planejamento-carreira-escritor

Carreira de escritor: 5 dicas essenciais para você planejar e viver da escrita

A carreira de escritor é tão envolvente quanto desafiadora. Há aqueles que escrevem para expressar sentimentos, emoções e visões de mundo, enquanto outros veem a escrita como uma forma de catarse. Alguns consideram a escrita um hobby, algo a ser praticado de forma leve e descompromissada. Não existe abordagem certa ou errada; a literatura, sendo uma expressão artística livre, permite ao escritor moldá-la conforme sua vontade.

Contudo, ao considerar uma carreira de escritor com objetivos mercadológicos, é essencial ter planejamento, dedicação, disciplina e um profundo entendimento do cenário literário. Sabemos que os primeiros passos podem ser desafiadores. E, mesmo após superar essa etapa inicial, persistem as dúvidas: “Estou no caminho certo?” “Estou fazendo as escolhas adequadas?

Aqui, no blog do Clube de Autores, estamos comprometidos em fornecer conteúdo que apoie o desenvolvimento e planejamento de sua carreira literária. Com dicas sobre escrita criativa, etapas de publicação e insights do mercado literário. No texto de hoje, compartilhamos cinco dicas fundamentais para planejar sua trajetória, consolidando informações valiosas de diversos outros artigos já publicados aqui.

Convidamos você a se juntar a nós nesta jornada de aprendizado e descoberta. Boa leitura!

Afinal, o que é uma carreira de escritor? 

Bem como qualquer outra profissão, o profissional da escrita precisa estudar, praticar e se preparar para alcançar seus objetivos e metas. É uma profissão multifacetada, envolvendo a criação de ideias através da linguagem escrita, criando textos que podem informar, entreter, inspirar, persuadir ou instigar o leitor. 

A escrita pode manifestar-se em vários gêneros e formatos, desde ficção e poesia a ensaios, artigos jornalísticos, roteiros para cinemas e podcasts, manuais técnicos, livros didáticos, entre outros.

Características da profissão escritor

Ser escritor tem as suas particularidades, bem como qualquer outra profissão. Veja abaixo algumas dessas características que fazem parte dessa carreira. 

Autonomia criativa: embora alguns escritores sigam diretrizes do empregam formal, muitos conseguem ter a liberdade e autonomia criativa, especialmente quando escrevem obras pessoais, de ficção ou quando são freelancers, atendendo diversos clientes.

Formação flexível: não existe uma formação específica ou obrigatória para se tornar um escritor. Muitos têm formação acadêmica em áreas como Letras, Jornalismo ou Comunicação (conferiremos mais detalhes do tópico abaixo), mas mutos escritores iniciam a profissão de forma autodidatas.

Renda variável: a renda de um escritor é frequentemente incerta e variável, principalmente no início de sua jornada, dependendo de diversos fatores como, vendas de livros, trabalho freelance, entre outros.

Processo solitário: a escrita, geralmente, é um processo introspectivo e solitário. No entanto, o resultado desse trabalho, o texto, consegue atingir milhares de pessoas, promovendo impacto considerável.

Evolução contínua: escrever é uma habilidade aprimorada com o tempo e a prática. Escritores costumam ser leitores contundentes e estão em constante processo de desenvolvimento.

Cursos de formação profissional de escritores

Embora não exista um único caminho definido ou um curso específico que forme um escritor, há várias disciplinas e cursos que podem ajudar a desenvolver as habilidades, técnicas e o conhecimento necessários para aprimorar a arte da escrita 

Graduação em Letras: tradicionalmente, escritores formam em Letras, que envolve o estudo da literatura, linguística e em alguns caso escrita criativa. O curso oferece profunda compreensão da linguagem e das estruturas literárias.

Escrita Criativa: é o curso mais badalado entre os escritores atualmente. Muitas universidades e instituições oferecem cursos específicos sobre o tema, podendo variar de cursos livros de curta duração a mestrados completos. O curso de Escrita Criativa foca no desenvolvimento da habilidade de escrever ficção, poesia, roteiros e outros gêneros e categorias literárias.

Jornalismo: outro curso tradicional entre os escritores, no jornalismo se aprende a escrever de forma clara, concisa e objetiva. O curso também ajuda no desenvolvimento de habilidades para pesquisa e entrevista.

Comunicação Social: abrange uma variedade de habilidades relacionadas à mídia e comunicação, incluindo escrita para diferentes plataformas e públicos.

História: embora não seja especificamente voltado para a escrita, estudar história pode fornecer uma rica tapeçaria de eventos, culturas e personagens que podem inspirar a escrita, especialmente para aqueles interessados em ficção histórica.

Filosofia: Ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico e a explorar questões existenciais, podendo ser valiosas e vista como diferencial para escritores.

Cursos livres online diversos: a educação digital permite uma infinidade de cursos online oferecidos por plataformas como Coursera, Udemy, e outras, envolvendo todos os aspectos da escrita. Em diversos casos, são cursos ministrados por influenciadores e até mesmo por escritores renomados e famosos.


Que tal conhecer o nosso simulador de publicação? Basta clicar AQUI para dar partida no sonho do livro publicado.


5 dicas essenciais para você planejar e viver da escrita

Agora veremos quais são as 5 dicas essenciais para você começar a sua carreira como escritor. Veja:

1 – O escritor é sua própria start-up

Hoje, todo autor pode se autopublicar gratuitamente em todos os formatos possíveis no Clube de Autores. Ao publicar, o seu livro distribuído nas principais livrarias e marketplaces do mundo. Mas, para além da publicação, é preciso que o autor seja o gestor de si, promovendo seu livro nas redes sociais e buscando entender e criar estratégias diversas de marketing e divulgação, além de ter que dialogar com o seu público, influenciadores literários e até mesmo a imprensa.

O que tudo isso quer dizer? 

“O escritor moderno deve mergulhar com o objetivo de aprender a estruturar a sua marca, a sua comunicação, a sua gestão financeira e, enfim, a sua estratégia de marca”, como diz o nosso CEO, Ricardo Almeida. Ou seja, ainda nas palavras dele, “o autor moderno é uma start-up completa”.

2 – Comece pela paixão

Sabemos bem que uma carreira deve trazer retornos financeiros para o escritor. Mas, antes disso, a escolha profissional pode ser determinada pela sua paixão e aptidão inicial com determinada área. Isso também vale para profissão de escritor. 

Escreva porque você ama e sente necessidade, não apenas porque quer reconhecimento. A paixão autêntica pela escrita será seu guia nos momentos difíceis.

3 – Desenvolva uma rotina de escrita

Para se tornar um bom escritor, é preciso praticar com recorrência. A rotina deve ser adaptada e a escrita deve fazer parte dela, preferencialmente diariamente. Isso ajuda a cultivar a disciplina e a tornar a escrita um hábito.

Participar de oficinas de escrita, workshops ou qualquer outro tipo de evento pode ser a oportunidade de receber feedback, aprender com outros escritores e aprimorar suas habilidades.

Por fim, importante entender que o texto inicial pode não ser o ideal, sendo os rascunhos etapas de construção do que será o final. Revise, edite e reescreva até sentir que seu trabalho está no melhor estado possível.

4 – Seja um leitor voraz

A leitura é a melhor forma para o rápido desenvolvimento do escritor. A leitura expande seu repertório, apresenta diferentes estilos e ajuda a compreender os elementos da boa escrita. 

Bem como o hábito da escrita, a leitura deve ser feita recorrentemente. O desenvolvimento como escritor é um processo contínuo e a leitura faz parte desse processo. Importante: leia dentro e fora de seu gênero ou categoria literária preferida.

5 – Desenvolva estratégias para potencializar vendas

Ao longo desse texto tratamos a profissão escritor como um ofício para além da criação de livros literários, por mais que nosso imaginário o relacione como aquele profissional que escreve romances de ficção.

A estratégia para potencializar vendas deve ser pensada tanto para a venda de livros, quanto de prestação de serviços, como os profissionais formais ou freelancer que escrevem para blogs, revistas e jornais. A promoção, exposição e divulgação pode ser tanto da obra, quanto do perfil do profissional. Entretanto, o objetivo é o mesmo: ser lembrado e visto como autoridade e como uma pessoa com boa reputação profissional. 

Publique no Clube de Autores

Planejar para viver da escrita é desafiador, mas possível. Neste processo de entendimento e viabilização do sonho de ser um escritor, o Clube de Autores pode te ajudar. 

Somos a maior plataforma de autopublicação para autores de língua portuguesa em todo o mundo. Nossa comunidade já conta com mais de 60 mil autores e mais de 90 mil livros publicados, representando mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2022.

Publique o seu livro conosco gratuitamente clicando AQUI e dê o passo mais importante da sua carreira literária. 

Comente aqui o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura.

Você pode gostar também:

6 comentários em “Carreira de escritor: 5 dicas essenciais para você planejar e viver da escrita

  1. Ja escrevi livros mas nao sou escritor. Os livros que escrevi foram livros técnicos e um sobre ficção historica a pedido de uma associação empresarial que quis comemorar os 25 anos da sua fundação com a edição de um livro sobre uma regiao de Portugal de onde essa associação é originária. Pesquisei a partir da Lusitânia até as invasoes francesas no seculo xix. Fiquei fascinado com o que encontrei e gostava de voltar ao tema escrevendo um livro sobre esse tema

  2. Eu gostei muito! E são dicas valiosas para todos nós. Assim nasce uma luz no fim do túnel. Eu editei o primeiro livro em 2013. E por causa desse livro eu voltei a estudar, não tinha histórico escolar, mesmo tendo feito a 4ª série primária eu tive que voltar ao: A E I O U. Consegui avançar e ir até o Ensino Médio. Agora estou co 06 (seis) livros solo, boa parte com o clube de Autores.

  3. Boa tarde,
    Já publiquei uma obra como independente, esgotou a primeira edição, fiz a segunda e está com pouquíssimo exemplar.
    É possível publicar com vocês para que seja disponibilizado as vendas pelo canal de vocês?
    Qual o custo da publicação? Como funciona?
    Gostaria se possível que fosse publicada em Portugal.

    Pedro

  4. As dicas são muito boas para nós que estamos iniciando na escrita.Ser apaixonado pelo que fazemos nos torna mais aptos ao sucesso e capaz de desenvolver estratégias, leitura disciplinada. A rotina diária de leitura e escrita nos conduzirá ao sucesso emociona( prazer)l e financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *