Pensática Podcast, Ep. 14: Para onde vai o varejo editorial no pós-pandemia?

Março de 2020. Em uma manhã, toda a realidade mudou de maneira radical: o comércio fechou as portas, indústrias passaram a funcionar em rotinas impensáveis e a vasta maioria da população se trancou em casa abastecendo o medo do futuro com notícias cada vez mais trágicas cuspidas por todos os meios de comunicação. 

Mas isso não significa dizer que o Brasil e o mundo “pararam”. Pessoas continuaram precisando comer, se educar, se entreter, trabalhar e, em suma, ainda que em realidades radicalmente diferentes, viver. Seria mais correto dizer que o mundo se transformou, se virtualizou para conseguir continuar sendo mundo. 

O que aconteceu nesse período? 61% dos consumidores brasileiros passaram a realizar mais compras online e o faturamento dos ecommerces cresceu, em poucos meses, cerca de 62%. Com mais tempo (uma vez que o trânsito habitual nos deslocamentos urbanos despencou), a leitura foi um hábito redescoberto por milhões de brasileiros – ainda que as portas de suas livrarias físicas preferidas estivessem trancadas. O 11o Painel do Varejo de Livros, uma pesquisa feita pela Nielsen Bookscan, apontou, em 2021, um crescimento de 33% no volume de livros vendidos em relação ao mesmo período do ano anterior. 33%! 

Mais de dois anos se passaram e, agora, já é possível dizer que a vida voltou ao que pode ser considerado normal para os nossos antigos padrões. Ainda que o home-office seja uma realidade que dificilmente desapareça, comércio e indústria já operam fortemente, o trânsito já volta a manchar as ruas e avenidas das grandes cidades e encontros presenciais já começaram a voltar a ser a norma. 

Mas e agora? Leitores voltarão a comprar livros preferencialmente em livrarias físicas, como faziam até o começo de 2020? O hábito de compra se manterá preferencialmente online, como aconteceu na pandemia? Ou será que teremos um modelo mais meio a meio pela frente? E em que isso tudo pode ajudar ou atrapalhar autores independentes? 

Para falar sobre isso trouxemos, para esse episódio, a Ana Maia, da Estante Virtual. 

Com background nos segmentos de bens de consumo/ editorial, Ana é graduada em Publicidade pela PUC- RJ com MBA pelo COPPEAD – UFRJ 

Profissional com larga vivência em desenvolvimento de negócios, planejamento e execução de estratégias comerciais, é uma grande entusiasta da digitalização dos pequenos varejistas.

Trabalha desde 2015 na Estante Virtual. Após atuar como head de operações,  lidera desde 2021 a frente comercial do marketplace especializado em livros, atualmente parte do ecossistema Magazine Luiza. 

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts.  

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *