Dados e tendências do mercado editorial

Recebi, agora à tarde, o arquivo de uma das apresentações que vimos aqui na Feira do Livro de Londres com alguns dados e tendências do mercado editorial.

Embora seja algo mais focado para empresas, sempre parto do princípio de que autores são a parte mais fundamental de toda a cadeia literária e que, portanto, precisam sempre ter acesso a informações referentes ao mercado que estão construindo.

Essa apresentação, do Conselho Britânico, tem alguns pontos muito relevantes que destaco aqui:

– Na Inglaterra, o Kindle e a Amazon são absolutamente dominantes – mas as vendas de Kindles já começaram a desacelerar e há uma tendência deles serem superados por tablets em um futuro próximo.

– O ritmo de crescimento de ebooks é forte – mas eles ainda são minoria (14% na Inglaterra e 23% nos EUA). Para nós, iso indica que levará ainda mais algum tempo para que ebooks passem a dominar, de verdade, a cadeia.

– Ficção é, de longe, o gênero mais efetivo para vendas em ebooks. Não ficção e livros para crianças ficam muito, muito atrás.

– Os preços de ebooks, que estão na média de 40% do preço de impressos, devem continuar caindo.

Quem quiser baixar a apresentação pode clicar aqui ou na imagem abaixo. Está toda em inglês, mas vale a pena nem que seja para passear pelos gráficos e dados :-)

Um comentário em “Dados e tendências do mercado editorial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *