O que sabemos sobre como ser quem somos vem das histórias

A frase que dá título a este post não é minha: e do escritor nigeriano Chris Abani. E, dentre muitos motivos, cito ele por vir de um continente que, embora o mais velho dentro da caminhada humana no planeta, é o que menos tem as suas historias efetivamente documentadas.

Séculos de opressão europeia que emendaram com décadas de guerra civil trouxeram o óbvio: a aniquiliação de boa parte do passado, deixando apenas pedaços que sobrevivem pelas tradições orais ou por obras de arte únicas da literatura nas mãos de gênios como Chinua Achebe ou V. S. Naipaul.

Ver esse continente documentar as suas histórias é, portanto, acompanhar o passo mais decisivo no sentido de um futuro melhor: o resgate e a documentação do passado.

O vídeo abaixo é um relato hiper pessoal do Chris Abani. Se você acredita no poder de se contar histórias – e parto do princípio de que ninguém aqui questiona isso – vale muito assistir:

 

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *