Pensática Podcast, Ep. 28: O que são metadados e por que você precisa conhecê-los?

Foi-se o tempo em que o único público dos escritores era composto por leitores. Na era da tecnologia e do e-commerce, na era da abundância, na era da autopublicação, ser encontrado em canais digitais é um dos mais importantes passos para a consolidação de uma carreira literária. 

E como se consegue ser encontrado? O autor leigo pode achar que tudo se resume a uma boa campanha de divulgação em cima de sua obra… mas a realidade é muito mais complexa e sofisticada que isso. Porque quem define que livros vão aparecer para que leitores em que buscas nas grandes livrarias de hoje – os ecommerces – são seus algoritmos. 

E os algoritmos, esses robôs superdotados de inteligência artificial, levam em conta muito mais do que a mera procura por um título. A cada busca eles tecem inacreditáveis teias de possibilidades cruzando perfis, palavras-chave, zeitgeists (ou espíritos do tempo) e n outros fatores para priorizar um título em detrimento de todos os outros nos resultados de pesquisas e destaques nas páginas. 

E, se é verdade que cada loja – Amazon, Google, Mercado Livre, Submarino etc. – tem o seu próprio algoritmo com a sua própria personalidade e entendimento de buscas, também é verdade que todos se alimentam essencialmente da mesma coisa: os dados que definem as características e nuances de cada livro, também chamados de metadados. 

Isso também significa que os novos autores precisam ir além de escrever para seus leitores: eles precisam saber construir os metadados dos seus livros durante o processo de publicação e cadastramento para que esses algoritmos consigam lê-los de maneira relevante. Para dar um exemplo simples, quase simplista: uma sinopse mal construída e excessivamente resumida não apenas pecará em convencer o leitor da qualidade da obra – ela pode efetivamente fazer os algoritmos das livrarias concluírem que a obra tem pouca relevância e sequer mostrá-la nos resultados de busca, tornando-a efetivamente invisível. 

A ideia do episódio de hoje é compreender mais sobre esse universo de algoritmos e metadados justamente com um dos maiores experts no assunto. 

Ricardo Costa é CEO da MVB Brasil. Antes disso atuou como Representante da Feira do Livro de Frankfurt para a América do Sul. Iniciou seus atuais 20 anos de mercado editorial como diretor editorial e de marketing, prestou consultoria em planejamento de negócios para editoras e foi sócio-diretor do PublishNews por mais de seis anos. Formado em Análise de Sistemas e com especialização em Publishing, entrou para o mundo do entretenimento e cultura como gerente de produto na HBO Brasil.

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts.  

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *