Quais as categorias mais publicadas por autores independentes?

Na semana passada, fizemos um estudo de categorias para os quase 70 mil livros publicados aqui no Clube. A curiosidade era geral aqui: considerando que acabamos nos tornando uma espécie de espelho da nova literatura escrita no Brasil, seria possível entender como o brasileiro pensa a partir dos temas que mais lhes são caros no momento de criar suas histórias?

Claro: não há uma resposta definitiva, nítida, para essa pergunta. Mas há como pelo menos observarmos o comportamento dos nossos autores e criarmos as teorias que quisermos.

Entre ficção e poesia

Temos, no Clube, um total de 685 diferentes categorias, todas seguindo o padrão considerado oficial pelo “mercado editorial”. Lembrando que um livro costuma estar em até 3 categorias simultaneamente, as mais utilizadas são:

E você? Sua literatura “se encaixa” em alguma categoria? Se sim, em qual?

Se não conseguir se enxergar em nenhuma, não se preocupe. A categoria em si importa pouco, na prática, desde que o livro seja bem escrito, bem acabado e que encontre seu público.

De toda forma, não deixa de ser uma boa referência para novos autores :)

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também Key-Account Director da Brivia, escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “Quais as categorias mais publicadas por autores independentes?