A vaquinha da era digital tem proporções maiores que a tradicional vaquinha de colégio e agora também é bilíngue, pois atende tanto por “financiamentos coletivos”, em português, como por “crowdfundings”, em inglês. O significado dos termos é o mesmo e a ideia de arrecadação de dinheiro também.
Entre as formas mais comuns para a publicação de livros independentes no Brasil estão o patrocínio por empresas privadas e as leis de incentivo à cultura existentes a nível nacional, estadual e municipal. A Lei Rouanet, por exemplo, permite que cidadãos e empresas dediquem parte de seu imposto de renda para contribuir com a cultura. Nesse caso, o governo direciona parte dos impostos para beneficiários que são selecionados pelo Ministério da Cultura e os projetos beneficiados passam a ser de exibição pública.
Mas essas não são as únicas opções (muito menos as mais simples). O objetivo de alavancar projetos também é compartilhado com os sites de financiamentos coletivos que existem como alternativa para sonhadores independentes que não querem estar ligados ao Estado, empresas privadas ou editoras tradicionais – e é justamente sobre isso que falaremos neste post!
Apesar de não ser necessário investir dinheiro para publicar uma obra de forma independente, contar com um orçamento pode sim tornar o processo mais fácil, principalmente nas etapas de revisão de texto e design da capa, por exemplo. Mas falaremos sobre isso mais adiante! Primeiramente, cabe explicarmos como o financiamento coletivo pode ajudar a materializar uma obra. Vamos lá?
O que é crowdfunding?
O financiamento coletivo funciona como uma “vaquinha” mesmo. Esse formato digital chegou ao Brasil em 2011, mas já existia nos Estados Unidos desde 2005. Qualquer pessoa pode lançar uma proposta a ser financiada e o sucesso dos projetos acaba sendo resultado do esforço de quem idealiza, que fica responsável pela divulgação. No fim, se tudo der certo, o criador do projeto tem acesso direto ao dinheiro sem muita burocracia e ainda consegue abrir caminho para um público que acredita no seu trabalho.
Mas vale lembrar que ter uma boa ideia ou negócio é apenas a primeira etapa e, antes de iniciar, é preciso muito planejamento. Além de definir a estratégia de divulgação e a “recompensa” para os apoiadores, também é importante pesquisar direitinho as vantagens de cada plataforma, tipo de campanha e objetivo.
Como funciona o financiamento coletivo?
De modo geral, cada plataforma de crowdfunding define as próprias regras de funcionamento. Entre os itens que diferenciam os projetos estão:
- Tempo mínimo e máximo de campanha;
- Lucro sobre o valor do financiamento;
- Modelos de campanha;
- Necessidade de recompensar ou não os apoiadores etc.
O modelo de campanha “Tudo ou Nada” é o mais popular e é adotado pela maioria dos sites. Neste tipo de projeto, após decidir a meta de arrecadação da campanha, o idealizador precisa atingir o valor definido até o dia previamente estipulado por ele. Se isso não acontecer, o projeto não é financiado e todo o dinheiro arrecadado volta para quem apoiou. Mas, caso a meta seja atingida e o livro seja publicado, o autor concede “recompensas” aos apoiadores – geralmente determinadas pela quantia de dinheiro “investida” por cada pessoa.
Por exemplo: uma pessoa que decide contribuir com R$10,00 para a publicação do livro pode receber um e-book, que não envolve custos de impressão e envio. Já quem contribui com R$ 50,00 pode receber a versão impressa da obra, pois o valor cobre as despesas do autor. Legal, né?
Dicas para escolher uma plataforma:
Como mencionamos, há diversas soluções digitais disponíveis para lançar um projeto de crowdfunding. Antes de definir o melhor lugar para lançar sua campanha, conheça os diferenciais de cada site e entenda como você pode se beneficiar de cada modelo.
Durante essa etapa, analise:
- Confiabilidade da plataforma: afinal, seus apoiadores precisam de segurança para incluir seus dados pessoais;
- Usabilidade do site: quanto mais fácil encontrar seu projeto, maior a probabilidade de obter sucesso com a campanha. Usuários menos familiarizados com a tecnologia podem ter dificuldades em finalizar o investimento em plataformas muito difíceis de usar.
- Projetos mais populares: observe o perfil dos projetos apoiados em cada site e entenda se há um “padrão”. Opte por plataformas que apresentam campanhas parecidas com a que você planeja lançar.
- Modelos disponíveis: planeje com cuidado seu projeto e entenda qual site oferece condições mais adequadas para que você alcance sua meta.
Você realmente precisa financiar sua obra coletivamente para publicá-la?
Agora que você já sabe como funciona um crowdfunding, cabe retomarmos a discussão que começamos no início deste texto: é possível publicar um livro gratuitamente. Ou seja, talvez você nem precise investir seu tempo em uma campanha de arrecadação de fundos. Entenda:
Aqui no Clube de Autores, por exemplo, você cadastra sua obra, define quanto quer ganhar por direitos autorais e, se tiver o registro ISBN, com poucos cliques pode distribuir seu livro nas maiores livrarias do país. O gerenciamento é todo feito por nós e você não precisa investir nada! Como as impressões são feitas sob demanda de acordo com a venda de exemplares (diretamente para o cliente final ou para as livrarias), não há custos para o autor.
Além disso, como o escritor tem liberdade para tomar decisões editoriais, todo o processo – da escrita à divulgação da obra – podem ser feitos por você mesmo! É claro que, se possível, vale a pena contratar um capista e um revisor de texto para garantir a qualidade do material, mas não é obrigatório e a escolha dos profissionais fica a cargo do autor. Legal, né?
Quando investir em um projeto de financiamento?
Já que não é necessário ter um orçamento largo para colocar sua obra no mundo, o crowdfunding pode ser usado de forma estratégica, justamente para “cobrir” os custos de produção – não de impressão.
Veja: ao financiar seu livro coletivamente e entregar obras impressas como recompensa, você fica responsável pela distribuição dos exemplares – e isso pode dar um trabalhão. Mas, ao distribuir e vender via Clube de Autores, todo esse processo é simplificado com a nossa ajuda. Portanto, pode ser mais interessante oferecer e-books como retorno aos apoiadores, definir uma meta menor de arrecadação e usar o valor para contratar um revisor e um diretor de arte.
Depois disso, caso você queira vender a obra por conta própria, pode adquirir um pequeno estoque com condições especiais para autores, além de garantir um espacinho para seu livro nos principais e-commerces do Brasil!
Dicas de plataformas para lançar seu projeto:
Confira algumas das principais plataformas de financiamento coletivo:
E aí, curtiu as dicas? Caso tenha dúvidas, basta enviar um e-mail para nossa equipe de atendimento pelo endereço: atendimento@clubedeautores.com.br
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Olá Paulo tudo bem pode me tira uma dúvida eu estou com o meu rascunho meu manuscrito, pronto e preciso justamente de um revisor ou até mesmo de uma lei de um leitor crítico que possa me direcionar e também um diretor de arte você acredita que é possível fazer isso através do crowdfunding?
Olá, tudo bem? A plataforma https://profissionaisdolivro.com.br/ é uma iniciativa do Clube e por lá você pode encontrar diversos profissionais para auxiliar na preparação do seu livro.