Cores de capa aparecem negativadas? Entenda a diferença entre RGB e CMYK

De vez em quando, notamos que alguma capa de livro publicada aqui no Clube aparece com efeito negativado (em cores invertidas). Ao verem seus livros no ar assim, a primeira reação dos autores é de medo: que tipo de impacto ela causará no público? Como será a impressão? E, principalmente, onde está o erro que gerou essa estranheza na tela?

A boa notícia é que evitar isso é bem simples.

Em linhas gerais, há três principalmente três grandes tipos de padrão de cores utilizados em design gráfico: RGB, CMYK e Pantone.

Não vamos nos ater ao Pantone por ser muito pouco usado aqui no Clube: vamos aos dois outros formatos.

RGB é uma sigla para Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). É um padrão de cores aditivas, obtidas pela decomposição (natural ou artificial) de focos de luz. Elas são utilizadas prioritariamente em monitores porque, basicamente, emitem luz.

O CMYK – Cyan (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto) – é o oposto. As cores são subtrativas, o que significa que o parte das cores que visualizamos vem da luz que não é refletida. É ideal, portanto, para mídias impressas, que não tem focos de luz diretos como monitores.

Aí entra uma dúvida: o que é ideal no caso do Clube? Afinal, as capas são vistas em um monitor – mas impressas em papel!

A resposta é simples: RGB.

Ao utilizar esse padrão de cores para as capas, você garante que elas fiquem perfeitas para visualização dos usuários. Do lado de cá, um tratamento automático é dado sempre que ela vai para impressão, garantindo também que tudo saia perfeitamente bem no papel.

Talvez isso tudo seja grego para a maior parte dos autores – o que não chega a ser um problema uma vez que a maior parte dos software já tem RGB como padrão. Mas, se for contratar serviços de um capista, não esqueça de observar que a arte precisa ser feita sempre em padrão RGB e nunca em CMYK!

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

6 comentários em “Cores de capa aparecem negativadas? Entenda a diferença entre RGB e CMYK

  1. Oi, a parte de diagramação do livro eu aprendi a fazer bem seguindo as dicas de vocês e pesquisando mais, porém quanto a capa, uma dúvida: se eu colocar a capa em A5 1748 x 2440 (eu mesmo personalizarei a capa em toda a extensão), é preciso que o formato seja RGB ou JPEG?? Antes eu conseguia fazer isso usando JPEG, agora pede pra ser RGB durante o processo; eu utilizo o serviço online http://www.pixlr.com como voces sugerem na Ajuda porque não tenho o Corel Draw, no Paint não salva em RGB. Se puderem dar uma dica, agradeço pois as dicas de vocês sempre são valiosas !

    1. Oi Rogério. JPeg é sóo formato da imagem. Uma imagem em padrão de cores RGB pode ser em JPeg, por exemplo. O que recomendamos, aliás, é exatamente isso: uma imagem emformato JPeg (ou .jpg) com padrão de cores RGB.

  2. Verifiquei na recente publicação de um livro que o texto na contra capa ficou desconfigurado ( não justificado), inclusive com palavras no meio das linhas com traços que estavam separando sílabas no final.

    Quais os cuidados para evitar esse tipo de problema e,ainda, é possível corrigi-lo em livros já publicados?

    1. Oi Francisco. O principal é seguir as instruções na tela, evitando copiar e colar a partir de qualquer ferramenta como o Word. Se escrever diretamente no espaço isso acaba não acontecendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *