Clube de Autores? | Blog Clube de Autores


Narrador: quais são e suas características

Sem muita enrolação, podemos afirmar que o narrador é a voz que guia os leitores através do mundo imaginário que você construiu, compartilhando informações, pensamentos e emoções. Ele é o fio condutor que conecta os eventos e os personagens, fornecendo uma perspectiva única sobre a história. 

Ele pode ser um observador externo, um personagem central, ou até mesmo um participante ativo nos eventos narrados. A escolha do tipo de narrador tem um impacto significativo na forma como a história é percebida e experimentada pelos leitores.

Como o narrador molda a narrativa

Ponto de vista e foco narrativo 

O narrador determina o ponto de vista a partir do qual a história é contada. Pode ser primeira pessoa (um personagem narra usando “eu”), segunda pessoa (usando “você”) ou terceira pessoa (observador externo usando “ele/ela”). Cada ponto de vista oferece uma perspectiva única sobre os eventos e as emoções dos personagens.

Nível de conhecimento 

O narrador também controla o acesso dos leitores às informações. Um narrador onisciente tem conhecimento completo dos pensamentos e sentimentos de todos os personagens, enquanto um narrador limitado compartilha apenas o que um personagem específico sabe e sente.

Credibilidade e subjetividade 

A personalidade do narrador influencia a credibilidade da história. Um narrador confiável e imparcial pode dar uma sensação de objetividade, enquanto um narrador parcial ou pouco confiável pode criar dúvidas e mistérios.

Tom e estilo

A escolha das palavras, o estilo de escrita e o tom do narrador estabelecem o clima da história. Um narrador cômico pode infundir humor, enquanto um narrador melancólico pode evocar emoções mais profundas.

Interação com os personagens 

Dependendo do tipo de narrador, ele pode interagir diretamente com os personagens, influenciando suas ações ou até mesmo se tornando parte da história. Essa interação afeta os eventos e as relações na trama.

Controle da informação 

O narrador consegue revelar ou ocultar informações estratégicas. Isso pode criar suspense, surpresas e reviravoltas emocionantes.

Engajamento emocional 

O narrador pode se conectar emocionalmente com os leitores, oferecendo introspecções profundas sobre os personagens e criando empatia com suas lutas e triunfos.

Estilo de narração

A maneira como o narrador conta a história pode variar de direto e descritivo a poético e metafórico. Esse estilo impacta o envolvimento dos leitores na trama.

Foco narrativo

O narrador pode focar em aspectos específicos da história, destacando temas, simbolismo ou relações entre os personagens.

Identidade do narrador 

A revelação da identidade do narrador (caso não seja óbvia desde o início) pode ter um impacto significativo na interpretação global da narrativa.

Em suma, a escolha cuidadosa do narrador desencadeia uma série de efeitos na narrativa, determinando como a história é percebida, sentida e compreendida. 

Publique no Clube de Autores

Agora que você já sabe mais sobre os principais elementos de uma narrativa, que tal dar vida aos seu livro?

O Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação para autores lusófonos no mundo. Junte-se à nossa comunidade, que já conta com mais de 60 mil autores e mais de 90 mil livros publicados. Isso representa mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2022.

Publique o seu livro conosco gratuitamente clicando AQUI e dê o passo mais importante da sua carreira literária. Comente aqui abaixo o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *