Nossa pizza literária

Ao longo desses últimos meses, o Clube foi abrindo espaço para centenas de autores de todos os cantos do país, recebendo as suas obras e disponibilizando-as por todo o país.

Para nós, uma das principais curiosidades ao iniciar esse empreendimento foi quanto ao perfil do autor brasileiro. O que, exatamente, ele escreve mais? Qual o estilo com mais forte produção literária?

Fizemos esse levantamento hoje, analisando as categorias nas quais se inserem as mais de 600 obras publicadas no Clube. E o resultado é o que segue na primeira “pizza literária” ilustrada:

Fora a categoria “literatura nacional” – que, de fato, pode abranger todo tipo de livro produtzido no país
 – o que mais chama a atenção é a categoria “diversos”.

Ocupando o segundo lugar na pletora temática do Clube, essa categoria é a comprovação de que estamos em um mundo já tão segmentado e repleto de “nichos culturais” que, em muitos casos, simplesmente não há um conjunto suficiente de temas pré-estabelecidos que consiga definir todas as obras. De certa forma, o mesmo fato é comprovado pelos emails que recebemos pedindo, diariamente, a abertura de novos temas.

Normalmente, o que fazemos é aguardar mais algumas sugestões, até formar uma massa mais razoável que justifique a criação de um tema sem que acabemos gerando um conjunto praticamente infinito de assuntos.

Mas já deu para sentir que, muito antes do que se imagina, todo esse modelo padronizado de categorização temática cederá espaço a alguma forma diferente de organização, menos estruturada e, ao mesmo tempo, mais prática. Que venham os novos tempos!

2 comentários em “Nossa pizza literária

1. Acho que o tema "Diversos" se fez necessário porque há temas não mencionadas dentro das categorias, por exemplo ARTE e todas as suas derivadas, como Arte Visual (ou Fotografia), História da Arte, Pintura, Cinema etc.

2. Interessante essa ilustração, até para nós autores, assim podemos ver claramente o que nossos colegas de escrita estão procurando mais escrever.