Ao desembarcar na Europa, em 2001, Nara Vidal se viu dividida entre o sonho de começar uma vida nova em um país desconhecido e a difícil procura pelo emprego para se sustentar. Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com ampla experiência em sua área, ela resolveu largar tudo para apostar em um desejo antigo: morar no Velho Mundo.

Ao chegar, Nara tinha dinheiro suficiente para viver pouco mais de um mês. A necessidade de um emprego era grande e a oferta para estrangeiros recém chegados não era muito animadora. “Poderia trabalhar de garçonete ou babá e preferi a segunda opção. Desta forma, além de casa e comida, teria tempo para me dedicar a outros projetos e estudos”.

Mas como qualquer pessoa que trabalha dentro da casa de uma família, Nara vivenciou todo tipo de situação. “Algumas foram engraçadas, como a falsa promessa de conhecer a rainha da Inglaterra, mas também aconteceram momentos bastante embaraçosos e difíceis”, complementa.

Em 2009, a autora começou a reunir as suas histórias – já não apenas como babá, mas também como mãe – e as colocou no papel. “Me sentia mais madura para escrever sobre o assunto criança. Agora não apenas como uma cuidadora do filho dos outros, mas também como mãe. Neste livro abordo os dois lados da moeda, que conheço bem”, comenta.

A obra, que fala sobre a conturbada convivência entre essas profissionais, as crianças de quem cuidam e suas famílias, aborda também a peculiar dinâmica de vida de alguém que, como imigrante, assume para si a tarefa de participar na educação de crianças inseridas em uma cultura já sedimentada por séculos de história.

Publicada aqui no Clube de Autores, a obra em si está fazendo o mesmo percurso da autora e deve ser lançada também, dentro em breve, em toda a Europa.

Quem quiser conhecer melhor as histórias de Nara Vidal pode encontrá-las em “De Babá a Patroa“, clicando aqui ou acessando diretamente o link http://clubedeautores.com.br/book/8517–De_baba_a_patroa .

2 comentários em “"De Babá a Patroa", de Nara Vidal, traz contos reais – e outros nem tanto – sobre a difícil convivência entre crianças, babás e patroas na Europa

1. NARA, QUERO PARABENIZÁ-LA PELO LIVRO. FICO MUITO ORGULHOSA DOS GUARANIENSES TEREM SUCESSO. MUITO BONITO VOCÊ TER DEDICADO ESSE TRABALHO À SUA MÃE, PESSOA QUE TENHO UM GRANDE CARINHO E ADMIRAÇÃO. ALIÁS, PELO SEU PAI TAMBÉM. DESEJO MUITO SUCESSO. BEIJOS DA CONTERRÂNEA ALESSANDRA SOARES DA ROCHA