4 comentários em “Infográfico: a literatura independente no Brasil

1. FELIZ SIM POR SER ESCRITOR

Sempre gostei de escrever, mas a maioria das coisas que eu escrevia ficavam esquecidas e desprezadas por um tal conselho editorial das grande editoras que certamente não estão preocupadas em outra coisa a não ser lucrar com livros. Muitos trabalhos dos autores independentes que não são famosos são tratados com lixo e sequer são vistos por estes tais conselhos. na Realidade o que muitos querem é publicar coisas que vendam onde o nome é mais importante que a mensagem. Fico feliz em fazer parte de um tal CLUBE DE AUTORES que mesmo com algumas limitações nos dá o espaço necessário para colocarmos nossos pensamentos em uma edição aberta, democrática e extremamente fácil de fazer parte dos escritos. É bom saber que nosso trabalho pode ser acessado por milhões de pessoas e que nossos pensamentos fazem parte de sonhos que os homens tem e que podem ser realizados com a simplicidade de acesso à rede mundial de computadores. Uma ideia que tem de se fortificar e fazer parte do mercado editorial brasileiro que necessita de abrir espaços e crescer para o bem da boa comunicação.

2. Muito bom saber a quantas anda a literatura independente nesse nosso país.
    O preço ainda é um grande impeditivo para que mais pessoas tenham acesso à leitura que, no Brasil, não chega a dois livros habitante/ano, enquanto na Europa é de cerca de 10 livros habitante/ano.
    Criar canais de comunicação cada vez mais eficazes também é primordial, entretanto, de forma geral, creio que os escritores, principalmente os desconhecidos, têm de ter uma postura mais disposta a sua autopromoção. Os caminhos cada qual optará pelos que melhor lhes convier.
    Muito boa a matéria. Parabéns!

3. A parte de serviços profissionais embora agora tenha aumentado o número de profissionais não refletiu em redução de custos para quem publica agora quanto a iniciativa é só parabéns pois é uma das pioneiras senão a pioneira. nunes

4. Acho vital que se incentive a publicação independente, mas acho importante também criar mais canais de divulgação e mais vantagens para os que publicam , pois é meio complicado divulgar livros. Mas a iniciativa do CLUBE DE AUTORES é importantíssima para que possamos divulgar nosso conteúdo e nossas ideias. muito bom mesmo.