Março de 2020. Em uma manhã, toda a realidade mudou de maneira radical: o comércio fechou as portas, indústrias passaram a funcionar em rotinas impensáveis e a vasta maioria da população se trancou em casa abastecendo o medo do futuro com notícias cada vez mais trágicas cuspidas por todos os meios de comunicação.
Mas isso não significa dizer que o Brasil e o mundo “pararam”. Pessoas continuaram precisando comer, se educar, se entreter, trabalhar e, em suma, ainda que em realidades radicalmente diferentes, viver. Seria mais correto dizer que o mundo se transformou, se virtualizou para conseguir continuar sendo mundo.
O que aconteceu nesse período? 61% dos consumidores brasileiros passaram a realizar mais compras online e o faturamento dos ecommerces cresceu, em poucos meses, cerca de 62%. Com mais tempo (uma vez que o trânsito habitual nos deslocamentos urbanos despencou), a leitura foi um hábito redescoberto por milhões de brasileiros – ainda que as portas de suas livrarias físicas preferidas estivessem trancadas. O 11o Painel do Varejo de Livros, uma pesquisa feita pela Nielsen Bookscan, apontou, em 2021, um crescimento de 33% no volume de livros vendidos em relação ao mesmo período do ano anterior. 33%!
Mais de dois anos se passaram e, agora, já é possível dizer que a vida voltou ao que pode ser considerado normal para os nossos antigos padrões. Ainda que o home-office seja uma realidade que dificilmente desapareça, comércio e indústria já operam fortemente, o trânsito já volta a manchar as ruas e avenidas das grandes cidades e encontros presenciais já começaram a voltar a ser a norma.
Mas e agora? Leitores voltarão a comprar livros preferencialmente em livrarias físicas, como faziam até o começo de 2020? O hábito de compra se manterá preferencialmente online, como aconteceu na pandemia? Ou será que teremos um modelo mais meio a meio pela frente? E em que isso tudo pode ajudar ou atrapalhar autores independentes?
Para falar sobre isso trouxemos, para esse episódio, a Ana Maia, da Estante Virtual.
Com background nos segmentos de bens de consumo/ editorial, Ana é graduada em Publicidade pela PUC- RJ com MBA pelo COPPEAD – UFRJ
Profissional com larga vivência em desenvolvimento de negócios, planejamento e execução de estratégias comerciais, é uma grande entusiasta da digitalização dos pequenos varejistas.
Trabalha desde 2015 na Estante Virtual. Após atuar como head de operações, lidera desde 2021 a frente comercial do marketplace especializado em livros, atualmente parte do ecossistema Magazine Luiza.
Como ouvir este episódio e assinar o podcast?
Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: Spotify, Apple, Stitcher, Amazon e GooglePodcasts.
Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhã. Para saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!