O espaço para autores independentes no Prêmio Jabuti

Todo país tem uma ou mais instituições incumbidas da sagrada missão de pavimentar melhor o caminho entre o livro e os leitores. 

Isso significa pressionar pela criação de políticas públicas, desburocratizar a relação entre os diversos atores do processo, abrir mercados e jogar luz em temas que – principalmente nos nossos tempos atuais – surgem na esteira de inovações tecnológicas com uma velocidade impressionante. 

O Prêmio Jabuti

prêmio-jabuti

No Brasil, uma dessas instituições sagradas é a CBL, ou Câmara Brasileira do Livro, que tem uma palavra-chave que se derrama pela sua missão e pelos seus documentos: a democratização de toda a cadeira literária editorial. 

E, no seio da CBL, há o mais renomado prêmio literário brasileiro: o Jabuti. 

Em sua 65a edição, responsável por consagrar títulos e autores, o Jabuti mudou bastante nos últimos anos, principalmente a partir do momento em que a literatura independente passou a ganhar corpo e reconhecimento, como provam os mais de 85 mil títulos publicados aqui no Clube de Autores. 

Mas o que isso significa, exatamente, tanto para o mercado quanto para o autor independente? Que espaço ele tem hoje e como fazer para ampliá-lo? 

Nosso convidado: Hubert Alquéres

Hubert Alquéres

Bom… ninguém melhor para falar disso que o curador do Prêmio Jabuti 2023, Hubert Alquéres. 

Atuante nas áreas de cultura e educação há mais de 40 anos, Hubert tem uma história antiga com o mais importante prêmio do livro brasileiro: durante seis anos, coordenou a Comissão do Prêmio Jabuti na Câmara Brasileira do Livro.

O novo curador do Prêmio Jabuti iniciou sua carreira na área acadêmica como professor na Escola Politécnica da USP e no Colégio Bandeirantes. Foi secretário estadual e secretário executivo na Secretaria de Educação, além de ter presidido por quatro vezes o Conselho Estadual de Educação de São Paulo, do qual é membro desde 1998.

Atua como vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro há 12 anos. Nesse período, participou da organização de Bienais do Livro e de feiras nacionais e internacionais. Também foi um dos curadores da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2010. No mesmo ano, recebeu a homenagem de Amigo do Livro, por sua contribuição ao livro e à leitura.

Alquéres foi ainda presidente da Imprensa Oficial de São Paulo, de 2003 a 2011. Em seu trabalho como editor na Imprensa Oficial e na Edições de Janeiro, da qual é sócio, recebeu 27 vezes o Prêmio Jabuti com autores renomados como Ferreira Gullar e Antonio Candido. 

Preside a Academia Paulista de Educação e o Conselho de Administração do Museu AfroBrasil – Emanoel Araujo e é membro da Associação Amigos da Biblioteca Mário de Andrade.

Leia também: Livro publicado via Clube de Autores é finalista do Jabuti 2021 | Blog Clube de Autores

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon GooglePodcasts.  

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *