E-Books ainda são mercado pequeno, mas em franca expansão no Brasil

O número surpreende: no Brasil, a venda de ebooks gerou um total de R$ 3,85 milhões no ano passado (sendo que não há registros oficiais de 2011, em parte pelos resultados serem pequenos demais). Isso significa pouco menos de 240 mil exemplares vendidos, em uma participação de mercado total de 0,29%.

A pesquisa, esmiuçada no blog de Carlo Carrenho, deixa claro que o boom desse formato ocorreu apenas em outubro de 2012, quando a Apple começou a vender livros digitais brasileiros, e ganhou força máxima mesmo a partir de 5 de dezembro do mesmo ano, quando Amazon, google e Kobo chegaram juntas ao país. Isso indica algo muito importante: se fatos que marcaram os últimos meses de 2012 foram responsáveis por tanto crescimento súbito, imagine então como deve ser o ano de 2013, cujos dados ainda não saíram (naturalmente).

Para autores do Clube, isso vem como uma excelente notícia – afinal, nesse ano, todos os ebooks publicados aqui tem a possibilidade de distribuição gratuita pelas principais lojas online, incluindo todas as citadas acima :-)

Confira o texto de Carrenho em seu blog, no http://www.tiposdigitais.com/2013/08/participação-de-e-books-no-mercado-brasileiro-em-2012.html

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

8 comentários em “E-Books ainda são mercado pequeno, mas em franca expansão no Brasil

  1. Eu tenho um Kindle e vou confessar que foi difícil no começo me adaptar, mas vale muito a pena! Tanto financeiramente, quanto a praticidade, o peso…
    Mas acho que o preço ainda é muito alto e as pessoas não estão muito acostumadas com esse formato.
    Ótimo texto,
    Beijos,
    Duda

  2. Mudanças e movimentações consideráveis fazem toda a diferença, fico feliz que o mercado em 2013 nesse formato de livro já seja diferente em nosso país. E quanto a nós aqui no Clube “vamo que vamo”… hehe
    Beijo, beijo em todos!
    Sheila Mendonça

  3. Muitas pessoas ainda têm dificuldade em comprar um livro no formato e-book, pois ficam inseguras se vão ler uma vez ou sempre, como pagar, acham tudo muito difícil… Eu tenho três obras com vocês e sei que é bom e seguro, porém o Clube deveria falar mais sobre o assunto para incentivar os leitores que estão chegando agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *