Sempre nos deparamos com listas sobre uma infinita quantidade de assuntos: as melhores livrarias, as principais bibliotecas, os maiores acervos etc.
E, sendo bem sincero, essas listas tem pelo menos uma serventia clara: nos fazer pesquisar e aprofundar nos assuntos que as geraram. Longe de serem verdades absolutas – pelo menos quando abertas com adjetivos do tipo “melhores”, “mais belos” etc. – elas são no mínimo esclarecedoras.
E, ao fuçar listas sobre assuntos diversos no universo literário, acabamos nos deparando com esta abaixo, feita pelo jornal francês Le Monde: os 100 maiores livros do século XX. O seu peso foi tamanho que acabou ganhando página própria na Wikipedia – e que vale conferir.
Quais destes você leu? Concorda? Discorda? Sente falta de algum? Imaginamos que poucos concordem com tudo – afinal, compilados assim são, por definição, parciais.
Mas repito: é sempre interessante passear pela seleção de um dos principais veículos jornalísticos do mundo – e de um dos países mais cultos do planeta.
A imagem abaixo ilustra apenas os primeiros da lista. Para vê-lo na íntegra, clique nela ou neste link aqui.
onde está essa lista na Le Monde? Não a encontrei.
Aliás, referenciar a Wikipedia é um pouco ruim
Oi Julien. Esse post é de 2014, então é provável que eles já tenham tirado do ar…
Na verdade o Ulysses do Joyce esta em 28º , mas concordo que deveria estar ao menos entre os 20 primeiros.
Só um adendo, vasculhei toda lista em busca do Dostoiévski e nada, achei essa lista do Le Monde muito afrancesada, acho que deveriam ser mais parciais mas…fazer o que.
Com todo o respeito e admiração que tenho aos franceses, imparciais eles realmente nunca foram :-)
Que falta faz um botão editar rsrsrs errata: imparciais*
Não colocaram o magnífico Ulisses/ James Joyce?????
Esse é o problema de listas! Sempre alguma obra prima fica de fora. Mas, pessoalmente, concordo: deixar Joyce de fora é um crime!