"De Babá a Patroa", de Nara Vidal, traz contos reais – e outros nem tanto – sobre a difícil convivência entre crianças, babás e patroas na Europa

Ao desembarcar na Europa, em 2001, Nara Vidal se viu dividida entre o sonho de começar uma vida nova em um país desconhecido e a difícil procura pelo emprego para se sustentar. Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com ampla experiência em sua área, ela resolveu largar tudo para apostar em um desejo antigo: morar no Velho Mundo.

Ao chegar, Nara tinha dinheiro suficiente para viver pouco mais de um mês. A necessidade de um emprego era grande e a oferta para estrangeiros recém chegados não era muito animadora. “Poderia trabalhar de garçonete ou babá e preferi a segunda opção. Desta forma, além de casa e comida, teria tempo para me dedicar a outros projetos e estudos”.

Mas como qualquer pessoa que trabalha dentro da casa de uma família, Nara vivenciou todo tipo de situação. “Algumas foram engraçadas, como a falsa promessa de conhecer a rainha da Inglaterra, mas também aconteceram momentos bastante embaraçosos e difíceis”, complementa.

Em 2009, a autora começou a reunir as suas histórias – já não apenas como babá, mas também como mãe – e as colocou no papel. “Me sentia mais madura para escrever sobre o assunto criança. Agora não apenas como uma cuidadora do filho dos outros, mas também como mãe. Neste livro abordo os dois lados da moeda, que conheço bem”, comenta.

A obra, que fala sobre a conturbada convivência entre essas profissionais, as crianças de quem cuidam e suas famílias, aborda também a peculiar dinâmica de vida de alguém que, como imigrante, assume para si a tarefa de participar na educação de crianças inseridas em uma cultura já sedimentada por séculos de história.

Publicada aqui no Clube de Autores, a obra em si está fazendo o mesmo percurso da autora e deve ser lançada também, dentro em breve, em toda a Europa.

Quem quiser conhecer melhor as histórias de Nara Vidal pode encontrá-las em “De Babá a Patroa“, clicando aqui ou acessando diretamente o link http://clubedeautores.com.br/book/8517–De_baba_a_patroa .

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “"De Babá a Patroa", de Nara Vidal, traz contos reais – e outros nem tanto – sobre a difícil convivência entre crianças, babás e patroas na Europa

  1. NARA, QUERO PARABENIZÁ-LA PELO LIVRO. FICO MUITO ORGULHOSA DOS GUARANIENSES TEREM SUCESSO. MUITO BONITO VOCÊ TER DEDICADO ESSE TRABALHO À SUA MÃE, PESSOA QUE TENHO UM GRANDE CARINHO E ADMIRAÇÃO. ALIÁS, PELO SEU PAI TAMBÉM. DESEJO MUITO SUCESSO. BEIJOS DA CONTERRÂNEA ALESSANDRA SOARES DA ROCHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *