Um pouco de história da Bahia para comemorar o 2 de julho

Poucos brasileiros sabem que hoje, 2 de julho, é uma das datas mais importantes para o estado da Bahia. Na luta contra o status de colônia, a fortificação das cidades baianas era tamanha que foi necessário muito sangue derramado e meses a mais para que a independência fosse finalmente decretada.

Hoje, portanto, é um dos mais importantes feriados baianos e data na qual as cores vermelho, azul e branca são desfiladas pelas ruas e avenidas. E, aqui no Clube, não poderíamos deixar de comemorar e homenagear um estado que tanto contribuiu para a nossa literatura, incluindo nomes como Gregório de Matos, Pedro Calmon, Castro Alves, Jorge Amado etc.

E essa homenagem será por meio da recomendação de um livro sobre a história de uma região da Bahia – Alcobaça, no sul do estado – contada por um dos primeiros autores daqui do Clube, Fábio Said. Veja a sinopse do livro – que, diga-se de passagem, já recebeu excelentes críticas:

Por volta de 1747, dois moradores da vila de Caravelas, no sul da capitania de Porto Seguro (extremo sul da atual Bahia), mudaram-se para terras vizinhas às margens do rio Itanhém. Em 1764, já havia no local uma pequena povoação conhecida como arraial de Itanhém, que em 12 de novembro de 1772 passou a ser a vila de São Bernardo de Alcobaça.

Este livro percorre a história de Alcobaça-Bahia desde as origens até o fim da época dos coronéis, mostrando detalhes da vida da cidade em três séculos: a política e as relações sociais; dados sobre a economia e antigos engenhos; origens de famílias centenárias; a presença dos franciscanos holandeses, naturalistas alemães e imigrantes açorianos e libaneses; históricos dos sobrados antigos; grandes vultos nascidos na cidade; desmembramentos territoriais.

Escrito com base em rigorosa pesquisa documental, este livro pioneiro visa a suprir a demanda de informações sobre Alcobaça, que é mais lembrada pelo turismo de veraneio e cuja história corre risco de esquecimento.

Para acessara sua página clique aqui, na imagem abaixo ou vá diretamente ao link https://www.clubedeautores.com.br/book/31493–Historia_de_AlcobacaBahia_17721958?topic=geografiaehistoria#.U7L0pY1dW5Q

2 comentários em “Um pouco de história da Bahia para comemorar o 2 de julho

1. Oi Alexandra! Os livros deles estavam aqui no Clube sim, mas vimos que ele retirou. Normalmente, quando isso acontece, é porque o autor está fazendo alguma revisão editorial ou porque fechou algum contrato que exigisse exclusividade. De toda forma, o fato é que nós não temos muito como saber uma vez que apenas o autor controla os livros…