Pensática Podcast, Ep 15: O Rio de Machado de Assis

Fernando Pessoa. Carlos Drummond de Andrade. Agatha Christie. Jorge Amado. Machado de Assis.

Sabe o que cada um desses nomes têm em comum – além do óbvio fato de serem escritores reconhecidos em todo o mundo? É possível, hoje, ir além das suas letras e mergulhar a fundo nos seus universos visitando suas casas, as ruas onde andavam, as sociedades a partir das quais tiravam as suas inspirações.

Para nós, colegas escritores, cada uma dessas visitas funciona como a mais pura inspiração. Perceber a origem de Capitu, enxergar a beleza por trás dos versos de Drummond, entender de onde saíram os heterônimos de Pessoa… cada um desses conhecimentos, por assim dizer, nos permite destravar muitos dos labirintos criativos que habitam as mentes de todo escritor.

Visitar os mundos dos grandes escritores é como fazer uma pós-graduação em literatura tendo como professores justamente as almas imortais dos grandes mestres. Possibilidade viabilizada pelo nosso mundo atual, globalizado, interconectado. Estou falando aqui de um tipo específico de turismo, o turismo de experiência – e mais especificamente do turismo de experiência literária.

E falaremos sobre isso com André Martelotta, idealizador do site turismodeexperiencia.com.br – no ar desde 2015 – que também é autor aqui no Clube e nosso parceiro na criação do pacote de turismo ‘O Rio de Machado de Assis’, que falaremos mais para a frente.

Administrador de Empresas formado pela FFAAP, pós-graduado em Marketing pela mesma instituição e com extensão universitária em Gestão do Negócio Turístico pela FGV, André atualmente cursa Licenciatura em Turismo pela Estácio de Sá e Mestrado em Turismo pela EACH-USP, onde também faz estágio para exercer a docência. Sua área de pesquisa é comportamental, focando no uso de nudges em prol da sustentabilidade no turismo.

Possui larga experiência em relacionamento com o cliente, negociação de produtos, serviços e captação de negócios, atuando na área comercial em empresas do porte da NH Hotel Group, Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, Jatiúca Resorts, São Paulo Turismo e Banco Itaú-Unibanco. Atuou diretamente na organização da “São Paulo Indy 300”, abertura da temporada 2010 de Fórmula Indy, tendo posteriormente a oportunidade de acompanhar in loco as famosas “500 Milhas de Indianapolis/EUA”, em maio daquele ano. Relatou a experiência no livro “Indy em São Paulo – Os bastidores de uma corrida histórica”.

Desde 06/2013 vem atuando na área de viagens e atualmente é proprietário da Beat Turismo e Eventos, uma agência com foco em viagens para eventos. É o idealizador do portal “Turismo de Experiência – eu pratico”, site que está no ar desde 06/2015 voltado tanto às viagens de lazer como de incentivos.

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!