Escapando do Khmer Vermelho

Na quarta passada, fiz um post aqui sobre o infame livro do Hitler. Minha tese, sempre aberta à opinião alheia, é simples: somente conhecendo a história é que conseguiremos evitar que erros da humanidade se repitam.

Ou, em outras palavras, proibir qualquer lado da história de ser divulgado e interpretado apenas terá como consequência gerar um viés cujas consequências podem ser exatamente as mesmas que queremos evitar.

Nós, humanos, vivemos de histórias. Aliás, é o hábito de transformar fatos e imaginações em histórias repassadas por gerações que nos diferencia dos outros seres vivos que compartilham nosso conhecimento conosco. Vamos a um outro exemplo, saindo da ideologia nazista mas permanecendo no rol dos grandes desastres humanitários do nosso passado recente: o Khmer Vermelho.

Veja esse depoimento de Sophal Ear (que já postei aqui há algum tempo), que conheceu o regime a fundo. Aprendamos com ele.

Aprendamos a ouvir as vozes que sempre estarão dispostas a falar.

[ted id=592 lang=pt-br]

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *