Quem avalia os livros publicados no Clube de Autores

Quem faz a avaliação de um livro publicado no Clube de Autores?

Diariamente, nos relacionamos com nossos autores e lidamos com uma variedade de dúvidas. Cada solicitação é tratada com cuidado, pois valorizamos a proximidade com nossa comunidade, que já ultrapassa a marca de 60 mil autores cadastrados.

Entre essas dúvidas, muitos autores nos procuram para obter uma avaliação de original, um serviço editorial bastante comum e importante. No entanto, gostaríamos de esclarecer que o Clube de Autores não oferece esse tipo de serviço. Na verdade, sugerimos que os autores solicitem a contratação dos profissionais cadastrados no Profissionais do Livro

Embora já tenhamos respondido à dúvida, é importante explicar por que não oferecemos esse serviço, o que está alinhado com nosso propósito e posicionamento no mercado. Para obter mais informações sobre o Clube e descobrir como preparar seu livro para ser publicado conosco, continue lendo o artigo. Desejamos uma boa leitura!

O que é uma avaliação de um livro?

Comumente conhecida como “avaliação de original”, essa atividade envolve a leitura e análise do manuscrito enviado pelo autor em termos de qualidade e potencial de publicação. Essa avaliação é geralmente realizada por editores, agentes literários, consultores editoriais ou revisores profissionais.

Esse serviço pode ser oferecido de forma paga ou gratuita. Normalmente, grandes editoras recebem centenas de originais todos os meses, mas apenas alguns deles são selecionados para análise. Já as editoras que oferecem serviços de avaliação analisam originais de autores diversos, mas cobram por esse serviço.

Por fim, é importante ressaltar que a análise de original não garante a publicação do livro.

Para entender melhor a diferença entre os diversos tipos de editoras, acesse: Qual a diferença entre uma editora e uma distribuidora de livros?

Por que submeter o livro para uma análise?

Existem diversos motivos para um autor optar pela análise do seu original. Veja os principais:

• Feedback e orientação profissional: este serviço entrega para o autor um feedback objetivo e imparcial sobre a publicação pretendida. Esse feedback valioso pode trazer amadurecimento na escrita do autor.
  • Identificação de pontos de melhoria: na análise de um livro, o profissional identificará pontos de melhoria na narrativa, desenvolvimento de personagens inconsistentes, diálogos fracos ou problemas de ritmo. Identificar e abordar essas questões antes de enviar o livro para concursos, editoras ou autopublicação pode aumentar as chances de sucesso entre os leitores.
  • Avaliação do potencial de mercado: por ter conhecimento sobre o mercado editorial, os avaliadores podem determinar o potencial de mercado do livro. Eles podem identificar se a história se encaixa em um gênero popular, se tem um público-alvo definido e se possui elementos que o tornam atrativo para os leitores.
  • Preparação para publicação: A análise de original prepara o livro para uma publicação sem erros. Ao receber feedback e orientações, o autor tem a oportunidade de refinar seu trabalho, aprimorar a qualidade da escrita e tornar a obra mais atraente.

Prepare a publicação do seu livro, acesse o nosso blog:  Como preparar um livro para ser publicado no Clube de Autores? | Blog Clube de Autores

Afinal, quem avalia um livro no Clube de Autores?

O Clube de Autores é uma plataforma de autopublicação onde o autor é responsável por todas as etapas da publicação do seu livro. Mesmo que fora da nossa plataforma, cabe ao autor, inclusive, fazer a preparação do original antes de ser publicado. O autor tem a autonomia, por exemplo, de decidir se o livro passará por uma revisão textual ou se a capa será feita por um ilustrador profissional ou por conta própria.

Aqui no Clube de Autores, não exigimos a validação prévia do original por um profissional, pois existimos para simplificar e democratizar a publicação de livros no Brasil (e no mundo!). No entanto, restringimos publicar livros com temas sensíveis ou que promovam discurso de ódio e violência.

Caso o autor deseje, ele pode contratar um profissional para realizar a avaliação do original. Como mencionado anteriormente, disponibilizamos a plataforma Profissionais do Livro, onde o autor pode encontrar diversos profissionais para os serviços editoriais.

Publique no Clube de Autores

Com o livro pronto, seja após a avaliação de um profissional ou não, chegou a hora de publicar.

O Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação para autores de língua portuguesa em todo o mundo. Junte-se à nossa comunidade, que já conta com mais de 60 mil autores e mais de 90 mil livros publicados. Isso representa mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2022.

Publique o seu livro conosco gratuitamente clicando AQUI e dê o passo mais importante da sua carreira literária.

Comente aqui o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura.

2 comentários em “Quem faz a avaliação de um livro publicado no Clube de Autores?

1. Agradeço a oportunidade de conhecer mais de perto e com mais autenticidade e propriedade o Clube do Livro. Pretendo futuramente escrever mais um livro, que será o terceiro. Se tudo correr bem, quero dizer que estarei me tornando aquilo que se chama um autor independente ou escritor independente, se Deus quiser. Tenho desejo de escrever no mínimo mais 3 ou 4 livros, seguindo os seguintes temas: Covid 19 e a Metamorfose da Vida Eclesiástica (Igreja); Apocalipse : Final feliz para todos os discípulos de Cristo; Teologia Prática e atualização do contexto no Brasil e América Latina e Caribe; outro que poderá surgir oportunamente, a ideia do tema.