Como transformar livros em start-ups de sucesso

O Clube de Autores é, por óbvio, essencialmente composto por escritores. É o que fazem as dezenas e dezenas de milhares de pessoas parte do nosso círculo: contam histórias. Dão à luz universos. Parem personagens. Destrincham e detalham crenças, fés, métodos, técnicas, pensamentos. 

Todos gostamos de criar. Não fosse assim, dificilmente estaríamos por aqui publicando livros. 

Mas, senão todos, muitos de nós acreditam que escrever é, antes de mais nada, uma disciplina exclusivamente artística. Não é. 

Porque, apesar da sutil diferença vernacular, não se publica um livro apenas porque se gosta de escrever; publica-se pelo prazer de partilhar histórias. A diferença está toda na terceira pessoa: o leitor. 

E esta talvez seja a tarefa mais difícil do escritor: encontrar, cativar, conquistar e fidelizar uma base de leitores grande o suficiente para que sua história ganhe o mundo. 

Não se chega lá apenas escrevendo, publicando e esperando que leitores caiam dos céus como tempestades de verão. Chega-se lá – como em qualquer lugar, diga-se de passagem – com o devido suor, com o devido trabalho. Chega-se lá sendo empreendedor

Se isso é um desafio para você, então o episódio de hoje será imperdível: falaremos com um dos poucos especialistas de mercado nessa arte de transformar histórias em sucessos, de transformar pessoas em leitores, de transformar sonhos em realidade. Ele não tem nenhuma fórmula mágica, adianto: não há fórmulas mágicas para o sucesso, qualquer que seja a sua medida. 

Mas tem uma experiência ampla que compartilhará conosco e que certamente ajudará muitos escritores a pavimentar melhor os seus próprios caminhos. 

Entra em cena, portanto, um ex-cliente e atual amigo pelo qual nutro uma profunda admiração, Bruno D´Angelo.

Nosso convidado: Bruno D´Angelo 

bruno d'angelo

Bruno é fundador da WIP, uma plataforma que acelera o ecossistema de entretenimento através de soluções criativas e de negócios, métodos e conexões para criadores, investidores, marcas e distribuidores. Contador de histórias nato, começou como quadrinista e viveu uma jornada no mundo corporativo e de comunicação, combinando seu talento narrativo com uma visão única do ecossistema de consumo e produção de conteúdo nos dias de hoje. É também pai da Áurea e da Olímpia, casado com a Camila e morador do Caxingui em SP.

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts, dentre outros.  

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Um comentário em “Como transformar livros em start-ups de sucesso

  1. Senhores, bom dia.
    Não tenho certeza se o meu ponto de vista se enquadra no que é solicitado neste espaço. O que quero dizer é que escrevo e gosto de ler desde pequeno e hoje com 73 anos, consegui, após alguns sustos de possíveis golpes de falsas editoras, publicar o meu primeiro livro MENTIRAS INOFENSIVAS E PARADOXOS CORRIQUEIROS, com uma tiragem de apenas 150 exemplares que tive o prazer de distribuir entre parentes e amigos. Foi uma grande satisfação, sem dúvida, ter um sonho realizado. Porém, como o material que disponho até o momento dá para a publicação de mais 4 ou 5 livros, confio em Deus que um dia próximo consiga concretizar este objetivo. Por exemplo, aqui estão alguns projetos literários: 1 – APOSTASIA INVOLUNTÁRIA (Autobiografia); 2 – DETALHES IMPERCEPTÍVEIS DO NOSSO COTIDIANO (Concepções e comentários aleatórios); 3 – DIVAGAÇÕES SOBRE AS FORMIGAS LABORIOSAS (Coletânea de Crônicas); 4 – DICIONÁRIO DE SIGLAS; 5 -COLETÃNEA DE PENSAMENTOS DIVERSOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *