Concursos literários 2020: as primeiras oportunidades

O ano mal começou e os escritores já estão à procura dos famosos concursos literários para inscrever suas obras. Poemas, contos, biografias, ficção… são muitas opções para participar, de acordo com o gênero que mais te interessa. Se você faz parte deste time, dê uma olhada nas primeiras oportunidades do ano:

Para começar, o Clube lançou seu primeiro desafio literário =)
A proposta é a escrita de uma crônica sobre a quarentena e tem como objetivo estimular a criatividade dos escritores em um período de tantas incertezas neste início de 2020.

Confira as regras do desafio do Clube de Autores.

Agora sim, vamos aos demais!

JANEIRO

5º Concurso Literário Conto Brasil

O tema é livre e cada autor poderá enviar somente um conto, de até 2.100 caracteres (contando espaços), que deverá ser inédito no meio impresso. A inscrição é permitida para autores brasileiros maiores de 16 anos residentes em qualquer região do país. 

Prazo: 10 de janeiro
Mais informações: http://editoratrevo.com.br/premios/conto-brasil/

Prêmio Poesia Agora – Verão 2020

O tema é livre e cada autor poderá enviar somente um poema, que deverá ser inédito no meio impresso. A inscrição é permitida para autores brasileiros maiores de 16 anos residentes em qualquer região do país.

Prazo: 18 de janeiro
Mais informações: www.editoratrevo.com.br/poesiaagora

Prêmio Barco a Vapor 2020

Focado em obras de ficção nos gêneros romance e novela para crianças e jovens. Podem se inscrever autores residentes no Brasil.

Prazo: 31 de janeiro
Mais informações: http://barcoavapor.smeducacao.com.br/16-premio-cadastro-inscricoes/

FEVEREIRO

Prêmio Trema Verão 2020

Focado em prosas, o prêmio é aberto a todos os interessados. A inscrição é feita pela internet, conforme regulamento.

Prazo: 24 de fevereiro
Mais informações: https://www.trema.com.br/regulamento

e-Antologia – O Lado Poético da Vida

Seleção de crônicas em concurso aberto a todos os autores da língua portuguesa.

Prazo: 28 de fevereiro
Mais informações: https://rosimeirepiredda.wixsite.com/escritora/concurso

Prêmio Edebê de Literatura 

Autores podem inscrever livros inéditos – Infantil e Juvenil. Haverá premiação em dinheiro e publicação da obra.

Prazo: 29 de fevereiro
Mais informações: http://www.edebe.com.br/premioliteratura

MARÇO

Prêmio Todavia de Não Ficção

As obras inscritas devem corresponder ao tema: Livros Inéditos – Jornalismo/Reportagens, Biografias. O concurso é aberto a residentes do Brasil e o prêmio é um contrato de edição com valor pré-fixado.

Prazo: 17 de março
Mais informações: https://todavialivros.com.br/premio

ABRIL

Prémio Literário do Município de Mafra

Sob a categoria de Livros Inéditos – Poemas, o concurso é aberto a todos os interessados, sem restrição de cidadania.

Prazo: 30 de abril
Mais informações: https://www.cm-mafra.pt/pages/1144?news_id=488

Gostou? Então leia nossas dicas sobre como escrever poesias. Se você tem interesse em escrever um livro, o Clube de Autores pode te ajudar

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

4 comentários em “Concursos literários 2020: as primeiras oportunidades

  1. Lançamento do 10º Concurso Nacional de Contos

    Com o apoio da Academia Mineira de Letras, o projeto Livro de Graça na Praça comemora seu 18º aniversário com o lançamento da décima edição do Concurso Nacional de Contos Livro de Graça na Praça. Voltado a autores brasileiros, o concurso selecionará contos para a publicação que será distribuída gratuitamente no evento a ser realizado em Belo Horizonte no próximo mês de setembro. Com o tema livre, o objetivo do concurso é o de contribuir para o desenvolvimento da Educação em nosso país por intermédio da escrita e da leitura e estimular a prosa literária.
    O prazo para o envio do conto é de 30 de abril. O edital pode ser acessado pelo endereço http://livrodegracanapraca.blogspot.com/2020/01/lancado-o-edital-do-10o-concurso.html.
    Outras informações pelo blog livrodegracanapraca.blogspot.com.br ou pelo e-mail livrodegracanapraca@gmail.com.

    Como evento literário, o Livro de Graça na Praça já distribuiu, gratuitamente em praça pública, mais de 300 mil livros de contos, de literatura infantil e de cordel.
    Realizado anualmente em Belo Horizonte, já ocorreu em São Lourenço (MG), Crato (CE), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Manaus (AM) e Toronto (Canadá).
    Em 18 anos, o projeto contou com a participação de autores estreantes – que tiveram seus contos selecionados em concurso literário, além de acadêmicos e escritores consagrados, como Affonso Romano de Sant’Anna, Frei Betto, Thiago de Mello, Márcio de Souza, Olavo Romano, Ronaldo Simões e Fábio Lucas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *