Clube de Autores em Portugal: Os caminhos da tecnologia para o autor independente (parte 3 de 3)

A inteligência artificial como porta final para um futuro integrado

Temos, finalmente, este terceiro e último ponto: a inteligência artificial. E não vou me ater aqui às questões corriqueiras, ao trabalho já conhecido de sistemas de IA (como os do próprio Clube) que podem te ajudar a aprimorar seu texto e suas vendas. 

Ater-me-ei ao tipo de futuro para onde a inteligência artificial aponta. E darei dois exemplos. 

O primeiro, sobre formatos de livro (e que você pode ouvir neste episódio do Pensática Podcast). 

Quando comentei sobre a distribuição em diversos formatos, o autor pode ter se questionado quanto ao custo, por exemplo, de transformar o seu livro em audiolivro. Sim: isso não sai de graça. Sim: isso é caro. Mas… não precisa ser caro para sempre. É onde entra o trabalho da Radiobooks, do Rui Vasconcelos, que está usando algoritmos de inteligência artificial para narrar livros de maneira dinâmica, sem o uso de seres humanas no processo. A vantagem: o custo tende a praticamente desaparecer e produzir um livro em formato áudio, destrancando uma audiência gigantesca e em franco crescimento, poderá ser feito em um estalar de dedos. 

Mas calma: isso ainda levará um tempo para acontecer. A tecnologia é assim: mesmo rápida, ela precisa de algum tempo para se maturar. Já fizemos alguns testes de livros do Clube com a Radiobooks, usando o modelo de narração automatizada, e ficamos absolutamente entusiasmados. Em pouco tempo, eu arriscaria dizer, essa possibilidade será aberta a todos os autores. 

Mas se isso resolve a ampliação de formato, como fazer com a questão de idiomas

No item acima, eu comentei que, no que toque a literatura, não vivemos em países mas sim em idiomas. Mas… e se não precisássemos viver trancados nos idiomas que dominamos? E se os sistemas de tradução automatizada chegassem em um nível tão avançado e natural que livros inteiros escritos em português pudessem ser disponibilizados em inglês, espanhol, mandarim, alemão e todos os demais idiomas a investimentos módicos? 

Essa é, em minha visão, a próxima grande barreira do mercado editorial: destrancar a prisão dos idiomas. Não tenho um exemplo fantástico para dar aqui e, sim, creio que isso seja um objetivo de mais longo prazo. Mas não se iluda: isso sem sombra de dúvidas é uma das áreas de inovação que mais se tem derramado investimento – e que mudará toda a forma do mundo consumir livros. 

Mais uma vez, será a tecnologia puxando uma revolução sem precedentes.

Pois bem… feita essa incursão pelo futuro, talvez seja hora de regressarmos ao presente. Como estamos, de maneira prática, em relação à implantação da nossa operação na Europa?

A ser continuado na próxima terça-feira

Acompanhe a jornada do Clube de Autores para novos mercados, em tempo real, neste link: www.clubedeautores.com.br/jornada


Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

9 comentários em “Clube de Autores em Portugal: Os caminhos da tecnologia para o autor independente (parte 3 de 3)

  1. Olá pessoal que boa notícia o prêmio merecidamente recebido.
    Parabéns ao Ricardo, Fred e demais colaboradores dessa importante ferramenta literária que temos.
    Escrevemos nossa primeira obra aos 80 anos -O MENINO E O CRIADOR lançado na Associação dos Médicos de Minas Gerais em 24/09/22 e na galeria de Artes do Tijuca Tênis Clube no Rio de Janeiro em 01/10/22, 123 exemplares vendidos. Estamos planejando o 2o livro para setembro deste ano. Quem quiser nos dar a honra leia e envie um feedback com criticas e sugestões.

  2. Vocês estão no caminho certo. Parabéns pelo trabalho e pela merecida premiação, que é fruto de muito esforço e muito idealismo.
    Espero que novas metas sejam alcançadas em benefício de autores e leitores.
    Deus os abençoe!
    Feliz Semana Santa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *