Aproveite as férias para colocar a leitura em dia

O ano já começou mas ainda tem muita gente curtindo a “preguiça” antes de voltar ao trabalho (ou aos estudos). Grande parte da população opta por tirar férias nessa época para aproveitar o verão, as praias e as férias escolares para se divertir e descansar com a família toda. 

E que tal aproveitar o clima de sossego para fazer um detox das redes sociais, de checar os emails e tudo que envolva o celular ou o computador? O livro é o melhor companheiro nessas horas – permite que você foque em algo diferente, se envolva em uma história e até aprenda algo novo, dependendo do tema escolhido. 

Separamos alguns temas que podem te ajudar na escolha dos livros das férias:

Clássicos

Este é o momento perfeito para ler um dos clássicos da literatura ou reler algum dos seus favoritos. Se engana quem acha que reler um livro é perda de tempo – é na segunda leitura que a gente assimila detalhes que podem ter passado da primeira vez. Pode ser Machado de Assis, Shakespeare, Clarice Lispector, José Saramago, García Márquez… com certeza algum clássico da literatura (nacional ou estrangeira) irá te agradar.

Saúde do corpo e da mente

O início do ano é a época em que as pessoas costumam renovar suas metas e as promessas para o ano seguinte. Neste contexto, sempre ouvimos os desejos de melhoras os hábitos alimentares, fazer mais atividade física, aprender a meditar etc. Se você sente que está precisando adquirir um novo hábito, talvez esses livros sejam ideais para ler durante as férias. Você pode focar no autoconhecimento também, que trabalha diversas áreas da vida e auxilia nas mudanças do cotidiano. O mesmo acontece com os livros de autoajuda. 

Carreira e propósito

A palavra “propósito” caiu na boca do povo de um tempo pra cá e trouxe alguns sentimentos positivos e outros nem tanto – principalmente para quem não está feliz no trabalho e não sabe o que fazer. A busca incessante pelo propósito pode gerar frustração e existem diversos livros sobre o assunto. Alguns ajudando a encontrar o caminho e outros desmistificando essa obrigatoriedade de ser feliz no trabalho sendo que propósito envolve muito mais do que uma atividade apenas. Se você está passando por este momento ou tem alguma dúvida sobre propósito, vale a pena ler sobre o assunto. Se está feliz na carreira e pretende aprender coisas novas para se desenvolver, pode escolher um livro sobre a sua área de atuação, liderança, metodologias de trabalho ou outros temas que vão agregar valor ao seu trabalho.

Finanças

Diminuir os gastos, guardar dinheiro, fazer um investimento à longo prazo, organizar as finanças… taí uma das metas de todo brasileiro – considerado um dos povos com menor cultura financeira do mundo. Se identificou? O ano de 2020 pode ser o seu momento de finalmente investir em educação financeira e colher os frutos da mudança de hábitos. Existem muitos livros sobre o tema, você pode buscar os que ajudam a fazer uma planilha de gastos, os que organizam as finanças do casal, os focados em ensinar sobre investimentos, entre outros temas. 

Entretenimento

Tudo isso pareceu chato demais e te deu até dor de cabeça? Talvez você esteja precisando de uma leitura mais leve. Que tal um livro de humor? Ou de viagens? Se você pretende conhecer algum lugar novo, é sempre bom pegar umas dicas. Qual é o seu esporte favorito? Aposto que há vários livros sobre ele. Escolher um tema que você gosta (como a biografia de alguém que você admira) faz a leitura se tornar ainda mais prazerosa. Crônicas e poesias também são ótimas opções para ler sem pressa.

Ficção

Essa é uma das categorias mais procuradas nas livrarias, especialmente entre os jovens. Os livros de ficção são narrativas focadas em histórias que não são reais. Harry Potter e a saga Crepúsculo são alguns exemplos, mas os temas são muito variados e há obras para todos os tipos de público. Romances, histórias futuristas… existe uma infinidade de possibilidades para se jogar! 

Indicação

São tantas opções que ficou difícil escolher por onde começar? Você pode pedir ajuda a um amigo – é sempre bom compartilhar dicas de livros. Você pode comentar sobre o tema depois, com a pessoa que te indicou o título. 

Outra dica é ir direto na fonte – toda livraria ou editora possui uma lista com os livros mais indicados e você pode começar a pesquisa por eles. Se você ainda não escolheu o livro das férias, dê uma olhada na nossa lista de best-sellers

3 comentários em “Aproveite as férias para colocar a leitura em dia

  1. Boa tarde!
    Por gentileza, como faço para me cadastrar com um pseudônimo? E os dados como CPF, etc? Devo fazer antes um registro em cartório?
    Obrigado!

    1. Oi San! Basta colocar os dados do pseudônimo no ato de publicação de cada livro. CPF e demais infos reais vão no seu cadastro – e esses precisam ser corretos mesmo, senão não teremos como pagar seus direitos autorais. Não há necessidade de fazer registro em cartório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *