Infográfico: a literatura independente no Brasil

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

4 comentários em “Infográfico: a literatura independente no Brasil

  1. FELIZ SIM POR SER ESCRITOR

    Sempre gostei de escrever, mas a maioria das coisas que eu escrevia ficavam esquecidas e desprezadas por um tal conselho editorial das grande editoras que certamente não estão preocupadas em outra coisa a não ser lucrar com livros. Muitos trabalhos dos autores independentes que não são famosos são tratados com lixo e sequer são vistos por estes tais conselhos. na Realidade o que muitos querem é publicar coisas que vendam onde o nome é mais importante que a mensagem. Fico feliz em fazer parte de um tal CLUBE DE AUTORES que mesmo com algumas limitações nos dá o espaço necessário para colocarmos nossos pensamentos em uma edição aberta, democrática e extremamente fácil de fazer parte dos escritos. É bom saber que nosso trabalho pode ser acessado por milhões de pessoas e que nossos pensamentos fazem parte de sonhos que os homens tem e que podem ser realizados com a simplicidade de acesso à rede mundial de computadores. Uma ideia que tem de se fortificar e fazer parte do mercado editorial brasileiro que necessita de abrir espaços e crescer para o bem da boa comunicação.

  2. Muito bom saber a quantas anda a literatura independente nesse nosso país.
    O preço ainda é um grande impeditivo para que mais pessoas tenham acesso à leitura que, no Brasil, não chega a dois livros habitante/ano, enquanto na Europa é de cerca de 10 livros habitante/ano.
    Criar canais de comunicação cada vez mais eficazes também é primordial, entretanto, de forma geral, creio que os escritores, principalmente os desconhecidos, têm de ter uma postura mais disposta a sua autopromoção. Os caminhos cada qual optará pelos que melhor lhes convier.
    Muito boa a matéria. Parabéns!

  3. A parte de serviços profissionais embora agora tenha aumentado o número de profissionais não refletiu em redução de custos para quem publica agora quanto a iniciativa é só parabéns pois é uma das pioneiras senão a pioneira. nunes

  4. Acho vital que se incentive a publicação independente, mas acho importante também criar mais canais de divulgação e mais vantagens para os que publicam , pois é meio complicado divulgar livros. Mas a iniciativa do CLUBE DE AUTORES é importantíssima para que possamos divulgar nosso conteúdo e nossas ideias. muito bom mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *