livros-de-negocios-e-empreendedorismo-que-vao-te-impactar

5 livros de negócios e empreendedorismo que vão te impactar

No mundo acelerado dos negócios e do empreendedorismo, o conhecimento é mais do que uma ferramenta; é um motor de inovação e sucesso. Diante disso, os livros se apresentam como chaves que abrem portas para novas ideias, estratégias aprimoradas e histórias de fracassos que ensinam tanto quanto os sucessos. Neste texto, exploraremos 5 livros de negócios e empreendedorismo essenciais publicados no Clube de Autores que não apenas enriquecerão sua mente, mas também impactarão profundamente sua jornada profissional.

Além das sugestões, exploraremos o porquê a leitura de livros destes gêneros podem ser importantes para você, além de darmos dicas valiosas sobre como criar ou ampliar o hábito da leitura. Aproveite o texto e boa leitura!

Por que os livros de negócios e empreendedorismo são importantes

Os livros de negócios e empreendedorismo oferecem muito mais do que apenas teorias e conceitos; eles são uma fonte inestimável de insights práticos e experiências vividas. Eles permitem que você explore as boas práticas dos empresários mais bem-sucedidos, aprenda com seus erros e aplique seus ensinamentos em seu próprio caminho. 

Essa troca de conhecimento pode acelerar seu crescimento, ajudá-lo a evitar armadilhas comuns e inspirá-lo a inovar. Em um mundo onde a única constante é a mudança, estar bem informado e adaptável é crucial para qualquer um que deseje deixar sua marca no universo dos negócios.

5 livros de negócios e empreendedorismo publicados no Clube de Autores

Agora, vamos para a seleção de livros sobre essas temáticas.

1. “Eu sou! Empresas humanizadas”, de Mauro Cardoso

empresas-humanizadas-livros-de-negócios

O livro versa sobre a atual crise humana com foco no contexto das organizações, e disponibiliza Programas de Qualidade Sistematizados em Desenvolvimento Humano-Profissional, exclusivos, inovadores e de fácil aplicação, orientados pela Psicologia Positiva Organizacional e pela Neurociência, para estabelecer culturas de segurança psicológica, bem-estar emocional e alto desempenho, junto às suas lideranças e equipes de trabalho.

As intervenções sugeridas nos Programas de Qualidade encontram sustentação em vasta literatura científica, tais como: “Intervenções com Forças de Caráter” (Ryan Niemiec); “Avaliação em Psicologia Positiva” (Claudio Hutz); “Empresas que Curam” (Raj Sisodia e Michael Gelg) e “Felicidade Autêntica” (Martin Seligman), sendo este último, Presidente da American Psychological Association (1992 a 1998), considerado “Pai” da Psicologia Positiva.

Conheça o livro do Mauro Cardoso

2. “Enriquecer é Questão de Lógica”, de Tárcio Araújo

enriquecer-questao-de-logica-livros-de-negócios

Ter ambição não quer dizer que você seja uma pessoa má, ambição é um sentimento de motivação veemente de alcançar um determinado objetivo, é ter pretensão e ousadia para conseguir aquilo que se quer.

“Reuni grandes ensinamentos que aprendi ao longo de minha vida onde tive que estudar anos num propósito de enriquecer e poder ajudar minha família e a outras pessoas.

Sempre fui sincero pra mim mesmo e nunca escondi que sempre fui ambicioso, pois vejo muitas pessoas que não tocam no assunto sobre dinheiro como se dinheiro fosse uma coisa impossível de se conseguir, até que no começo de minha vida quando criança também achava, já que vejo as pessoas reclamando que a vida é difícil e que estão sempre na correria do dia a dia, e vejo isso desde criança, mas hoje tenho certeza que ganhar muita grana é questão de lógica, basta você ter os conhecimentos certos”.

Conheça o livro do Tácio Araújo


Para entender mais sobre gêneros literários, acesse este artigo do nosso blog: Gêneros Literários: aprenda os conceitos, estilos e características


3. Marketing de gente: o marketing pessoal como suporte para o principal ativo das empresas”, de Mário Persona

marketing-de-gente-livros-de-negócios

Marketing de gente é uma coletânea de crônicas que fazem você viajar por conceitos essenciais a qualquer carreira de sucesso: marketing pessoal, gestão de carreira, inovação e criatividade, aprendizado contínuo, novas oportunidades e muito mais.

Mas não espere por fórmulas mágicas. As respostas você irá garimpar nas linhas e entrelinhas do estilo ousado, poético e irreverente de Mario Persona, tratando do que há de melhor dentro e fora das empresas: gente.

O diferencial de um negócio está nas pessoas que conquistam, encantam e criam relacionamentos permanentes. São elas que transformam uma história de criatividade e paixão numa marca de sucesso. É disso que trata Marketing de gente. Na forma e no conteúdo.

Conheça o livro do Mário Persona

4. “Técnicas para Organização de Ideias”, de Everaldo Pereira e Décio Lira

tecnicas-organizacao-ideias-livros-de-negócios

Organizado em 4 tópicos – Ideias Organizadoras, Objetos Organizadores, Ferramentas Organizadoras e Formatação Organizadora – o livro reúne diversas técnicas de organização de ideias. Com uma linguagem e ilustrações simples, é destinado prioritariamente aos estudantes de graduação.

As diversas técnicas contidas neste trabalho procuram “clarear” o caminho de quem não consegue organizar e comunicar suas ideias. Não é um receituário de bolo, cujo resultado é sempre o mesmo. Até mesmo porque culinária criativa é bem diferente disso. Basta observar os grandes chefs que, a partir de uma receita simples, criam maravilhas ao adicionar um toque inovador e pessoal.

A ideia aqui é que o leitor possa utilizá-lo para ampliar sua capacidade de pensar e de se organizar. Você verá inicialmente ideias que organizam o pensamento; objetos que facilitam organizar materialmente esse pensamento; ferramentas que ampliam, formatam e tornam visualmente claro esse pensamento; e como se pode formatar um trabalho longo para que ele comunique claramente esse pensamento.

Conheça o livro do Everaldo Pereira e Décio Lira

5. “Gestão de pessoas: uma análise estratégica”, de Cláudio Henrique e Fábio Augusto

gestão-de-pessoas-livros-de-negócios

O descaso com as práticas e cuidados da Gestão de Pessoas é um problema sério para a consolidação de uma empresa, seja ela de qualquer segmento. As atividades de um gestor vão além da administração de recursos materiais e financeiros, necessitando da constante atualização de seus conhecimentos e aperfeiçoamento de suas habilidades. 

Exige mais do que conhecimentos específicos e habilidades técnicas, mas a incorporação de papéis relacionados às atividades de gestão.

Esse material aspira mostrar as novas características e o novo perfil dessa área de atividade, e os papéis desempenhados por seus profissionais.

Conheça o livro do Cláudio Henrique e Fábio Augusto

Dicas para melhorar o hábito de leitura

Desenvolver e manter o hábito de leitura pode ser um desafio, especialmente com as inúmeras distrações da vida moderna. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a integrar a leitura à sua rotina diária:

  • Estabeleça metas de leitura claras: Defina quantos livros você deseja ler por mês ou ano e quebre isso em metas menores, como páginas ou capítulos por dia. No entanto, não comece com uma meta ousada, de difícil cumprimento. Como bom metas e vá aumentando gradativamente.
  • Tenha um ambiente de leitura aconchegante: Encontre um espaço tranquilo onde você possa se concentrar, longe de distrações tecnológicas. Ambientes silenciosos e com entrada de luz natural costumam ser favoráveis à leitura.
  • Aproveite os momentos livres: Carregue um livro (ou e-book) com você para ler nos momentos de espera ou durante o trajeto. Pequenos intervalos podem auxiliar após um livro, permitindo ficar conectado com a história do livro.
  • Diversifique seus temas: Embora estejamos focando em negócios e empreendedorismo, ler sobre diferentes assuntos pode reacender seu entusiasmo pela leitura.
  • Participe de grupos de leitura: Trocar impressões sobre suas leituras com outras pessoas pode enriquecer sua experiência e motivá-lo a ler mais. 

Conclusão

Os livros de negócios e empreendedorismo são mais do que simples compilações de conhecimento; eles são companheiros na jornada para o sucesso. Ao dedicar tempo para explorar essas obras, você não apenas adquire novas habilidades e insights, mas também se inspira a pensar de forma diferente e a superar os desafios com criatividade. 

Por mais que você não tenha (e nem pretenda ter), uma empresa, os ensinamentos dos livros citados acima podem ajudar no desenvolvimento pessoal e na gestão da vida financeira, além de auxiliar com insights sobre comportamento pessoal.

As dicas fornecidas para melhorar o hábito de leitura são passos simples, mas eficazes, para garantir que a leitura se torne parte integral de sua vida. Ao embarcar nesta jornada literária, lembre-se de que cada livro tem o potencial de transformar não apenas como você conduz seus negócios, mas também a maneira como você vê o mundo.

Apresentamos a Aila, IA do Clube de Autores

Aila, a pioneira agente literária equipada com inteligência artificial!

Criada pelo Clube de Autores, a Aila é uma assistente virtual avançada que oferece suporte especializado em publicação, distribuição, marketing e outras questões.

Acesse seu portal do autor e experimente a Aila hoje. Descubra como ela pode tornar sua jornada como autor mais simples, eficiente e prazerosa.

Estamos aqui para ajudar em todas as etapas do caminho dos autores independentes.

Comente aqui o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura.

2 comentários em “5 livros de negócios e empreendedorismo que vão te impactar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *