Os 10 melhores livros de todos os tempos (de acordo com 125 autores)

Listas assim sempre são controversas – principalmente quando são feitas por estrangeiros que, em sua maior parte, não tem contato com alguns dos maiores escritores brasileiros. Pelo menos para mim, Machado de Assis é um nome obrigatório em absolutamente qualquer relação de gênios literários.

Mas tudo bem: mesmo nos desconsiderando, listas do gênero são sempre interessantes, nem que pelo mero aspecto da curiosidade. Esta, que coloco abaixo, foi costurada por um grupo de 125 escritores americanos e europeus. Vale conferir:

  1. Anna Karenina, de Leo Tostoy
  2. Madame Bovary, de Gustave Flaubert
  3. Guerra e Paz, de Leo Tostoy
  4. Lolita, de Vladimir Nabokov
  5. As Aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain
  6. Hamlet, de William Shakespeare
  7. O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald
  8. Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust
  9. As Histórias, de Anton Tchekhov
  10. Middlemarch, de George Eliot

(Ao menos na minha opinião, fora nunca ter lido Lolita, Middlemarch e Em Busca do Tempo Perdido, devo dizer que a lista é bem consistente….)

Ricardo Almeida.

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Um comentário em “Os 10 melhores livros de todos os tempos (de acordo com 125 autores)

  1. Lolita é bastante interessasante, mas concordo com você Machado deveria ser presença mais que constante. Juntaria na lista Érico Veríssimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *